ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1159 24 Outubro 2014

Esta edição do A Semana noticia que o MpD tem um projecto de reforma fiscal para baixar impostos, acabar com a tributação sobre a poupança e investimentos e colocar Cabo Verde no “top 15” em matéria de competitividade fiscal no mundo. Segundo Ulisses Correia e Silva, a proposta vai ser submetida ao debate público até finais deste ano.

Destaques do Jornal A Semana nº 1159

Na actualidade, retomamos o debate sobre os custos das eleições. A Semana faz uma projecção para dizer que o Estado deve desembolsar mais de 1,5 milhão de contos para financiar as eleições legislativas, presidenciais e autárquicas de 2016. A nossa referência é o crescimento da população eleitoral e o montante gasto no último ciclo eleitoral quando, de acordo com a Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), a logística custou 576 mil contos, valor a que se somam os 708 mil contos pagos em subvenções aos partidos políticos e candidatos a Presidente da República.

O Plano Director Municipal da Praia, aprovado na última sessão da Assembleia Municipal, está a ser contestado. É outra manchete. A notícia dá conta de que um munícipe já escreveu ao Governo e à Procuradoria da República solicitando a sua anulação por “conter irregularidades graves”.

Merece também destaque a notícia de que a reclusa Lígia Furtado foi obrigada a suspender a ida às aulas por ordens do Director-Geral dos Serviços Penitenciários. Ainda no campo prisional, a notícia de reclusos envolvidos num caso insólito: droga e vinho atirados da parte de fora ultrapassaram os muros e aterraram na Cadeia de São Martinho. O Director Geral Jacob Vicente diz que medidas estão sendo tomadas para punir os reclusos envolvidos nesta acção. É a segurança de cadeia a ser posta em causa por um preso que goza da "regalia" laboral - trabalha fora da cadeia.

O programa Casa Para Todos continua a dar que falar. Desta vez são os seleccionados de Tarrafal de São Nicolau que se dizem cansados de esperar pelas chaves dos seus apartamentos. As casas foram inauguradas há mais de um ano mas continuam fechadas e já apresentam sinais de deterioração.

Na Grande entrevista a vez e a voz à Reitora da Universidade de Cabo Verde. Judite Nascimento fala dos grandes projectos para a universidade pública no início de mais um ano lectivo que anuncia novos tempos e novos rumos para a Academia. E a mostrar que também não se furta aos desafios, a nova reitora da Unicv afirma sem eufemismos: "Construir o Campus Universitário na Praia é uma prioridade".

No suplemento Kriolidade, pode-se ler que obra a solo de Ildo Lobo, editada entre 1996 e 2004, é revisitada numa antologia que chega ao mercado em Novembro, sob a chancela da Lusáfria. O grupo de teatro Sikinada vai apresentar leva a peça “Adão e Eva” à Mostra de Teatro dos Países de Língua Portuguesa que decorre em Macau. O espectáculo parodia os caminhos e as opções que o casal original terá tomado ao ser expulso do Paraíso.

Já no Lance, Ruben Sança acusa a Federação Cabo-verdiana de Atletismo e o Comité Olímpico de estarem a sabotar a sua carreira desportiva. O atleta diz que ainda não recebeu o prémio pela conquista da medalha de ouro na prova dos 5000 metros nos Jogos da Lusofonia 2014 nem foi contemplado com a Bolsa da Solidariedade Olímpica, devido à negligência destas duas instituições.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau