ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1160 01 Novembro 2014

Sobra dinheiro nos bancos comerciais, mas as famílias e empresas estão excessivamente endividadas. Eis a manchete do A Semana que chega hoje às bancas e que mostra que o peso das contas nos agregados aumentou 13,4 por cento de 2001 para 43,2 por cento em 2012. O incumprimento das empresas também cresceu e as principais instituições em falta têm participação externa no capital. Especialistas dizem que este endividamento afecta negativamente a economia porque gera incumprimentos e desequilibra as contas das famílias.

Destaques do Jornal A Semana nº 1160

Na Política, o jornal revela que o Banco de Dados do PAICV a ser utilizado nas Directas de 14 de de Dezembro vai ter mais militantes aptos a votar do que no plebiscito que reconduziu José Maria Neves à presidência do partido. Joselito Fonseca, deputado nacional do PAICV eleito por Santo Antão, está desempregado desde que foi substituído por Natalina Rocha. Quando foi chamado para desempenhar a função de deputado, Fonseca deixou de dar aulas e seguiu para a Praia para ganhar 136 contos mensais. Agora não tem emprego e é o Grupo Parlamentar a pagar-lhe os salários.

Dos lados do MpD a Agenda Política regista o anúncio de que António Aleixo, actual presidente da Câmara do Paul, vai concorrer às autárquicas de 2016. O coordenador da Comissão Política do MpD no município, Adilson Fernandes, confirma que Aleixo é o mais consensual entre os ventoinhas.

O caderno económico Cifrão está de volta, repleto de novidades. Anuncia testes finais à plataforma de frio, uma das infra-estruturas mais aguardada pelos operadores económicos, autoridades nacionais e de São Vicente. Empresa holandesa especializada na gestão de parques de campismo sonda o mercado em Cabo Verde é outro título do Caderno económico. Destaca ainda que Boa Vista exige uma compensação à Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado o pagamento de 1,832 milhão de contos, porque entende que a sociedade está a investir a favor do Estado montantes superiores aos de domínio público-municipal. O PCA da SDTIBM diz que as contas podem não coincidir, tendo em conta que se acordou a realização de infraestruturas de domínio público do Estado e municipais a débito aos accionistas.

E Estado deve milhares de contos a operadores económicos, por não devolução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) é outro título a marcar a actualidade fiscal no país. A situação afecta sobretudo as sociedades industriais que pagam esse imposto nas Alfândegas, mas atinge também grandes empresas.

Crisolita Silva e Ruben Sança vão correr na meia-maratona de Macau a 7 de Dezembro é o destaque o Lance, que revela ainda o arranque da época de desportos naúticos. Uma festa para os “meninos de ponta d’mar” e atletas internacionais que todos os anos desembarcam, aos montes, na ilha do Sal. O campeonato regional de surf, bodyboard, skimboard e kitesurf é já este mês de Novembro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau