ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1196 17 Julho 2015

A edição do jornal que chega hoje às bancas diz que Santiago-Sul incendeia MpD, com Carlos Veiga a desafiar o líder Ulisses Correia e Silva. Tudo por conta da disputa de lugares elegíveis nas listas ventoinhas. O epicentro desta luta é a Assembleia Nacional. De um lado está a ala de Carlos Veiga, a que pertence o deputado José Filomeno, e do outro o grupo parlamentar chefiado por Fernando Elísio, afecto à liderança de Ulisses Correia e Silva. A razão da disputa é que Veiga e Filomeno, que se consideram os gurus da Praia, correm o risco de serem arredados dos lugares cimeiros da lista, com poucas chances de serem eleitos. Com um clima de cortar a faca, Carlos Veiga aproveitou uma recente reunião do grupo parlamentar, para mandar um recado à liderança nacional: «Vamos ver qual de nós dois vai escolher quem entra nas listas».

Destaques do Jornal A Semana nº 1196

Ainda na Política, A Semana revela que o PAICV em Santo Antão fechou a lista para as legislativas com Carlos Delgado à cabeça. Na reunião da Comissão Política Regional do PAICV, realizada no passado dia 11, foram escolhidos ainda os nomes de Vera Almeida, ex-autarca do Paul, e Odailson Bandeira, engenheiro agrónomo, que ocupam o segundo e terceiro lugar da lista respectivamente. A equipa ficou completa com os nomes do deputado municipal Elísio Rocha (Porto Novo), Élia Monteiro (funcionária do Centro de Emprego da Ribeira Grande) e Saturnino Baptista (delegado do Ministério da Educação e Desporto no Paul).

O jornal chama para actualidade a publicação neste mês de Julho de um novo regulamento de transporte aéreo de mercadorias perigosas para “prevenir crimes e acidentes durante os voos”. O fluxo aéreo de passageiros e mercadorias em Cabo Verde está a crescer a cada dia, o que exige das autoridades medidas para que o país esteja em harmonia com as normas de segurança mundial.

Anuncia num outro registo o desalfandegamento de mercadorias com menos custos e sem burocracias, com a entrada em vigor a 3 de Agosto de um novo sistema informático nas Alfândegas. O Sydonia World funciona em ambiente web e uma das suas grandes vantagens é que reduz a zero o uso de papéis nos procedimentos aduaneiros. Revela ainda que Jorge Maurício troca Porto Grande por Silmac. O ainda director do Porto Grande pediu um ano de licença sem vencimento a partir de Agosto para abraçar este novo desafio. Por causa disso, a Enapor vai lançar um concurso interno para escolher o novo director do Porto.

Na grande reportagem, A Semana noticia que Cabo Verde já tem uma empresa de dectectives privados. As cenas em que aparecem detectives bem treinados seguindo, filmando ou fotografando pessoas para descobrir os seus segredos inconfessáveis, o lado obscuro de uma vida dupla, deixaram o mundo da ficção e telas de cinema para aterrarem na vida real cabo-verdiana. Ser “apanhado com a boca na botija” já é possível em Cabo Verde, desde que surgiu a empresa Inteligência Civil Detectives Privados Cabo Verde (IDC).

Merecem destaque igualmente a conclusão do primeiro teleférico de Cabo Verde. Fica na ilha Brava e será inaugurada ainda este mês. O teleférico vai ligar Porto de Ferreiros e Lomba Tantum. Esta boa-nova caiu no agrado de todos e é aplaudida pelos bravenses que, ano após ano, vêem as peixeiras percorrendo caminhos difíceis para transportarem o pescado fresco entre aquelas duas localidades.

Com um estado de espírito diferente estão os advogados estagiários do Porto Novo, após uma greve de oito dias. Inicialmente o grupo anunciara uma greve por tempo indeterminado. Mas, durante esse período, o tribunal funcionou normalmente, contrariando a promessa dos estagiários de bloquear os processos que requeriam defesas oficiosas. E como viram que o advogado profissional Joselito Vitória "papava" todas as defesas oficiosas que foram aparecendo no tribunal durante essa semana, resolveram pegar o batente e esquecer a greve.

Da diáspora chega a notícia de que a professora Terza Lima está a preparar um intercâmbio universitário entre Cabo Verde e Carolina do Norte. Entre dez a doze estudantes da universidade norte-americana Johnson C. Smith devem efectuar uma visita de estudo a duas ou três ilhas de Cabo Verde. A viagem está agendada para 2017, mas os contactos com a Uni-CV, potencial parceira do projecto, começaram agora, com a vinda da emigrante de férias para a cidade do Mindelo.

Mindelense tricampeão nacional fora da Liga dos Campeões Africanos por causa dos custos proibitivos é a grande manchete do suplemento desportivo Lance. Segundo o técnico Rui Alberto, o presidente do clube deixou entender que existe vontade mas a realidade desaconselha uma aposta nessa competição que exige um avultado investimento, neste momento fora do alcance financeiro da agremiação.

No atletismo, Lance diz que Adilson Spencer já começou a preparar a sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entretanto, esta aspiração do atleta cabo-verdiano está a depender da sua chegada à meta com o tempo mínimo de 2 horas e 17 minutos na Ultramaratona das Canárias, que acontece em Novembro, naquela região autónoma de Espanha.

É notícia ainda o arranque esta sexta-feira do nacional de voleibol, sob o signo da polémica. O calendário da primeira fase foi publicado pela Federação ainda antes de Santiago-Sul apurar o seu representante masculino e, além disso, a região de S. Vicente mostra-se inconformada com uma mudança de “última hora” no regulamento, que coloca “novas” condições para a equipa campeã defender o título nacional.

O suplemento desportivo que nesta edição mostra-se bastante rico em notícias traz ainda o Director-Geral dos Desportos para a grande manchete. Gerson Melo anuncia que a próxima época desportiva deve arrancar em Janeiro de 2016, em vez de Outubro, como tem sido hábito. O DG do Desporto quer com esta alteração sincronizar a temporada com o ano civil e económico e resolver, dessa forma, uma série de constrangimentos económicos, logísticos e financeiros que andam a afectar o desporto nacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau