ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1191 13 Junho 2015

O Jornal A Semana que chega hoje às bancas faz manchete com a fraca adesão ao Recenseamento Eleitoral que leva os presidentes das CRE (Comissões de Recenseamento Eleitoral) a pedir a penalização para os incumpridores. Responsáveis do processo defendem que o recenseamento eleitoral deve ser obrigatório. Outra notícia que dará o que falar: Um grupo de deputados do MpD e do PAICV está a movimentar-se para colocar de novo o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP) na agenda da Assembleia Nacional (AN) ainda na próxima sessão de Julho, antes das férias parlamentares.

Destaques do Jornal A Semana nº 1191

Por trás deste frenesim estão alguns parlamentares, que têm poucas chances de entrar nas listas para as próximas legislativas, ou de ficar em posição elegível que lhes garanta um novo mandato. Por isso, estão a dar tudo para garantir uma reforma gorda com o novo ETCP. Tudo está a ser feito para que o diploma seja discutido e aprovado na última sessão antes das férias parlamentares (Julho), permitindo assim "que ês dá milha" e cada um possa escolher o seu canto para fugir da contestação popular. Do lado do MpD, um dos que mais defendem a retoma do debate é o deputado nacional e segundo vice-presidente da AN, Carlos Veiga. No PAICV, o grupo é liderado por Felisberto Vieira. Entretanto, quando abordados por A Semana, ambos negam essas movimentações.

O A Semana que chega hoje às bancas convida-o a ler uma entrevista exclusiva com o líder da Comissão Política Regional do Fogo do PAICV. Fernandinho Teixeira analisa o processo relativo à composição das listas para as eleições legislativas e autárquicas de 2016, que está a agitar as águas principalmente em S. Filipe. E garante que o PAICV "vai a votos com bons candidatos", a começar por ele, que aproveita para anunciar a sua candidatura a mais um mandato à presidência da Câmara Municipal dos Mosteiros.

Merece também honras de primeira página a notícia de que os advogados estagiários que fazem defesas oficiosas no Tribunal da Comarca do Porto Novo, Santo Antão, deixaram de prestar esse serviço por tempo indeterminado desde o dia 8 de Junho. Por causa dessa situação, os processos que requerem a intervenção desses estagiários estão "bloqueados" no tribunal. Dizem que só retomam as defesas oficiosas quando a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV) pagar o que lhes deve pelo trabalho prestado nessa Comarca no período entre 2013 e 2015. A bastonária da OACV “fecha-se em copas” e não presta qualquer declaração sobre o assunto. Já o Ministro de Justiça, José Carlos Correia, respondeu aos advogados que vai fazer tudo para repor o normal funcionamento nessa instituição.

Complexo Turístico do ilhéu de Santa Maria, na Praia, nasce em Julho é outro assunto que faz manchete nesta edição nº 1191 do Jornal A Semana. O empresário David Chow deve deslocar-se à cidade da Praia por ocasião das festas da independência para assinar com o Palácio da Várzea o Acordo de Parceria, que permitirá ao macaense investir cerca de 230 milhões de euros num complexo turístico que vai transformar a orla marítima da capital cabo-verdiana. Isso, se o Governo conseguir fechar o dossier sobre o impacto ambiental do projecto.

Ainda falando de investimentos e negócios com os chineses, a ministra Leonesa Fortes traz boas novas da China. A conferir.

Num outro registo A Semana que chegou esta sexta-feira um pouco mais tarde às bancas anuncia que o Ministério da Educação e sindicato dos professores chegaram finalmente a acordo sobre o novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) e sobre as tabelas de transição salarial. O pacto – que também resolve todos os pendentes – inclui um aumento salarial geral na ordem dos 3% para toda a classe e foi firmado na última ronda negocial de 9 de Junho último, entre o Sindicato Nacional de Professores (SINDEP) e o Governo, através do Ministério da Educação e Desporto (MED). As partes congratulam-se com esse "histórico entendimento", que vai melhorar as condições de vida e a carreira do pessoal docente de todos os níveis de ensino.

No caderno de cultura Kriolidade a notícia de que Academia Cabo-Verdiana de Letras vai impor, no decorrer deste fim-de-semana, a faixa de membro da instituição a académicos que vivem nos Estados Unidos da América. São eles Artur Vieira, Teobaldo Virgínio e Donaldo Macedo. A cerimónia vai acontecer no Instituto Pedro Pires da Universidade de Bridgewater (EUA), instituição que nos próximos dias irá assinar um protocolo com a ACL. Diva Barros e Lúcio Vieira em digressão com Orkestra Multicultural Dom Sebastião é outro destaque do caderno de cultura. A Orkestra Multicultural Dom Sebastião, de que fazem parte inicia esta sexta-feira em Ponte de Sor (Portugal) uma digressão por quatro cidades portuguesas e duas marroquinas. Kolá-Sanjon ganha honra de destaque é tema de colóquio esta sexta-feira, 19, num colóquio no Museu de Etnologia, em Lisboa.

E a Praça Nhô Roque, no Mindelo, acolhe este sábado um evento que faz jus ao nome do seu patrono, um dos mais ilustres escritores cabo-verdianos. "Leiturando", assim se chama o certame que o Pólo do Mindelo do Centro Cultural do Mindelo preparou para espalhar pela praça livros para que crianças e adultos possam ler num ambiente descontraído e livre.

Jogos de andebol ainda suspensos na Praia é o destaque do suplemento desportivo Lance que dá conta ainda que o Amarante está a uma vitória de conquistar o campeonato de andebol feminino de S. Vicente. Se vencer o Atlético este domingo, o clube amarantino reconquista o título e torna-se tricampeão da ilha do Porto Grande, nesse escalão. Lance fala ainda da ambição da Selecção Nacional de Karaté, que luta pelo pódio no Torneio Zona II que acontece até este sábado em Dakar, Senegal. A comitiva cabo-verdiana chega à competição com um objectivo, bem definido: conseguir o máximo possível de medalhas.

Os técnicos Almara e Rui Alberto querem a final inédita entre Derby e Mindelense no Nacional de Futebol. Eis outro realce do caderno desportivo que revela que os treinadores de ambas as equipas acreditam nessa possibilidade, pelos seus percursos na fase de grupos: venceram as cinco partidas e qualificaram-se em primeiro nas poules A e B. Ainda no futebol as páginas do Lance fazem-se com Rudy e Willy, novos convocados dos Tubarões Azuis, que espreitam uma oportunidade, no jogo contra São Tomé e Príncipe.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau