ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1164 28 Novembro 2014

A actividade vulcânica dos cones submarinos da Brava pode gerar uma ilha, mas nunca um tsunami, eis a manchete desta edição do A Semana que chega hoje às bancas. A garantia do geofísico Bruno Faria numa altura em que o Vulcão do Fogo está a mobilizar todas as atenções com as lavas a engolir casas, escolas, terrenos agrícolas e estradas. O cientista revela que o Monte Cadamosto, um dos dois cones activos entre as ilhas do Fogo e da Brava, está a 1500 metros de profundidade e a essa distância teria de libertar uma energia superpotente para levantar uma enorme coluna de água e gerar uma onda gigante, à superfície. “Provocar um tsunami é um cenário irrealista. Agora, a actividade vulcânica pode, sim, formar uma ilha”, assegura.

Destaques do Jornal A Semana nº 1164

Na Política, as Directas no PAICV entram no “sprint” final com Felisberto Vieira a formalizar esta sexta-feira a sua candidatura à presidência do partido junto da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização. O candidato à sucessão de José Maria Neves vai ainda apresentar a sua Moção de Estratégia, numa cerimónia no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional. No Fogo, o partido tambarina garante apoio ao actual delegado da Electra, Henrique Fernandes, para concorrer à Câmara de Santa Catarina nas autárquicas de 2016.

Para a mesma edilidade, Santa Catarina do Fogo, o coordenador concelhio do MpD, Alberto Nunes, quer apoio do seu partido. Este dirigente partidário local diz estar disponível para passar pelo crivo do partido e da sociedade para ser candidato à Câmara Municipal. Ainda na política, a UCID “caça” militantes na diáspora de olhos postos nas eleições de 2016. Para o efeito, está a realizar, até ao fim de Janeiro do próximo ano, uma nova campanha de recenseamento de militantes na Diáspora. A ofensiva acontece em simultâneo nos Estados Unidos, Brasil, Holanda e Península Ibérica (Portugal e Espanha).

O julgamento do assassinato de Emanuel Spencer, sócio gerente da Spencer Construções & Imobiliária (SCO), abre a rubrica social. Este crime que chocou Praia e Cabo Verde começa a ser julgado na próxima quarta-feira. No banco dos réus os alegados assassinos "Pirilau" e Djoca, mas também uma figura insuspeita até agora: o secretário executivo do Comité de Coordenação de Combate ao Sida (CCC-Sida), José António dos Reis, acusado de crime de receptação de bens da vítima. Também vai a julgamento a 15 de Dezembro os 14 suspeitos de abusar sexualmente de uma menor de 12 anos na zona de Pontinha de Janela. Um outro processo-crime ligado a este caso poderá entretanto dar entrada no Tribunal, contra familiares da menor. Suspeita-se que estes conduziram a criança a prostituir-se, numa espécie de negócio de exploração sexual.

Numa altura em que as notícias sobre o ébola começam a escassear na imprensa internacional, mas porque a propagação e o número de mortes continuam elevados, o jornal traz um Suplemento onde analisa as várias incidências desta doença. Apesar de Cabo Verde ainda não ter registado nenhum caso suspeito de ébola , a Ministra da Saúde revela como o país está a enfrentar esta batalha e porquê o Ministério que tutela tem de ter tolerância zero para com esta doença mortal que colocou o mundo em estado de alerta. Entre as medidas preventivas para impedir a entrada do vírus no país, destaca-se o cerco à importação de carnes e derivados, proveniente de países afectados.

O Kriolidade antecipa o Elevate Show de Nelson Freitas no Meo Arena, a maior sala de espectáculos de Portugal e o novo disco de Tibau Tavares que chega em 2015, apenas um ano depois de se estrear com “Pupkulies and Rebecca play Tibau”. E leva-nos ao teatro com “Rua d´Boné”.

Já o Lance esmiúça os meandros do primeiro nacional de Taekwondo, que vai reunir 50 atletas das regiões desportivas de São Vicente Santiago-Sul e Fogo no polidesportivo de Oeiras na ilha do Porto Grande, distribuídos por cinco categorias de peso, numa maratona de combate que começa de manhã e termina à tardinha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau