ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1175 20 Fevereiro 2015

O A Semana destaca as mudanças no estatuto da classe política. É que o Parlamento vai aprovar, na sessão plenária de Março, o novo Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, que propõe melhorar e harmonizar, num único pacote legislativo, as regalias comuns e diferentes de cada um dos titulares dos órgãos de soberania e equiparados, adaptando-as aos novos tempos. De fora ficou uma questão crucial: a proposta exclui a grelha salarial da classe política em vigor desde 1997. Tudo por causa da conjuntura económica desfavorável e da falta de consenso entre os partidos do arco do poder - PAICV e MpD.

Destaques do Jornal A Semana nº 1175

Numa grande reportagem, a edição que vai estar esta sexta-feira nas bancas mostra o que é jornalismo de investigação, juntando as pontas de um caso cabeludo e que revela contornos de corrupção no Porto Grande de São Vicente. No centro do furacão, a empresa de segurança Silmac que desembarca carga clandestina e coloca em xeque a Alfândega, a Polícia Fiscal, a Enapor e a Capitania dos Portos.

A actualidade faz-se com o clima de tensão que se vive nas Forças Armadas de Cabo Verde, onde um contingente de mais de 40 militares recém-reintegrados nas FA está sem salário, porque a verba não está cabimentada no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015. Para um dos visados, "trata-se de uma negligência grave cometida pela Chefia do Estado-Maior das FA (CEMFA)»", que não fez o trabalho de casa.

Na Política fica-se a saber que a máquina do PAICV em Santo Antão vai realizar uma cimeira nos próximos dias 7 e 8 de Março, na cidade do Porto Novo, no que muitos já vêem como a nova largada do partido na ilha, visando as eleições gerais de 2016. São 60 os dirigentes e militantes de proa devem marcar presença nesse encontro que será liderado por Janira Hopffer Almada, o primeiro-vice-presidente, Manuel Inocêncio Sousa, e o secretário-geral do partido, João do Carmo.

Kriolidade mostra a magia de Cabo Verde. O actor do polémico beijo homossexual da novela angolana “Jikulumessu”, Pedro Hossi, veio assistir ao Carnaval e diz que “já quer voltar a Mindelo”. Bisneto de uma cabo-verdiana, o actor foi convidado pelo Ministério do Turismo para ver e promover a festa cabo-verdiana do Entrudo. O protagonista do filme premiado “O grande Kilapy” rendeu-se à cidade do Mindelo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau