ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1169 10 Janeiro 2015

O Jornal A Semana entra 2015 com todos os seus cadernos. Nas bancas, faz manchete a autofagia no Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde - Um dos administradores acusa os seus pares de irregularidades graves, indícios de fraude e esbanjamento de recursos da empresa. Estas denúncias constam de uma carta com 24 pontos que Cipriano Carvalho enviou às ministras das Finanças, Cristina Duarte, e das Infra-estruturas, Sara Lopes.

Destaques do Jornal A Semana nº 1169

A edição desta semana chama para capa os atentados do crime organizado na Praia e anuncia a primeira resposta musculada do Governo ao narcotráfico e à criminalidade transfronteiriça que atingiu o coração do sistema, num atentado contra o filho mais velho do Primeiro-ministro. As acções vão acontecer nas duas cadeias centrais – São Martinho e Ribeirinha -, cumprindo uma das recomendações deixadas por um alto oficial dos Serviços Secretos britânicos que esteve em Cabo Verde, em reuniões com as autoridades ligadas à segurança nacional.

Num outro registo, A Semana avança que o juiz Antero Tavares contra-ataca e processa Jacob Vicente, Clóvis Silva e o ministro da Justiça, José Carlos Correia, por crimes de calúnia, injúria e difamação contra a sua pessoa. É a resposta do magistrado às críticas verbalizadas na imprensa pelos visados sobre a ordem de detenção que emitiu contra Jacob Vicente e Jair Duzenta em Outubro passado, mas também ao conteúdo da queixa apresentada pelo ex-director-geral dos Serviços Penitenciários, que não só acusou o juiz de abuso de poder como também pediu ao Conselho Superior da Magistratura Judicial, que aplicasse medidas disciplinares em consequência, o que não aconteceu.

São ainda manchete as notícias de que vai entrar em vigor este ano o novo Regime dos Concursos de Ingresso na Administração Pública e o Estatuto da Unidade de Recrutamento Centralizado. Com estes instrumentos legais entram em cena a meritocracia e a transparência para dar resposta às aspirações da camada jovem com alto grau de habilitações académicas. O Hospital Regional de Santo Antão, João Morais, está com o aparelho de raio-x avariado. Os utentes estão indignados porque são obrigados a deslocar-se até à delegacia de Saúde do Porto Novo.

E ainda, Maçonaria portuguesa cria loja na Praia e recruta altos dirigentes dos países africanos de língua portuguesa é uma notícia insólita na lógica do "faits divers"sobre lobbies e interesses envolvendo figuras importantes da política, economia e imprensa de Cabo Verde, mas também dos PALOP e Timor. Confira.

O Suplemento Cifrão abre com a notícia de que a ASA vai assumir e investir 130 mil contos no Hotel Atlântico. Mário Paixão, presidente do Conselho de Administração da empresa, situa este investimento numa estratégia maior que é cumprir os objectivos preconizados com o Cluster do Aeronegócio e do Turismo – permitirá à empresa internacionalizar-se ainda mais, tendo em conta que vai ser também uma escola de formação aberta à CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – e aos Países de Língua Portuguesa.

Destaca igualmente a Reforma monetária, com especialistas a sugerirem que o Banco Central transfira para o Tesouro Público a responsabilidade de emitir moedas metálicas, como forma de diversificar as receitas do Estado de base não tributária. A tese é a de que a amoedação pode constituir uma boa fonte de arrecadação de recursos nestes tempos de vacas magras, quando o Tesouro precisa de mais fundos, mormente num ano complicado devido ao mau ano agrícola e à situação de calamidade natural registada em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo.

Governo responde às indagações sobre a Tarifa Externa Comum da CEDEAO, dizendo que a sua implementação em Cabo Verde depende da absorção das especificidades do país: arquipelágico e pequenez do mercado. Mas não é apenas a vontade do Governo de ver respeitadas estas particularidades que está a atrasar o processo de adopção desta taxa. Guntar Campos, membro da equipa que coordena a implementação do TEC-CEDEAO no país, explica que o organismo regional ainda não enviou ao Executivo cabo-verdiano o dossiê traduzido na língua portuguesa. O mesmo Guntar Campos é apontado como o novo director das Alfândegas, substituindo o aposentado Marino Andrade, entretanto nomeado interinamente pelo Conselho de Ministros no cargo pelo Conselho de Ministros desde 14 de Agosto de 2014.

No Kriolidade, João Branco apresenta Crónicas Desaforadas: a visão de um filho adoptado pela cidade do Mindelo, no próximo dia 16 de Janeiro. O livro, uma edição da Rosa Porcelana, reúne 30 crónicas em que o autor, português naturalizado cabo-verdiano, analisa e critica a sociedade destas ilhas, colocando a ênfase nos temas relacionados com a cidade de Mindelo, onde reside, e as suas angústias de criador artístico e agente cultural que labuta no arquipélago. Gláucia Nogueira lança "Batuku de Cabo Verde – Percurso Histórico-Musical" no dia 30 de Janeiro. Editada pela Livraria Pedro Cardoso, a obra, que resulta da tese de mestrado da jornalista em Património e Desenvolvimento, mostra que a história do batuque traça o percurso da própria Nação, ao reflectir os seus diferentes momentos sociais, políticos e culturais.

Lance anuncia que Vozinha está “livre” no mercado e pronto para assinar contrato com o clube que lhe apresentar a melhor proposta. Sporting e Nô Pintcha disputam Supertaça da Brava este Domingo, no Estádio Aquiles de Oliveira, Mestre Brazão pode representar Cabo Verde na próxima edição do Hall of Fame Karate, no mês de Maio em Portugal. Outro título a conferir: primeiro campeão de surf da costa ocidental africana será conhecido na ilha do Sal, em Fevereiro. Ponta Preta, um dos paraísos da modalidade, recebe no dia 1 a grande final do West Africa Surf Tour, um campeonato disputado em três etapas e em três países: Marrocos, Senegal e Cabo Verde. A última fase ficou agendada para os dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, na turística ilha do aeroporto. E ainda, mais de trinta adolescentes e jovens começaram a frequentar aulas de Capoeira, inseridos num programa de formação da escola socio-desportiva “Carlos Pereira”, recém-criada no Mindelo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau