ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1172 31 Janeiro 2015

Vencida a disputa interna, a nova líder do PAICV diz-se pronta para o combate político com a oposição e fixa como meta ganhar todos os embates eleitorais de 2016. Esta é a manchete desta edição do A Semana. Nesta sua primeira entrevista enquanto presidente do partido tambarina, Janira Hopffer Almada garante que pretende continuar no Governo para trabalhar de forma afincada nos sectores que tutela. Reitera ainda que o seu partido saiu mais forte e coeso do Congresso do final da semana passada, onde se renovaram todos os órgãos nacionais depois de uma ampla disputa democrática.

Destaques do Jornal A Semana nº 1172

O Jornal chama também para a primeira página a notícia de que o navio Praia d’Aguada está pronto para sulcar os mares de Cabo Verde, após passar por uma reparação profunda nos estaleiros navais da Cabnave que custou mais de 60 mil contos. A embarcação desce ao mar este fim-de-semana. Nelson Grégor, gestor da Cabo Verde Fast Ferry (CVFF), acredita que com este navio a empresa vai reforçar as suas rotas, fazendo aumentar o movimento de carga e passageiros no arquipélago. Há ainda a expectativa de que o Praia d’Aguada possa também ligar Cabo Verde aos portos de Dakar e Bissau na Costa Africana, retomando o propósito inicial que ditou a sua compra.

Num outro registo, anuncia que a Assembleia-Geral Extraordinária da CV Telecom que deveria acontecer esta sexta-feira, 30, foi adiada sine die e que os pequenos accionistas estão frustrados com esta “manobra dilatória”. A presidente de Mesa da AG, Ana Isabel Sequeiros, justifica a suspensão com a “não disponibilização dos elementos de informação” relativos à agenda de trabalhos. Mas para os pequenos accionistas este argumento é falso porque a assembleia seria electiva e as listas constituídas durante a reunião.

Outra boa nova é que os Magistrados regressados de Timor-Leste vão reforçar o Ministério Público. Franklin Tavares assume o cargo de Procurador-Geral-Adjunto. Felismino Cardoso volta à Procuradoria da Praia, ocupando a vaga deixada por Patrício Varela, entretanto nomeado Director Nacional da Polícia Judiciária. José Landim será assessor do PGR, Óscar Tavares. O único que permanece em Timor é Arlindo Figueiredo, que solicitou licença de longa duração para continuar a desempenhar as funções de presidente do Conselho Superior do Ministério Público naquele país. Entretanto a até então Procuradora-Geral-Adjunta, Lizete Neves, está de partida para Abuja, onde vai assessorar o presidente da Comissão da CEDEAO para a Justiça.

Na Política, Agnelo Montrond acusa a Câmara Municipal de São Filipe de revender indevidamente a um terceiro o lote de terreno que há cerca de dois anos adquiriu à edilidade na zona de Cutelo de Açúcar. Para Montrond, potencial candidato às próximas eleições autárquicas nos Mosteiros, “esta atitude de Luís Pires é uma falta de respeito”. Inconformado, promete recorrer ao Tribunal da Comarca de São Filipe para pedir a nulidade da revenda. A autarquia informa entretanto que já tem uma solução para este imbróglio.

A Semana traz a sentença do caso de violação da menor em Pontinha de Janela, Santo Antão. O Tribunal mandou para a prisão nove dos 14 envolvidos e absolveu cinco. Foram condenados a penas que vão dos oito anos e seis meses a quatro anos e nove meses de prisão efectiva. Os nove condenados terão ainda de indemnizar a vítima em valores que vão dos 80 mil aos 150 mil escudos. Tanto os advogados de defesa quanto o Ministério Público dizem que vão recorrer da sentença junto do Supremo Tribunal de Justiça.

O Jornal retoma o caso dos Correios, com o administrador Cipriano Tavares a confirmar as acusações de irregularidades graves na gestão da empresa contra os seus pares. Tavares diz reagir às "infâmias e calúnias infundadas", aventadas pela PCA, Alita Dias, e por José Cunha e reafirma que "os dois administradores se refugiam em desculpas indesculpáveis e gratuitas fazendo-se de vítimas, numa forte chantagem demagógica ao Governo e às tutelas dos Correios".

Kriolidade revela “BôCosa”, a marca criado por Ludovina Monteiro, que apresenta um conceito de pronto-a-vestir que permite a uma única de roupa ser usada de várias maneiras, em estilos diferentes. Em Marselha quem quer ser original sem gastar muito dinheiro já se tornou cliente habitual desta loja crioula. Também anuncia a estreia de Danilson Pires com o livro “Arte Mental”, a ser lançado este domingo, 1 de Fevereiro, sob a chancela da Chiado Editora.

Lance destaca que Ryan Gomes vai assistir aos jogos de apuramento para o Afrobasket-2015 entre Cabo Verde e a Guiné-Conakry. Os “Tubarões-Martelo” defrontam a sua congénere em duas partidas consecutivas, nos dias 12 e 14, e esperam contar com o apoio deste adepto especial nas arquibancadas do polidesportivo de Chã d’Areia.

Em São Vicente, o campeonato de basquetebol está suspenso devido a um conflito entre a Associação de Basquetebol e o gestor do polidesportivo de Monte Sossego. Sofia Silva, presidente da ABSV, diz que a prova está em stand-by porque Jorge “Faca” Graça decidiu bloquear o acesso das equipas ao campo desde sábado passado, por causa de uma dívida da época transacta – e cujo pagamento foi assumido pelo presidente da autarquia mindelense.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau