ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1165 05 Dezembro 2014

A edição de A Semana que hoje vai estar nas bancas dedica um Especial sobre a disputa interna para a liderança do PAICV, com grandes entrevistas aos três candidatos em disputa. A nove dias das eleições internas de 14 de Dezembro, o jornal abriu as suas páginas aos concorrentes à sucessão de José Maria Neves para cada um explanar sobre a seu projecto para Cabo Verde. Num formato de inquérito, foram colocadas as mesmas perguntas – 20 no total – a Janira Hopffer Almada, Felisberto Vieira e Cristina Fontes. Como se diz na gíria jornalística, as perguntas podem ser de todo o tipo, género e grau. Porque nas respostas é que está a diferença: entre a genialidade e o lugar-comum; entre a sinceridade e a hipocrisia; entre a essência e a forma; entre o Ser e o Estar. Entre slogans com palavras vãs e um verdadeiro projecto social e político para o povo das ilhas. Confira tudo nestas três longas entrevistas, escrutine a resposta de cada um, pese, avalie e descubra o seu candidato. Um deles será o novo presidente do PAICV.

Destaques do Jornal A Semana nº 1165

O A Semana chama também para a primeira página a III Cimeira Bilateral Portugal – Cabo Verde que acontece nos próximos dias 17 e 18 de Dezembro em Lisboa, e vai analisar os assuntos marítimos que integram o Cluster do Mar. Antes, no dia 16, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a CI - Cabo Verde Investimentos promovem um seminário económico sobre as oportunidades de negócio em Cabo Verde.

Ainda a marcar a actualidade nacional, o pedido de demissão de Jacob Vicente enquanto director-geral dos Serviços Penitenciários e da Reinserção Social: saiu antes de terminar a sua comissão de serviço de três anos. Fontes de A Semana afirmam que Vicente deixa o lugar porque não foram atendidos os seus pedidos de melhores condições logísticas, salário e segurança pessoal, mas há quem diga que sai para abraçar outras ofertas de trabalho, pois terá vencido recentemente dois concursos internacionais: um para trabalhar em Angola e outro que o colocará como gestor de colégios privados na Guiné-Equatorial.

Nas páginas económicas este semanário continua a dedicar análises sectoriais sobre o Orçamento Geral do Estado para 2015. Esta sexta-feira, o economista José Agnelo Sanches vem dissecar este OGE 2015 na óptica da economia real. E a afirmação é forte: "este OGE 2015 continua a manter o sector privado numa camisa-de-forças".

Do lado da Cabo Verde Investimentos, a boa nova é que a agência recompôs o seu Conselho de Administração com a nomeação da consultora Célia Delgado para o lugar de Carlos Rocha.

No Social, o destaque vai para o assalto “cirúrgico” à sede do Grupo de Reflexão para a Regionalização de Cabo Verde no mesmo dia em que foi inaugurada em São Vicente. Horas depois de terminada a cerimónia, e enquanto decorria um jantar de gala para angariação de fundos, alguém invadiu o escritório e levou o computador da secretaria. De todo o espólio do escritório, o assaltante escolheu apenas um computador, o que está a aumentar a apreensão de Camilo Abu-Raya, presidente do grupo recém-legalizado, na ilha do Porto Grande.

No Kriolidade, a manchete faz-se com o lançamento na terça-feira, na Praia, do primeiro livro "Voz de Cabo Verde, a História de um povo", produzido pelo realizador David Santos. A publicação, que vem acompanhada de um documentário (em DVD), conjuga textos e fotografias para narrar a história do lendário conjunto - o primeiro a levar a música e o Ser crioulo de Cabo Verde ao mundo. Um outro destaque é o Festival 6 Continentes que vai unir o mundo lusófono pela música este sábado. Praia é uma das 60 cidades à volta do mundo que acolhe a primeira edição do Festival Internacional da Música Lusófona (FIML). O certame é uma ideia do premiado músico e produtor português Filipe Larsen para unir os falantes da língua portuguesa que estão na Europa, Oceânia, África, Ásia e na América do Sul e do Norte.

O Lance diz que o Mestre Joe Pina está impressionado com o nível técnico dos atletas que disputaram o primeiro campeonato nacional de Taekwondo e mostra-se mais esperançado na prestação de Cabo Verde no Mundial de 2015, no mês de Maio. Em princípio, os dez campeões nacionais apurados em S. Vicente vão integrar os treinos da pré-selecção, que começam daqui a três semanas. Num outro registo, 23 professores de karaté foram graduados a 4º Dan em S. Vicente, pela comissão técnica da Federação Cabo-Verdiana de Karaté. Os sênseis Dedê, Toi e Cipriano foram submetidos a exame e receberam os diplomas que lhes conferem a mais elevada graduação existente na cidade do Mindelo, nessa arte marcial. A saga Mindelense continua a alimentar os artigos de opinião sobre a sorte deste mítico clube de São Vicente e Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau