ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1211 31 Dezembro 2015

A última edição de 2015 do A Semana que chega hoje às bancas faz a radiografia “Mundu Novu” no caderno “Grandes Questões”. Trata-se de um programa que propõe conectividade universal e equipamentos acessíveis a todos os agentes do sistema educativo. Diz que há anos que se fala do “Mundu Novu”, mas só agora se começa a sentir, ao nível da sociedade, a presença deste programa, anunciado e apresentado como potenciador de uma “revolução tecnológica” a incidir sobre o sistema educativo, com impactos ao nível de todos os sectores da vida do país. Os seus promotores, em cuja primeira linha se encontra o primeiro-ministro, José Maria Neves, afirmam que o mesmo vai ter implicações no processo de desenvolvimento do país por ter como alvo o principal activo deste país-arquipélago: os seus recursos humanos.

Destaques do Jornal A Semana nº 1211

Na política, revela que a legislação ordinária cabo-verdiana é pouco clara quanto ao período em que deve vigorar o Governo de gestão em tempo de campanha eleitoral. Segundo alertam os juristas ouvidos por este jornal, apenas o artigo 7º do Código Eleitoral (CE) proíbe «cerimónias públicas de lançamento de primeiras-pedras e de inauguração a partir dos 60 dias antes da data das eleições», neste caso, a partir de 19 de Janeiro próximo. Mas dizem as mesmas fontes que o «governo mantém a plenitude das suas funções, salvo no que em termos doutrinários ou de ética política não for considerado conveniente».

Retoma a polémica sobre o Fundo do Ambiente para dizer que o processo do director-geral do Ambiente contra o deputado do MpD, Filipe Furtado, seguiu para o Tribunal. Moisés Borges foi ouvido esta semana na Procuradoria-Geral da República, na sequência da queixa-crime que apresentou contra o deputado ventoinha, que o acusou de ter movimentado 40 mil contos, provenientes do Fundo do Ambiente, na sua conta pessoal. O DN do Ambiente classifica as acusações de Furtado de “levianas” e “falsas”.

E noticia que o Movimento para a Democracia (MpD) acusa a Assembleia Municipal do Porto Novo de funcionar a reboque da Câmara Municipal, que, “ainda não reconheceu a Assembleia enquanto órgão autárquico legislativo, eleito pela população, com plenos poderes consagrados nas leis específicas municipais e gerais do Estado”. O MpD diz também que o presidente da AM, Carlos Delgado, foi incapaz de impor a sua figura para mudar o rumo dos acontecimentos. Ouvido por este jornal, Delgado recusou pronunciar-se sobre a leitura da oposição no Porto Novo.

A reportagem é sobre o anúncio, pela directora do Hospital Agostinho Neto, Ricardina Andrade, de que Cabo Verde pretende colher órgãos humanos para transplante. Depois da instalação do centro de hemodiálise no Hospital Agostinho Neto, extrair órgãos como o rim para transplante promete ser o passo seguinte. A ideia, segundo a directora do HAN, começa a ser germinada, mas até à sua concretização algumas medidas precisam ser tomadas, uma delas a aprovação de um quadro legal para regulamentar todo o processo.

Num outro registo, revela que o FC Porto vai contratar dois andebolistas do Atlético Clube do Mindelo. Os internacionais sub-21 Edilson “Dodô” Morais e Rafael “Rafa” Cruz, formados pelo Atlético, devem integrar o plantel da equipa de andebol do FC Porto até Janeiro.

Encerra iniciando a contagem decrescente para S. Silvestre e diz que os fogos-de-artifício vão anunciar a chegada de 2016. Diz que há opções de festas para todos os gostos e bolso para que os cabo-verdianos comemorem a entrada do novo ano, quer nas tradicionais festas privadas, quer nos concertos públicos, organizados pelas Câmaras Municipais. Os espectáculos de fogos-de-artifício vão acontecer nas cidades do Mindelo, Praia, Espargos e em São Filipe. De norte a sul do país, não faltam alternativas para uma entrada em grande em 2016.

Radar - Página 7

Aqui os eleitores pode encontrar matérias interessantes, como Madame Jeje, relógio crioulo, presépio e burro de duas cabeças, entre outras novidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau