ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1198 31 Julho 2015

A edição do A Semana que chega hoje às bancas entra no campo do futebol mundial e revela que as transferências de jogadores africanos e latino-americanos para a Europa estão a transformar-se em casos de tráfico humano. E Cabo Verde começa a despontar como um mercado potencialmente atractivo para as redes criminosas. O alerta foi dado por Diogo Guia, representante do Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS) em Bruxelas, e reforçado por Joaquim Evangelista, que preside o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Portugal durante a 3ª Conferência Nacional do Desporto, no Mindelo.

Destaques do Jornal A Semana nº 1198

A actualidade esta sexta-feira faz-se com os problemas que a falta de regulamentação do novo Estatuto das Forças Armadas, que entrou em vigor em 2012, está a suscitar na gestão dos recursos humanos e financeiros da instituição. Em causa está o desembolso de subsídios e ajudas de custo a que o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA) tem direito para exercer a sua função. Esse vazio legal já provocou a queda do tesoureiro, capitão Hernane Ribeiro, que inviabilizou alguns pagamentos por dúvidas no seu enquadramento legal.

Na Política, a notícia que os dois maiores partidos do arco do poder – PAICV e MpD - já definiram os seus cabeças-de-lista às legislativas de 2016 para o Círculo Eleitoral da Europa. Do lado do PAICV, o académico Francisco Pereira, que foi candidato à Câmara de Amadora nas últimas eleições autárquicas em Portugal, é apontado como o mais que provável candidato à sucessão de Arnaldo Andrade. Já o MpD concorrerá com Emanuel Barbosa, deputado e coordenador do mesmo partido nas terras lusas.

A grande entrevista é com Filinto “Fifi” Brito, um cabo-verdiano que alistou na Guarda Nacional dos EUA à procura de uma solução mágica para o seu futuro. Garante que foi a melhor escolha da sua vida. Em menos de um ano, este premiado cozinheiro da 126th Aviation Battalion já tinha passaporte norte-americano e os estudos superiores pagos pelo serviço militar. O seu plano é terminar os cursos de Protecção Civil/Segurança Interna e de Oficial, para obter a patente de tenente, e conciliar a carreira militar com a civil. “Mnine d’Soncent”, “Fifi” diz estar preparado física e psicologicamente para enfrentar um cenário de guerra, se for convocado.

Cassandra Lobo Group dá cartas na world music no Luxemburgo é o destaque do Kriolidade, que revela que este grupo actuará pela primeira vez em Cabo Verde nos dias 6 e 7 de Novembro, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas. Mas no Luxemburgo, onde residem os membros da banda – os cabo-verdianos Cassandra Lobo e Joaquim Rodrigues e o português Bebe Serra –, o trio é já considerado a grande referência da world music feita no grão-ducado.

Este suplemento cultural traz ainda uma entrevista com Mário Carvalho, o presidente da Associação Cabo-Verdiana de Lisboa, que nasceu quando ainda o nosso país não era independente. Chamava-se na altura (1970-1974) Casa de Cabo Verde. Hoje, depois de muitas fases conturbadas, com polémicas pelo meio e dívidas que quase a obrigaram a fechar as portas, a ACL vive uma nova fase sob a liderança de Mário de Carvalho. Este presidente busca apagar a imagem de organização elitista para incluir todos os cabo-verdianos que vivem em Lisboa, nomeadamente a segunda e terceira gerações.

Lance noticia que o atleta paraolímpico Márcio Fernandes regressa à pista este fim-de-semana em Inglaterra para competir no campeonato inglês de clubes. O vice-campeão do mundo no lançamento de dardo acredita que pode conquistar as duas provas em que participa nesta competição – 100 metros e lançamento de dardo. Além de vencer, Fernandes tem como meta preparar e avaliar o seu nível competitivo para entrar no Mundial Paraolímpico de Atletismo que se realizará em Doha (Qatar), de 16 de Outubro a 1 de Novembro deste ano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau