ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1161 07 Novembro 2014

Na semana em que a cidade da Praia recebeu a XVIª reunião do Grupo Local de Seguimento (GLS) para a Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde, esta edição de sexta-feira procura saber o que este acordo com a Europa trouxe de "especial" ao nosso país. A entrevista com a nova Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Mascarenhas, durante um par de anos embaixadora de Cabo Verde junto da UE diz-nos que a Parceria está num momento alto e que, a todos os níveis, a dinâmica desta relação vai além do quadro habitual para os países da África, Caraíbas e Pacífico. A conferir neste destaque de A Semana que chega hoje às bancas.

Destaques do Jornal A Semana nº 1161

Na actualidade, o jornal revela o nome do procurador a quem Timor Leste deu ordem de expulsão de 48 horas. É José Landim, que pagou caro o facto de fazer parte da equipa que estava a investigar casos de corrupção envolvendo ministros do Executivo de Díli. O processo deveria ir a julgamento na segunda-feira, exactamente no dia em que o Governo de Xanana Gusmão decidiu desmembrar o Tribunal. A medida é criticada pelo Sindicato dos Magistrados de Cabo Verde, que a considera uma afronta ao princípio da separação de poderes.

Outros destaques: Oficiais das Forças Armadas reconhece o recrutamento de ex-militares por “gangs” que actuam na Praia e do Mindelo. Os alvos são os soldados que passaram pela Polícia Militar e o Cortpo de Fuzileiros. A Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMCV) já entregou ao Governo uma lista de seis pontos, contendo a contraproposta da classe ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários em debate. O bastonário Júlio Andrade diz que as propostas da Ordem vão no sentido de mudar aspectos estruturantes que, no caso, significa reduzir o longo caminho - cerca de 30 anos – que o médico tem de percorrer para atingir o topo da carreira. "MidelHotel ligado a gerador" é outro título a dar conta do estado a que chegou esta que foi considerada a jóia hoteleira de São Vicente

Carmen Souza tem novo disco – Epístola – para o próximo ano. A artista antecipa ao Kriolidade porque é que nesta “carta sonora” troca a guitarra pelo piano e como descobriu nas estórias que canta em francês uma nova musicalidade para a sua voz. Cabo Verde está em todo o CD, assegura. Já o caderno desportivo Lance revela que o atleta paraolímpico Márcio Fernandes poderá falhar a defesa do título de vice-campeão do mundo de atletismo em Outubro de 2015, em Doha (Qatar), se não adquirir uma prótese nova para a perna esquerda. Sem verba para proceder à substituição, há seis meses Fernandes solicitou 5 mil euros à Direcção-Geral dos Desportos, mas até hoje não viu o dinheiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau