ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1212 08 Janeiro 2016

A primeira edição do A Semana de 2016 traz em Destaque uma grande entrevista com a líder do PAICV e candidata a Primeira-ministra, que diz que o seu partido está pronto para o embate de 20 de Março. Janira Hopffer Almada aborda alguns aspectos importantes da sua plataforma eleitoral. Avança que ainda este mês vai fazer a apresentação pública das listas às eleições gerais que espera ganhar "com a maioria absoluta". Anuncia que o seu partido vai propor uma “Nova Agenda Económica para Cabo Verde", feita "a partir de diálogo permanente com a sociedade civil, operadores económicos, partidos políticos e órgãos de soberania" e sublinha a aposta no crescimento económico para combater o desemprego e na reforma do sistema fiscal que deve culminar com a redução de impostos e uma forte parceria com o sector privado. Referindo-se às críticas da oposição sobre a má gestão de bens públicos, JHA defende que é o momento de se repensar o instituto da imunidade, para que todos os deputados sejam responsabilizados por aquilo que fazem e dizem perante a justiça.

Destaques do Jornal A Semana nº 1212

Legislativas/2016

Na Política, revela que o processo relativo às próximas legislativas nos Estados Unidos está envolto em polémica. O MpD e a UCID estão contra a nomeação de Adelsa Mendes para CNE nos EUA. É que Adelsa Mendes é coordenadora do sector de imigração do consulado de Cabo Verde em Boston e trabalha sob o comando do cônsul-geral, que é também o presidente da Comissão Regional de Eleições (CRE-EUA). Para Filomena Gonçalves, responsável pelo observatório eleitoral e pelo processo eleitoral do MpD, “ Adelsa Mendes torna-se uma pessoa parcial e incapaz de garantir a transparência no processo eleitoral”, afirma.

Diz ainda que o líder do MpD debate a reforma fiscal com empresários no Mindelo este sábado, 9, num encontro em que Ulisses Correia e Silva vai apresentar, pela primeira vez, a proposta do seu partido para a Reforma Fiscal em Cabo Verde. E ainda: o professor liceal José Graça é o cabeça-de-lista da União Cabo-Verdiana, Independente e Democrática (UCID) para Santo Antão. O presidente António Monteiro confirma a informação, mas não destapa o véu sobre os outros integrantes da equipa e nem sobre as metas que os democratas-cristão se propõem atingir. O partido está a trabalhar o dossiê Legislativas 2016 no máximo sigilo possível.

Em Reportagem

A grande reportagem revela que a Baía do Porto Grande, em São Vicente, não está a tirar o “devido proveito” turístico do título de estatuto de uma das 33 enseadas naturais mais belas do mundo. Falta visão e investimentos para a requalificação da sua orla e promoção deste activo, afirmam várias personalidades mindelenses. O vereador Anildo Fortes, representante de S. Vicente na Assembleia-Geral do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, alerta que, se não forem respeitados certos requisitos, Mindelo pode perder o título.

Jornal Económico Cifrão

O caderno económico mostra que o Totoloto movimenta mais de 346 milhões de escudos por ano, o que torna esse jogo uma mina de dinheiro para a realidade socioeconómica cabo-verdiana. Esse valor varia, no entanto, em função de Jackpots acumulados, adverte o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Mário Moreira, num exclusivo. Este responsável revela ainda que o maior prémio já atribuído pelo Sector de Jogos no país foi de 33 milhões de escudos, ganho por uma apostadora em S. Vicente.

Num outro registo, diz que faltou aguardente no mercado nesta quadra festiva, numa altura em que os alambiques começam a operar com selo de qualidade. Nos locais habituais de venda em S. Vicente, por exemplo, a resposta muitas vezes foi “não temos aguardente”. O pouco que se arranja “é contrabando”. Custa mais caro e é vendido escondido. O presidente da Confraria do Grogue de Santo Antão – Associação Cultural Alberto Lima, acredita que esta situação se deve à entrada em vigor da Lei que regula a produção e comercialização da aguardente de cana-de-açúcar, designada por “grog”, “grogue” ou grogu”.

Anuncia ainda o surgimento de uma agência que oferece pacotes “terra-a-terra”. Apoia pessoas a descobrir as suas raízes através de buscas nos registos no Arquivo Nacional, prepara a aposentadoria, encontra alojamento, abre conta bancária, cria um NIF (Número de Identificação Fiscal). Estes são alguns serviços que oferece às pessoas que se deslocam a Cabo Verde. Disponibiliza ainda ajuda para quem quer aprender crioulo, fazer contratos com uma empregada doméstica ou ir a um cabeleireiro. Estes serviços simples, mas imprescindíveis durante as férias, estão incluídos no pacote personalizado oferecido por essa agência.

Jornal Cultural Kriolidade

Djim Job vai lançar o seu segundo álbum discográfico este mês nos EUA, depois de quase 20 anos sem gravar. "Amor e Música" é o nome deste CD que inclui 12 composições da autoria do baixista, produtor e cantor. Para Djim Job esta é uma obra de mistura de estilos, desde o tradicional cabo-verdiano ao semba e ao funk, passando pelo reggae.

Jornal Desportivo Lance

O basquetebol da ilha do Fogo está a enfrentar problemas financeiros que podem travar o seu processo de desenvolvimento, diz Paulo Pina, presidente da associação regional da modalidade. Há duas épocas que a ARBF funciona apenas com o subsídio de cem mil escudos que recebe da edilidade sanfilipense, ou seja, sem o mínimo de apoio da federação. “Da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, há algum tempo que não recebemos um único tostão”, lamenta, realçando que a verba disponibilizada pela CMSF não chega sequer para pagar as despesas.

Radar- Página 7

Os fãs desta página podem ainda ler muitas novidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau