ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1197 24 Julho 2015

Os depósitos de combustíveis da Enacol e da Vivo Energy que armazenam produtos altamente inflamáveis, mas também as condutas de gás e o funcionamento das estações de serviços, preocupam todos quanto moram na sua vizinhança. Eis a manchete da edição do A Semana que chega hoje às bancas. Receios que se avolumaram com a recente fuga de gás no Porto da Praia, que fez deflagrar um incêndio que levou horas para ser controlado, sem contar a perda de vida humana – um cidadão guineense apanhado pelas chamas viria a morrer no dia seguinte no Hospital Agostinho Neto. As petrolíferas dizem que os depósitos foram construídos antes das casas, tranquilizam a população e garantem que respeitam padrões de segurança internacionais. Mas está fora dos planos quer da Enacol quer da Vivo mudar esses tanques para zonas desabitadas.

Destaques do Jornal A Semana nº 1197

Na política, o jornal anuncia que Júlio Correia e Lívio Lopes estão fora dos planos do PAICV para as legislativas no Fogo. O processo de elaboração da lista, liderada por Eva Ortet, foi tranquilo, segundo o presidente da Comissão Política Regional do Fogo, Fernandinho Teixeira. A lista segue agora para a Comissão Política Nacional. Em Santo Antão, Jorge Santos, que em 2011 integrou a lista do MpD em São Vicente, regressa a casa para encabeçar o elenco do seu partido nas eleições legislativas previstas para o próximo ano. A “reviravolta” no partido ventoinha na ilha passa também pelas entradas de Joel Barros, Leonildo Oliveira, Adilson Fernandes e Leana Delgado. Os actuais deputados Arlindo do Rosário e Leão Lopes ficam fora da corrida. Em São Nicolau, o PAICV aposta em Américo Nascimento para liderar a equipa às legislativas. O processo autárquico ainda não fechou, mas tudo indica que o ex-presidente António Soares deve recandidatar-se à Câmara do Tarrafal, enquanto o vereador Carlos Barbosa surge como favorito para chefiar o Município da Ribeira Brava.

O jornal que chega hoje às bancas, chama para a primeira página a notícia de que a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) vai conhecer, em Outubro, uma reestruturação profunda com a eleição dos seus novos corpos gerentes. O actual presidente da Comissão de Gestão, comandante Carlos Reis, que admite candidatar-se à liderança, promete discutir todos os cenários possíveis para modificar e dignificar ainda mais a organização representativa dos homens e mulheres que lutaram ao lado do herói nacional Amílcar Cabral, para dar uma pátria ao povo das ilhas.

A rubrica social revela que o Tribunal de São Vicente decidiu arquivar o processo movido pelo Ministério Público (MP) contra o médico Carlos Além, suspeito de cometer o crime de atentado à integridade de cadáver. O juiz Antero Tavares concordou com a posição do advogado do arguido, que elencou uma série de falhas processuais cometidas pela acusação e que, na sua óptica, deveriam determinar a nulidade do caso.

Na rubrica Correio das Ilhas a notícia de que o elevado nível de flúor existente na água consumida na ilha Brava vai ser coisa do passado. Está praticamente concluído o sistema de tratamento de água da nascente do Encontro. Finalmente a população da ilha poderá beber água apropriada para consumo humano e sem os níveis de flúor que há muito constituem preocupação para as autoridades sanitárias.

O suplemento cultural Kriolidade destaca “A Última Porta”, peça que põe no palco a escravatura de hoje. Adilson Spínola e Admilson Fortes, actores do grupo CriarTeatro, vestem a pele de dois portugueses escravizados em Espanha, onde sofrem maus-tratos e acabam por viver numa encruzilhada de memória quando esquecem as suas realidades e o próprio nome.
É também notícia no campo da cultura: "os Tubarões voltam aos EUA este verão para três espectáculos; Carmen Souza faz o lançamento de “Epístola” no New Morning a 30 de Setembro e Guenny Pires é co-realizador de filme distinguido no 72 Film Festival, em Los Angeles. "Suit of Lies" recebeu o prémio Melhor Argumento, atribuido pela organização, e foi eleito pelo público como o mais criativo e original.

Lance confirma a presença do gigante Edy Walter em Cabo Verde já na próxima semana, quando começa o estágio na selecção nacional de basquetebol. Primeiro atleta nascido no arquipélago a assinar um contrato milionário com uma equipa profissional norte-americana, a NBA, Walter está ao serviço dos Atlanta Hawks a disputar a Summer League. Diz ainda que os irmãos Almeida, Ivan e Joel, vão integrar a equipa nacional, os “Tubarões Martelo”, pondo fim a um longo período de ausência e a muitas polémias que os opuseram à Federação Caboverdeana de Futebol. Joel Almeida já está a treinar com a equipa liderada agora por Luís Magalhães, com vista à participação de Cabo Verde no Afro-Basket 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau