ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1179 20 Mar�o 2015

O novo Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, tema agendado para a sessão da Assembleia Nacional que começa na próxima segunda-feira, é a manchete desta edição do jornal A Semana. É que, após a polémica e as críticas contundentes da sociedade civil, a Comissão Política do PAICV veio dizer que só aceita o debate do diploma, se dele forem expurgadas todas as cláusulas que impliquem mais gastos para o Tesouro público. Por causa disso, não é de se descartar o chumbo do projecto, caso os líderes do MpD (Ulisses Correia e Silva) e da UCID (António Monteiro) mantiverem a posição de apoiar a proposta de lei tal como está, em nome do "Pacto de Regime" assumido pelos partidos do arco do poder e que implica uma ampla reforma do Parlamento e a dignificação do exercício da actividade política no país.

Destaques do Jornal A Semana nº 1179

Na Política, o jornal anuncia que o Conselho de Sector do PAICV em São Filipe vai finalmente renovar os seus órgãos dirigentes. No próximo dia 29 (domingo), delegados eleitos nas diferentes assembleias de base vão escolher entre Alindo Brandão, Luís Nunes e Renato Paulo Delgado aquele que vai liderar o partido neste que é um dos seus bastiões. Fernandinho Teixeira, presidente da Comissão Política Regional do Fogo, aconselha uma disputa “serena para o bem de todo o colectivo do partido”.

É actualidade a notícia de que Cabo Verde passa a dispor de um moderno Sistema de Informação Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC), que promete para breve a emissão dos primeiros passaportes electrónicos do país. O Cartão Nacional de Identidade (CNI) e Títulos de Residência para Estrangeiros (TRE) são outras novidades que se seguem. A base de dados deste novo sistema de identificação civil pode vir a facilitar o recenseamento eleitoral e introduzir o voto electrónico no país.

A reportagem desta semana foca o Centro de Saúde da Boa Vista, a principal infra-estrutura de saúde da ilha, onde falta quase tudo. Instrumentos de diagnóstico, aparelhos de ecografia e de electrocardiograma (ECG), pessoal médico e de enfermagem. Em toda a ilha só há dois médicos, Aretha Fortes e Miriam Pinheiro. Dos cinco enfermeiros, um trabalha no Posto de Saúde da zona norte e os outros quatro estão colocados no Centro de Saúde de Sal-Rei, sendo que dois cumprem serviço no período da manhã, um à tarde e outro à noite. São eles que dão consultas, fazem diagnóstico, passam receitas, atendem na medicina, na maternidade, na pediatria e na sala de parto. A Ministra Cristina Fontes diz que já tomou providências e garante que em breve a situação vai ter melhorias significativas.

A mesma rubrica fala em mortes “misteriosas” de quase uma dezena de pessoas, nos últimos anos, nas localidades de Ribeira das Patas, Alto-Mira e Ribeira das Cruz – interior do concelho do Porto Novo, Santo Antão - estão a assustar os moradores que falam em “queima de arquivos”. A denúncia chega quase um mês depois de mais uma morte com contornos “duvidosos” na Ribeira das Patas.

O Caderno Económico abre com a notícia bombástica de que a Enacol está a braços com um "calote" de 80 mil contos. O novo director-geral da Empresa Nacional de Combustíveis, Diogo Barros, está desafiado a recuperar uma dívida de 80 mil contos que herdou do seu antecessor Carlitos Fortes. O prejuízo resulta de um fornecimento de combustível que a Enacol fez, há cinco meses, a um navio de uma firma de bunkering da Dinamarca, que acaba de declarar falência. O recurso ao tribunal é uma das vias que a petrolífera cabo-verdiana poderá utilizar para reaver o seu dinheiro.

O Grão-Ducado do Luxemburgo vai ajudar Cabo Verde a montar o Cluster do Mar. Os primeiros passos nesse sentido aconteceram com a assinatura de dois protocolos entre o Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima e a Autoridade Marítima do Luxemburgo: registo internacional de navios e seguro marítimo. Estes acordos marcam uma viragem na cooperação entre os dois países que, passa a abarcar também os sectores económico e empresarial.

E ainda, a Frescomar, empresa com sede em São Vicente, vai assumir a gestão do Complexo de Pesca de Cova de Inglesa por um período de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. O contrato, que será assinado nos próximos dias, diz que a empresa deve dotar a infra-estrutura de meios técnicos e financeiros para colmatar a sua deficiência operacional.

Num outro registo, noticia que São Vicente já produz morangos. Amílcar Lopes, o agricultor que teve a ousadia de apostar na produção desta fruta que há muito "larou" nos campos férteis de Santiago, já consegue colocar seis quilos de morango nos mercados e frutarias da ilha todos os dias. O terreno de 1500 metros quadrados acolhe 10 mil morangueiros no perímetro agrícola do Km 6. Ricos em vitamina B e minerais, os morangos crescem sem adubos ou aditivos e destacam-se por serem doces e carnudos, o que está a atrair a atenção de outros agricultores de S. Vicente.

Já o Suplemento Lance anuncia Vozinha na baliza do Sport Clube Mindelense. O internacional cabo-verdiano é a mais recente aquisição do bicampeão nacional. Na passada semana, os “leões encarnados” fecharam acordo por uma época com Vozinha, que passa a ser o quarto guarda-redes deste clube da cidade do Mindelo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau