ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1194 03 Julho 2015

Electra sem contadores. Eis a manchete desta edição do A Semana, que diz ainda que há clientes a aguardar há sete meses para ligar electricidade e água nas suas residências por falta deste equipamento. O pior é que, mesmo sem ter contadores disponíveis, a empresa continua a fazer contratos com os utentes, que ficam à espera sem saber quando vão beneficiar do serviço que pagaram. A Electra assume que enfrenta dificuldades em importar contadores, mas diz estar a envidar para normalizar o serviço nas próximas semanas. Os únicos contadores disponíveis são os pré-pagos (modernos) que podem ser instalados em 15 dias após a assinatura do contrato.

Destaques do Jornal A Semana nº 1194

Merece também destaque a apanha desenfreada de areia nas praias de S. Filipe. A situação ganha contornos preocupantes, segundo ambientalistas e banhistas, que afirmam que nos últimos dias tem havido uma correria de camionistas às praias de Fonti Nobu e Fonti Bila para extrair areia a ser fornecida a empreiteiros e particulares. Exigem a suspensão imediata dessa prática, devido à chegada da época de desova de tartarugas. A comissão intermunicipal constituída por representantes das Câmaras Municipais, Agência Marítima e Portuária, Polícia Nacional, Direcção-Geral do Ambiente, camionistas e operadores decidiu, por unanimidade, suspender a extracção de areia no final deste mês.

Num outro registo, revela que o economista Yazalde Fortes foi notificado pela Alfândega do Mindelo a comparecer no Cartório do Contencioso Fiscal no dia 15 de Julho, para ser ouvido em declarações nos autos de contra-ordenação movidos por esse serviço aduaneiro contra a empresa de segurança industrial e marítima Silmac. Segundo Octávio Costa, director da Alfândega do Mindelo, o serviço seguiu a via da notificação pública porque foi informado de que Fortes está em “parte incerta”.

A reportagem diz que os operadores fazem ajustes para vender o destino Recife, considerado ideal para quem procura o melhor das riquezas naturais do Nordeste do Brasil, com o seu extenso litoral de águas mornas e cristalinas. Praias como Tamandaré e Porto de Galinhas são alguns dos atractivos desta região, que também vive com intensidade o Carnaval e as festas juninas. Pernambuco possui ainda um importante pólo de negócios que se apresenta como sendo mais competitivo que Fortaleza. Gisela Silva (TACV) explica que é objectivo da companhia ter na linha o segmento de empresários que vão fazer compras, mas também pessoas que procuram turismo de lazer e de saúde no Brasil.

Cifrão convida-o a ler uma entrevista com o representante do maior investidor estrangeiro de Cabo Verde, The Resort Group, que quer marcar a diferença no sector do turismo. Victor Fidalgo diz que hotéis na Boa Vista e em Santiago são as próximas apostas deste investidor, que já possui dois empreendimentos alto standard no Sal. O entrevistado justifica os investimentos dizendo que o grupo acredita que o país tem um grande potencial natural que, bem explorado, pode aproximar-se do nível das Canárias.

Pode-se ler ainda que os empresários nacionais efectuam, a partir de 21 de Setembro, uma visita de prospecção ao Reino da Noruega, naquela que já é vista como uma tentativa de retoma das relações históricas entre Cabo Verde e aquele país escandinavo. Integram a delegação empresários e instituições com projectos estruturados nas áreas do transporte marítimo, pescas, sector portuário, turismo náutico, imobiliária, seguros e banca. Noticia ainda o surgimento de um sindicato autónomo para Alfândega. Para isso, um grupo de funcionários desdobra-se em contactos para auscultar e sensibilizar os colegas sobre o projecto.

Destaque para o Instituto Nacional de Estatística que vai receber no dia 23 de Julho, durante o Esri National GIS Executive Fórum 2015, que acontece em San Diego, Califórnia, o Prémio de Reconhecimento pelo Desempenho Especial em GIS (Special Achievement in GIS Award Notification). Um galardão atribuído a entidades que atingem a excelência na utilização dos sistemas de informação geográfica como plataforma de suporte à decisão nas suas organizações. Nos últimos tempos só há boas novas pelos lados deste serviço, que não pára de conquistar notoriedade internacional. Enquanto o mundo bate palmas, o país e as suas autoridades - Governo, Presidência, Oposição - permanecem indiferentes. E assim cumpre-se a sina nacional de que "alguns" santos da casa não podem fazer milagres.

Kriolidade diz que Corsino Fortes recebe Prémio Literário 40º Aniversário da Independência. O prémio é entregue esta segunda-feira, 06, pelo Primeiro-ministro e pelo presidente do Banco Comercial do Atlântico (BCA). Durante a cerimónia, a ter lugar no auditório de Chã de Areia, acontecerá também o lançamento de um prémio literário e de um livro sobre o poeta.

Lance faz a antevisão de uma final inédita entre o Mindelense e o Derby, duas equipas que, nas palavras do técnico Almara, provaram a supremacia do futebol de S. Vicente nesta edição do campeonato nacional. “Aqui não se trata de ‘basofaria’, mas de factos. As duas equipas passaram às meias-finais em primeiro lugar, só com vitórias, e cada uma sofreu apenas uma derrota até o momento, o que não é mau. Prova disso é que se apuraram para a final, a final que o povo de São Vicente pediu”, enfatiza o treinador da formação azul-e-branca, que pretende agora deitar a mão à tão cobiçada taça.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau