ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1187 15 Maio 2015

O Jornal A Semana que chega hoje às bancas traz como manchete "Cristina Duarte soma apoios para ganhar o BAD". A notícia revela que a ministra das Finanças não pára de somar apoios, pelo que pode estar a menos de duas semanas de conquistar a presidência do BAD. Portugal, Luxemburgo, Brasil e Senegal emprestam a sua expertise trabalhando no dossiê da candidatura. Mas também há o apoio engajado de Angola, Guiné-Bissau e de várias personalidades estrangeiras, os ex-Presidentes Abdou Diouf (Senegal), Horst Kohler (Alemanha) e a ex-ministra Encarregada da Governação da Costa do Marfim, Ginette-Ursule Yoman. A nível interno, o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, governo e oposição esquecem as diferenças e cerram fileiras, cientes de que é Cabo Verde a ganhar. A boa governação e a experiência de Cristina Duarte na gestão de reformas económicas são os trunfos desta candidata, que é vista como a “Presidente com o melhor perfil para enfrentar os novos desafios do BAD”.

Destaques do Jornal A Semana nº 1187

As páginas da actualidade reportam os 7 anos da Parceria Especial Cabo Verde- União Europeia celebrados na semana passada, numa grande entrevista com o maior impulsionador desta parceria - o Eurodeputado Ribeiro e Castro. Para este político português é de suma importância que Praia e Bruxelas usem criatividade e realismo para garantirem que a parceria se mantém para lá do horizonte 2020. Lembrando sempre que é um processo que se vai aperfeiçoando Ribeiro e Castro defende ainda neste exclusivo ao A Semana que a UE deve conceber um instrumento financeiro adaptado ao espírito da Parceria Especial e deixe de desembolsar apoios à cidade da Praia no estrito quadro do Acordo de Cotonou.

Na Política, o jornal retoma o processo de escolha de cabeça de listas no MpD para as legislativas. Diz que Jorge Santos está a ser forçado a voltar a Santo Antão e que João Gomes vai liderar São Vicente. O dossiê está a agitar as bases do partido ventoinha no norte do país, porque se a corrente renovadora prefere outras alternativas para São Vicente – com o líder concelhio João Gomes à cabeça – já Santo Antão quer continuar a apostar naqueles que continuam na "tapadinha" da ilha e nunca a trocaram por nenhuma outra praça política, caso do deputado Arlindo do Rosário ou do edil Orlando Delgado.

Já a UCID volta às origens para celebrar este Domingo o seu 37º aniversário. A cidade de Roterdão vai ser o palco de um encontro de confraternização que marca o regresso da família ucidista à sua génese e ao país que foi o epicentro da acção política do partido nos duros anos da resistência, diz o A Semana. O responsável da UCID na Holanda, Pedro Soares, falará sobre o papel do partido na abertura democrática do sistema político nacional. Nesta conferência, que vai acontecer sem a presença do líder António Monteiro, a UCID também pretende partilhar com os cabo-verdianos na Holanda o modelo de desenvolvimento que preconiza para Cabo Verde, nos próximos tempos .

As dificuldades no sector das pescas, com o presidente da Associação dos Armadores a reclamar uma linha de crédito é destaque no Cifrão. Nelson Atanásio defende que é urgente renovar as frotas, capacitar os profissionais e criar mais infraestruturas para facilitar a conserva e exportação do pescado. Mas este responsável da organização que congrega os armadores diz que nem tudo vai mal: a captura na Zona Económica Exclusiva (ZEE) tem evoluído num bom ritmo, com destaque para pequenos pelágios, como cavala e “cachorrinha”.

Cifrão também anuncia, em primeira mão, que a Inpharma vai ajudar a montar um laboratório de medicamentos na Guiné-Bissau. O projecto contará com o suporte da comunidade internacional e vai ser apresentado durante a visita do Primeiro-ministro, José Maria Neves, àquele país, que inicia a 2 de Junho e marca igualmente a retoma das ligações aéreas entre os dois países, suspensas desde o golpe de Estado de 2012.

Outra notícia do caderno económico Cifrão dá conta que a Spencer Construções & Imobiliária vai construir pequenas unidades hoteleiras em Santo Antão, São Vicente e Santiago, aumentando para até 300 quartos a sua capacidade de alojamento. A ilha das montanhas irá ganhar um Boutique-Hotel de 4 estrelas com pelo menos vinte quartos, mas ainda o local está por decidir – entre Paul e Ribeira da Torre. A Spencer Construções vai ainda construir um hotel na ilha do Monte Cara e outro em Santiago.

Kriolidade revela que a Orquestra Nacional celebra o seu primeiro aniversário com um concerto na Pracinha da Escola Grande, cidade da Praia. Nancy Vieira é a convidada-especial deste espectáculo, que contará com a participação do maestro David Lloyd e 20 músicos da Orquestra do Centro de Coimbra.

Mayra Andrade faz dueto com a brasileira Márcia Castro é outro destaque neste caderno cultural. "Na Menina dos Meus Olhos", assim se chama a faixa do novo disco que a brasileira canta junto com Mayra Andrade. O álbum "Das Coisas que Surgem" é lançado esta sexta-feira, em Salvador da Bahia, terra natal de Márcia Castro, num concerto onde a cantora cabo-verdiana também participa.

O Lance noticia que Cabo Verde vai estar pela primeira vez no mundial de Trail em França. O evento terá lugar dia 30 de Maio e a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo acredita “num bom resultado” dos oito atletas seleccionados para representar o país nesta prova internacional de 85 Km. Vão disputar o pódio aproximadamente mil competidores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau