ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº1177 06 Mar�o 2015

A edição desta feira do A Semana abre com a notícia de que o novo Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos – um diploma que visa não só aumentar como também criar novas regalias para a classe - pode não ser aprovado na sessão de Março da Assembleia Nacional. A maioria dos membros da Comissão Política Nacional (CPN) do PAICV, que debateu o dossiê "aconselha a bancada tambarina a não avançar com tal iniciativa", por considerar que o contexto económico e social do país impõe contenção aos cabo-verdianos, a começar pelos seus dirigentes. Mas a reviravolta não fica por aí. A cúpula do MpD também se mostra reticente quanto à execução da proposta, embora prescinda de se pronunciar no momento para não atrapalhar as negociações em curso a nível dos dois grupos parlamentares.

Destaques do Jornal A Semana nº1177

Águas turbulentas também lá para os lados da União Cabo-verdina Independente e Democrática, onde duas figuras de peso na sua nomenclatura colocaram o cargo à disposição do presidente do partido, António Monteiro. Os demissionários são Júlio de Carvalho, vice-presidente da UCID, e Péricles Tavares, coordenador dos “democratas-cristãos” para a região das Américas. Fonte de A Semana revela que "ambos estão insatisfeitos com a forma centralista como o líder gere o partido". Isso, malgrado Monteiro garantir que a UCID está de boa saúde, coeso e a trabalhar para ter candidatos em todas as ilhas nas próximas eleições autárquicas.

A Semana chama para actualidade a guerra nos correios que já tirou dois administradores. A denúncia sobre a alegada gestão danosa fez cair os administradores executivos Cipriano Carvalho (denunciante) e José Carlos Cunha (um dos alvos), que receberam a carta de demissão na passada segunda-feira - primeiro dia útil deste mês de Março - e já há novas pessoas no seu lugar. Mas a presidente do Conselho da Administração, Alita Dias, continua de pedra e cal à frente da empresa.

Outra boa a notícia é que o Banco Mundial vai financiar a estrada Aerporto-Lacacão na Boa Vista. A Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado de Boa Vista e Maio (SDTIBM) vai, em Abril, submeter ao Banco Mundial uma proposta para financiar o último troço – são cinco de 20 quilómetros – da via que liga o Aeroporto Internacional Aristides Pereira à Zona de Desenvolvimento Turístico de Lacacão. A obra faz parte de um projecto do Governo orçado em 25 milhões de dólares.

Num outro registo, A Semana diz que as deliberações do Conselho do Superior do Ministério Público que aprovaram os cinco novos Procuradores-Gerais Adjuntos – Franklin Tavares, José Landim, Júlio Martins, João Pinto e Henrique Monteiro – e os três procuradores de Círculo – José Landim, Lizete Neves e Alcindo Soares – tiveram o efeito de um vendaval sobre os procuradores da República. Sobretudo aqueles que com muitos anos de carreira se consideram injustiçados e agora penalizados por preferirem ficar no país e abraçarem as causas mais espinhosas da República – em vez de fazerem carreira internacional bem remunerada. Para esses "indignados", a deserção afinal compensa.

A 5ª edição dos Cabo Verde Music Awards acontece este sábado Praia. O Kriolidade faz a radiografia da festa dos prémios da música cabo-verdiana, que este ano atrai a comunicação social lusa. SIC e Correio da Manhã cobrem a cerimónia que pode consagrar Dynamo ou Jorge Sena, os dois artistas mais nomeados deste CVMA. O artista que vai receber o Prémio Carreira será um dos 10 a actuar em palco. As receitas vão reverter a favor das crianças de Chã das Caldeiras, vítimas da erupção vulcânica de Novembro do ano passado.

O arranque na próxima quinta-feira da terceira edição do festival Grito Rock Praia na capital do país é outra notícia que sustenta o caderno cultural Kriolidade nesta edição. São 10 dias de espectáculos, palestras, oficinas e jam sessions dedicados a este estilo musical criado na segunda metade do século XX e que tem vários sub-géneros que conquistam fãs e praticantes em todo o mundo.

Cabo Verde não é excepção. Durante o festival vão actuar 8 bandas nacionais. Do Brasil, país onde no ano 2002 foi criado este certame que hoje é mundial, chegam dois convidados: Amsterdã e Mary Stuart. O jornal traz ainda uma entrevista com o escritor José Agualusa, que este recentemente em São Vicente. Com tantos projectos na forja, o escritor diz que não pode morrer nos próximos quatro anos. Mesmo assim, arranjou tempo para entrar na folia do Carnaval do Mindelo.

Lance notícia que a selecção de Cabo Verde parte no início da próxima semana para o Senegal com a missão de conseguir o apuramento para os Jogos Africanos de Andebol da Zona II - escalão sénior masculino e feminino. Para o comando técnico, a Federação aposta num treinador que passa a ser o seleccionador nacional da modalidade. Na sua estreia, Ricardo Costa tem a responsabilidade de qualificar Cabo Verde para a prova-rainha do andebol de África, nos jogos de apuramento que decorrem de 12 a 19 de Março, em Dacar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau