ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1174 13 Fevereiro 2015

O jurista Aristides Lima, ex-presidente da Assembleia Nacional, já tem luz-verde das lideranças do MpD e do PAICV para assumir o comando do Tribunal Constitucional de Cabo Verde. Eis a manchete do A Semana, que anuncia ainda que o mesmo acontece com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), que vai ser presidida pela juíza Maria do Rosário, actualmente a trabalhar no Tribunal de Santa Catarina de Santiago.

Destaques do Jornal A Semana nº 1174

A actualidade faz-se ainda com as mudanças na Cabo Verde Investimentos. O ex-ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, vai ser o novo PCA da CI, substituindo José Duarte em fim de mandato. Brito entra num momento em que se anunciam muitas mudanças no centro nevrálgico de captação do Investimento Directo Estrangeiro. A abertura do Centro Regional Norte – uma unidade descentralizada com sede no Mindelo para cuidar dos investimentos em S. Vicente, Santo Antão, S. Nicolau e Sal – é o primeiro sinal da "reviravolta" que o Governo quer dar ao "modus operandi" da CI.

Esta sexta-feira o A Semana traz ainda uma grande entrevista com o presidente da Comissão Executiva do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), instituição que já responde por 10% do mercado financeiro nacional. Fernando Rodrigues fala de uma instituição que está presente em todas as ilhas, viabiliza projectos empresariais em sectores estratégicos como o turismo, capta Investimento Directo Estrangeiro e está na primeira linha da inovação no sector da banca.

Nas páginas centrais, fica-se a saber que a Electra está a investir milhares de contos para aumentar capacidade de produção de energia em todo o país. A Central Única do Palmarejo vai receber dois geradores, de 11 MW cada, e a do Mindelo dois de 5,5MW cada. Os testes de performance já com a produção de energia a ser injectada na rede acontecem no mês de Abril. O director da Unidade de Gestão de Activos Operacionais da Electra SARL, Carlos Melício, explica que estes investimentos são feitos numa altura em que a empresa começa a emitir sinais de estabilidade no seu funcionamento e tesouraria.

No social, A Semana revela que o Tribunal da Praia acaba de admitir o recurso ao Supremo Tribunal de Justiça de Nataniel Sidney “Pirilau” Ramos e Éder António “Djoca” Mendonça, condenados na primeira instância a 18 anos de prisão pelo homicídio do empresário Emanuel Spencer. No seu recurso ao STJ, alegam não haver provas para a sua condenação.

Outra notícia a marcar a actualidade traz mais uma revelação surpreendente: anomalia nos tanques de lastro do navio Vicente terá contribuído para o naufrágio que ceifou a vida a 16 pessoas nas costas da ilha do Fogo. Segundo o novo dado fornecido a este jornal por um capitão da marinha mercante, o barco tinha fendas “rachaduras” na chapa dos tanques de latros que permitiam a passagem da água de um compartimento para outro. Essa anomalia - que foi detectada na primeira vistoria ao navio, quando chegou a Cabo Verde - era do conhecimento das autoridades marítimas.

Esta edição completa-se ainda com os suplementos económicos Cifrão e do desporto Lance.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau