ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1195 10 Julho 2015

O Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, que recebeu o veto do Presidente da República na sequência dos protestos populares, vai voltar ao debate na sessão parlamentar que arranca no dia 27, tal como noticiou o A Semana em primeira-mão. Esta é a manchete desta edição, que diz ainda que o reagendamento do diploma pode acontecer pela mão do presidente da Assembleia Nacional, Basílio Ramos. Dentro do PAICV, quem está a dar a cara é o deputado por Santiago-Norte Alcídio Tavares. Este parlamentar diz que nos corredores da Assembleia há muitos deputados que defendem a proposta mas não revelam a sua posição por “covardia”. A Semana soube, entretanto, que já há uma nova versão do ETCP, que prevê que, em vez dos 65% de aumento na remuneração do chefe do Estado – que serve de referência para os outros cargos políticos –, este seria de 40 %.

Destaques do Jornal A Semana nº 1195

Da diáspora chega a notícia de que um descendente de cabo-verdianos vai disputar o governo regional em França. O académico Pierre Franklin Tavares vai concorrer com listas autónomas às eleições regionais de Île-de-France, na área metropolitana de Paris, em Dezembro. Este conselheiro municipal em Épinay-sur-Seine participa na corrida com o propósito de colocar no centro do debate os problemas que afectam a extensa diáspora africana e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região que incluiu a capital francesa.

Aqui no país, a novidade é que o PAICV está a preparar as próximas eleições no Sal e que o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Almeida, será o candidato tambarina à presidência da Câmara do Sal nas autárquicas de 2016. Já o ex-presidente do Conselho da Administração da ASA e actual responsável do Núcleo Operacional do Cluster Aéreo, Mário Paixão, surge como um dos favoritos à cabeça-de-lista nas eleições gerais do próximo ano.

A reportagem desta edição nos diz que a ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, desloca-se no próximo dia 23 à China, para assinar com o empresário David Chow o contrato para a concretização do maior projecto alguma vez realizado no país: Cape Verde Integrated Resort & Casino. As obras deste que promete ser o investimento que vai mudar radicalmente o rosto, a vida, a economia da cidade da Praia e do país devem arrancar em 2016. Neste momento, o projecto está em consulta pública.

Economia traz o descontentamento dos operadores, que estão a contestar as taxas da justiça fiscal, que classificam de exorbitantes e injustificáveis. Dizem que os montantes cobrados por cada acção no Tribunal Fiscal e Aduaneiro chegam a custar três a quatro vezes mais do que no Tribunal comum. A Secretaria do Tribunal Fiscal em São Vicente alega que está a cumprir a lei, e lembra ainda que, caso o utentes ganhe a causa, a taxa será devolvida.

O Social retoma o caso do médico Carlos Além, que volta a se sentar no banco dos réus esta sexta-feira, desta vez acusado pelo Ministério Público de cometer o crime de atentado à integridade de cadáver. O clínico geral é suspeito de ter na sua posse ossos humanos que, no entendimento da Procuradoria da República, foram adquiridos pelo arguido para uso em rituais satânicos.

Kriolidade noticia o 5º álbum dos Cordas do Sol, que chega às lojas a partir de Agosto. Depois de "Lume d’ Lenha" (2010), a expectativa à volta do regresso da banda ao mercado discográfico é grande. Arlindo Évora garante que o novo álbum é "mais robusto", mais maduro e ainda fiel à marca Cordas do Sol, apesar de updates que dão um toque de contemporaneidade ao estilo de música tradicional da banda.

Lance faz a antevisão da segunda mão do nacional de futebol. Lembra que Derby e Mindelense travam amanhã uma “batalha decisiva” no estádio Adérito Sena. A vantagem está do lado dos derbianos, que conseguiram empatar a um golo em casa dos “encarnados”. É que um empate a zero serve às aspirações dos “azuis e brancos” e os adeptos estão cientes disso. Por isso há quem, derbiano, já se aventure até a dar a táctica vencedora ao técnico Almara: “desmarrá tanka”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau