ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1182 10 Abril 2015

O Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos volta a ser manchete na edição desta sexta-feira do jornal A Semana. Desta feita, é o Presidente da República a evocar o princípio de separação de poderes, para dizer que a aprovação diploma por unanimidade no Parlamento não deverá condicionar a sua decisão de vetar ou não o diploma, ao contrário do que argumentam alguns políticos da nossa praça. Jorge Carlos Fonseca alerta que a Constituição de 1992 consagrou como um dos pilares da democracia o princípio da separação de poderes e estabeleceu também que os titulares dos cargos políticos não devem exercer as suas funções de costas voltadas nem para o povo nem para os demais poderes. Mais, o veto “é uma arma só utilizada quando o recurso a vias de conciliação não resultam de todo”.

Destaques do Jornal A Semana nº 1182

Ainda na Política, o jornal fez as contas e revela que em 2016, Cabo Verde vai ter que mobilizar quase 2 milhões de contos para suportar os seus gastos com a democracia representativa: 1.5 milhão de contos para as três eleições que vão acontecer próximo ano – legislativas, presidenciais e autárquicas - e mais 350 mil contos com a implementação dos novos Estatutos da classe política, caso a Assembleia Nacional mantiver a sua posição de que é preciso "dignificar a classe política". Um montante que representa 3,2 por cento das despesas do Orçamento Geral do Estado (OGE) e ultrapassa (101,1 pontos percentuais) os encargos com os serviços da dívida externa. Tudo para fazer funcionar o sistema democrático vigente no país desde 1991. Mas diante de gastos tão exorbitantes, vários são aqueles que reivindicam uma "democracia mais adequada à realidade do país" e em prol de um Estado Social capaz de corrigir, com medidas de política claras, as desigualdades sociais que a economia de mercado cria.

Esta sexta-feira, A Semana traz para a actualidade um estudo da CFPO Consulting – Soluções Atuariais e Financeiras que revela que o Instituto Nacional de Previdência Social está em risco de falência e começará a ter resultados negativos a partir de 2042. Caso não sejam tomadas medidas para reverter o quadro actual, o seu Fundo de Reservas, estimado em 44 milhões de contos, esgotar-se-á no ano de 2059.

Já no capítulo polêmicas, faz notícia a carta-petição que o músico Kiki Lima endereça à ministra Sara Lopes, com conhecimento do Presidente da República e do Chefe do Governo, a contestar a nomeação do ex-director geral da Enacol, Carlito Fortes, por considerar que o mesmo não tem perfil para dirigir uma empresa tão importante para o desenvolvimento do país como é a Enapor. Carlitos Fortes dá o troço e diz que Kiki Lima está a agir em desespero de causa, pois sabe que vai ter que pagar a dívida de 12 mil contos que acumulou na Enacol.

Num outro registo, esta edição de A Semana anuncia que os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária vão partir, no final deste mês, para uma greve por tempo indeterminado. A decisão saiu de uma assembleia de funcionários da instituição policial que desde 2011 esperam que o Ministério da Justiça atenda a um conjunto de reivindicações em que se incluem a aprovação do Novo Estatuto, o pagamento de retroactivos e promoções. A paciência parece ter esgotado.

Boa notícia é o surgimento de um parque aquático em S. Vicente, ainda antes do Verão. É o AquaFun Park, um investimento de Luís Matos e Hermes Andrade, dois irmãos que deixaram as suas carreiras na música e na advocacia para se dedicarem de corpo e alma a este projecto. Será uma ideia de loucos numa ilha onde a água não abunda? "Felizmente, o MDR abriu na zona do Madeiral um poço a que vamos recorrer para abastecer o parque”, afirmam.

Kriolidade anuncia que o Blog “Vaidosa D Mais” marca presença no Black Fashion Week Lisboa. Nadine Fortes, autora do blogue, é a única blogger cabo-verdiana convidada para a terceira Black Fashion Week que acontece este fim-de-semana no Hotel Ritz, em Lisboa (Portugal), e onde vão desfilar criações de outras duas cabo-verdianas: Vanessa Monteiro e Belita Carvalho. Inspirada na semana de moda de Dakar, criada pela estilista e empresária senegalesa Adama N’Diay, o Black Fashion Week mostra o melhor da moda africana para a próxima temporada Outono/Inverno. Um evento que mescla criatividade, cor, texturas, padrões, excentricidade e que os cabo-verdianos vão poder ver através dos olhos de Nadine Fortes.

Khaly Angel cria e toca ao vivo banda sonora para filme de Charlie Chaplin. Vai acompanhar "Tempos Modernos" - o emblemático filme de Charlie Chaplin que vai ser exibido na quinta-feira, no Centro Cultural do Mindelo. É a homenagem de S. Vicente ao artista que mais marcou a história do cinema, desde os tempos do preto e branco. E ainda, Bino Barros inicia com um concerto na sala Les SanFans, em Barcelona (Espanha) este sábado, uma tournée em que vai apresentar à Europa o seu segundo disco a solo - Praia Maria. Entre um e outro espectáculo, o artista tem um DVD para lançar, um single e dois discos para gravar. Mais: vai estrear-se como director musical no disco do músico cabo-verdiano que vive na Bélgica, S. Jay.

Lance anuncia os novos campeões regionais, que podem juntar-se ao Mindelense (S. Vicente) e Paulense (Santo Antão Norte) no campeonato nacional, nesta que é considerada a semana do “figa canhota”. Boa Vista da Praia, Académica do Fogo e Morreirense do Maio têm nas mãos o carimbo para a prova-rainha do futebol cabo-verdiano, desde que tenham calma e pontaria para conquistarem os três pontos em jogo no confronto com os seus adversários. A Micá do Fogo precisa vencer e fazer figa por um deslize do Spartak, segundo lugar a apenas um ponto de distância.

Já Márcio Fernandes, vice-campeão do mundo no lançamento de dardo, acredita que pode conquistar o Mundial Para-olímpico de Atletismo que se realizará em Doha (Qatar), de 16 de Outubro a 1 de Novembro deste ano. Para alcançar este objectivo, o atleta está a reforçar os treinos no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau