ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1209 18 Dezembro 2015

O Jornal A Semana destaca nesta edição que o jurista Amadeu Oliveira apresentou esta semana uma denúncia contra o juiz Afonso Lima Delgado na Procuradoria-Geral da República e solicitou ao Conselho Superior da Magistratura Judicial a abertura de um inquérito aos actos do visado, por suspeita dos crimes de prevaricação de magistrado e denegação de justiça, punidos com penas que podem ir até oito anos de prisão. Na sequência, Oliveira pede ao CSMJ que instaure um processo disciplinar ao juiz da Comarca da Ribeira Grande de Santo Antão, que apelida de “tendencioso, incompetente, arbitrário, suspeito e injusto”. O juiz Afonso Delgado negou abordar o caso com a imprensa.

Destaques do Jornal A Semana nº 1209

Política faz-se com o anúncio do arranque da campanha eleitoral a 3 de Março. As máquinas partidárias já estão no terreno e os líderes desdobram-se em contactos que visam granjear apoios dentro e fora das estruturas para fechar as listas de candidatos à Assembleia Nacional e socializar as suas plataformas eleitorais. Revela também que o primeiro-ministro, José Maria Neves, encara "com entusiasmo" e considera que é um sinal de vitalidade da democracia cabo-verdiana, o anúncio pelo cidadão norte-americano Jacob Cullen, a residir em Cabo Verde desde 2004, acerca de uma possível candidatura ao cargo de presidente da Câmara da Praia nas eleições autárquicas de 2016.

O jornal retoma no Social o processo antigo de extradição do ex-inspector da Polícia Judiciária, Alino Vieira, para dizer que o Palácio da Várzea está a aguardar “pacientemente” que a justiça em França extradite para Cabo Verde o ex-inspector, condenado a 20 anos de cadeia no caso do roubo de 189 quilos de cocaína guardados nos cofres da PJ. O ministro da Justiça, José Carlos Correia, garante que as autoridades cabo-verdianas criarão as condições para que este cumpra a pena aqui em Cabo Verde. O pedido de extradição foi feito em 2013.

Ainda no Social, um grupo de moradores de Palmarejo Baixo, na cidade da Praia, mobilizou-se para embargar junto do Tribunal as obras de construção da Piscina Municipal que o executivo de Ulisses Correia e Silva pretende construir no local. O projecto - uma parceria público-privada - é visto pelos seus promotores como um espaço de lazer para todas as faixas etárias e poderá acolher importantes competições e projectar atletas nacionais. Mas os moradores não vêem “cabimento” em se ter uma piscina pública na zona, argumentado que o bairro é de classe média-alta e não há “condições nem em termos de lotes, nem de saneamento, tão-pouco de parqueamentos” para a sua construção.

Destaque

O jornal traz uma grande entrevista com o novo bastonário, que promete «defender um Serviço Nacional de Saúde universal, acessível, equitativo e capaz de garantir a todos o direito à saúde, independentemente da sua condição económica e social». Daniel Andrade Silves Ferreira considera que os desafios são vários e resultam do aumento do número de médicos, da complexificação da sociedade cabo-verdiana e da necessidade de se dar respostas mais adequadas e consentâneas com a realidade actual que se vive no país. O sucessor de Júlio Andrade à frente da OMC vai mais longe, ao avisar que «os novos tempos requerem uma outra actuação dos médicos cabo-verdianos».

Cifrão

A reportagem económica revela que os hotéis e residenciais das ilhas do Sal e da Boa Vista estão com lotação esgotada durante toda esta quadra festiva. E, em muitos casos, as reservas prolongam-se até Março de 2016, o que vai garantir uma boa taxa de ocupação no Natal e Fim-de-Ano, com perspectiva de ir até à Páscoa. Esta situação está a causar constrangimentos no alojamento de passageiros sempre que há atraso de voos ou visitas de entidades, garante fonte ligada ao sector.

Revela que operadores económicos de São Filipe estão descontentes com a lentidão do Tribunal da Comarca. Segundo o advogado, há dois anos intentaram uma acção judicial para exigir o pagamento de dívidas referentes ao Torneio Interilhas 2013, pelo que pedem ao Tribunal que dê andamento ao processo. São milhares de contos de “calote” de que se queixam desde proprietários de restaurantes e pensões, até serviços de transporte na ilha. Mas a lista de vítimas inclui ainda maqueiros, porteiros dos estádios, árbitros e até a Polícia Nacional.

Anuncia a academia de Capoeira Liberdade&Expressão uma das novas atracções para turistas-naturalistas que visitam a cidade do Mindelo em pequenos grupos organizados. As aulas de ginga acontecem todos os sábados e são assistidas por turistas alemães, ingleses e de outras nacionalidades europeias. E, ainda, que o Riu Touareg, um dos maiores empreendimentos turísticos de Cabo Verde, sito na ilha da Boa Vista e que funciona em regime tudo-incluído, vai aumentar a sua capacidade com mais 300 quartos. Este facto ganha relevância porque o grupo espanhol Riu Hotels & Resort, que responde pelo Riu Touareg, anunciou que vai cessar o negócio hoteleiro que detém na Tunísia.

Kriolidade

É manchete a notícia sobre o restauro da estátua à cantora Cesária Évora, no Aeroporto Internacional de São Vicente. O trabalho passou por um novo revestimento em fibra de vidro para melhorar a sua qualidade e evitar o aparecimento de fissuras e outros desgastes provocados pela maresia, vento e sol. Após este processo, feito pelo artista plástico e autor da obra, Domingos Luísa, a estátua ficou mais brilhante e com uma cor dourada, algo que é natural, explica. Com o passar do tempo, o busto acabará por perder este brilho excessivo, garante o artista.

Chama para a primeira página a notícia de que o Museu Nacional das Romarias, projectado desde 2011 para erguer-se na cidade do Porto Novo, está em “banho-maria” por falta de financiamento. O mau relacionamento entre a autarca e o Ministério da Cultura é apontado com o motivo que levou à paralisação da obra. Nem a Edil Rosa Rocha, nem o MC, Mário Lúcio Soua, quiseram pronunciar-se sobre o sucedido.

Faz o lançamento do CD “Nôs Raiz-Mensagem”, um projecto que pretende recuperar a tradicionalidade da música instrumental cabo-verdiana e que reúne três gerações de artistas – dois de Cabo Verde e um do Brasil. O trio é composto pelo guitarrista Armando Tito, Stephan Almeida no cavaquinho e Maurício Lobão, percussionista brasileiro, que adoptou a música cabo-verdiana. O CD contém nove faixas musicais, entre conhecidas e inéditas.

Lance

No caderno do desporto pode-se ler que o futebol em Santiago-Sul vive momentos de atrito, alimentados “pelo mau ambiente” entre a Associação Regional (ARFSS) e a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF). Quem o assume é o próprio presidente da ARFSS, Mário Donnay, que denuncia o órgão máximo do futebol cabo-verdiano, por estar a praticar actos de “perseguição, represálias e falsas acusações”. E ainda que são esperados cerca de 400 atletas, residentes e da diáspora, na Corrida de S. Silvestre da Praia. Está assegurada a presença da elite do atletismo nacional, com destaque para Nelson Cruz – que conquistou, este mês, a medalha de prata na meia-maratona de Macau.

Radar-Página 7

Os leitores podem ainda ler o Radar, na página sete, com muitas novidades e surpresas!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau