ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1213 15 Janeiro 2016

O A Semana traz em destaque nesta edição uma entrevista com Chefe do Governo de Portugal, que na sua primeira visita ao exterior vem à Cabo Verde na próxima terça-feira, 19. António Costa diz que vai-se dar início a um novo ciclo de cooperação, que vigorará até 2018, “servindo esta visita para assinalar o arranque das negociações do novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC)». Nesta entrevista a partir de Lisboa, Costa faz questão de realçar que «a excelência das relações entre Portugal e Cabo Verde nunca esteve dependente de ciclos políticos» e que «Portugal é um parceiro constante, fiável e duradouro de Cabo Verde». O político assevera, por outro lado, que os cabo-verdianos residentes em Portugal terão um tratamento em tudo igual a todos os outros cidadãos.

Destaques do Jornal A Semana nº  1213

1º Caderno

A Política anuncia um novo reajuste no Governo de José Maria Neves. Noticia o jornal que o actual ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo, vai substituir Janira Hopffer Almada no Governo – à frente do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Esta é uma remodelação que o Primeiro-ministro,José Maria Neves deverá anunciar nos próximos dias.

A nível partidário, revela que o MpD já tem o seu projecto para reformar o sistema fiscal cabo-verdiano. Se vencer as eleições de 20 de Maço, promete reduzir o Imposto Único Sobre Rendimento (IUR) em cinco pontos percentuais, estender a isenção do IVA e direitos aduaneiros aos produtos adquiridos no mercado nacional e baixar esse imposto em relação aos operadores hoteleiros.

Do lado do PAICV, o partido assinala o 20 de Janeiro, Dia dos Heróis, com Estados Gerais para apresentar os cabeças-de-lista às eleições legislativas. A data vai ser ainda assinalada com um acto central, na Assembleia Nacional, para evocar a vida e obra de Amílcar Cabral e dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Já a UCID mantém o secretismo na escolha dos cabeças-de-lista para as legislativas. O Conselho Nacional partido vai definir, no próximo dia 30, as listas finais para as eleições legislativas de 20 de Março. O líder António Monteiro deve continuar à frente do círculo de S. Vicente, onde o partido conseguiu dois deputados nas últimas duas legislaturas.

A reportagem destaca um estudo efectuado pelo biólogo cabo-verdiano João Soares, que revela que a flora do mar de Cabo Verde possui duas espécies de macroalgas com reconhecidas propriedades anticancerígenas, mas que nunca foram exploradas terapêutica e comercialmente pelo país. As plantas marinhas são a Caulerpa prolifera e Dictyota crenulata, ricas em substâncias usadas pela indústria farmacêutica internacional no combate a várias doenças, com destaque para o cancro. Estas, conforme o biólogo marinho, têm constituintes que conseguem inibir a reprodução das células cancerígenas, propriedade já comprovada por cientistas de alguns países.

jornal Econômico Cifrão

O económico noticia que o presidente da Cabo Verde Investimentos (CI), José Armando Duarte, deverá deixar a instituição na próxima semana. Na origem desta saída está a reestruturação feita nos serviços do Estado, que criou a Agência Cabo-Verdiana do Investimento (ACTI), resultante da fusão da CI com a Direcção-Geral do Turismo. Num outro registo, mostra que as propinas em atraso estão a deixar universitários, sobretudo os finalistas bolseiros da Câmara Municipal do Maio, pendurados. A dívida ultrapassa os 300 contos por aluno.

Ainda na área da Educação, revela o empreendedorismo dos estudantes cabo-verdianos em Portugal que criaram a marca de roupa e bonés - Dope Mates. São t-shirts e snapbacks (chapéus) com um visual moderno e despojado para a faixa etária dos 15 aos 35 anos. Além de imaginação e criatividade, a Dope Mates destaca-se pelo uso de material que lembra o “panu-terra”, bem como pelos padrões com imagens de Cabo Verde e do continente: a mulher a trabalhar no pilon, coqueiros, o vulcão do Fogo em erupção, os pés descalços da diva Cesária Évora. As primeiras criações venderam logo e preparam para aumentar a produção e começar a vender também para Cabo Verde.

Jornal Cultural Kriolidade

Antecipa o lançamento do álbum discográfico de D. Ana. Brasiliana da Cruz, conhecida no mundo artístico por D. Ana, natural de Ribeira Bote (S. Vicente), lançará brevemente o seu primeiro CD “Nhe grande amor”. A cantora tem 84 anos, o que torna este lançamento um feito inédito na música de Cabo Verde. Diz ainda num outro registo que, ao contrário do que muitos crêem, a estátua erguida no ano 2000 nas imediações da antiga Câmara do Porto Novo, em Alto Peixinho, nada tem a ver com a história de "Mã Maia", a mulher que outrora foi protectora da imagem de S. João Baptista, o santo padroeiro daquele município. A versão correcta é que essa estátua, que já corre o mundo em fotos e vídeos, simboliza a mulher e a emigração cabo-verdiana.

Jornal Desportivo Lance

Noticia que a Federação Cabo-Verdiana de Karaté (FCK) está a dar os últimos retoques em mais uma edição do Open Pedro Pires, prova a nível de selecções e que visa prestigiar o antigo Presidente de República e combatente da pátria, que está a despertar interesse de karatecas africanos, portugueses e brasileiros. No entanto, para materializar e dignificar o certame, previsto para meados de Abril, o presidente da FCK espera contar com apoios de instituições públicas e privadas.

Ainda do karaté falando, revela que o árbitro cabo-verdiano Mário Galvão “Maruzinho” Lopes almeja representar Cabo Verde em altas competições mundiais e elevar o nome do país na modalidade. Graduado à categoria de juiz continental no último Campeonato Africano da Zona II, Maruzinho quer ver o seu nome também entre os melhores do mundo. Mas atingir esta fasquia não será tarefa fácil, já que, conforme o nosso entrevistado, o país precisa de ter mais presença nas provas internacionais.

No andebol, diz que mais dois andebolistas transferidos para Portugal. Os atletas Kivan “Kiki” Dongo e Délcio “Dedê” de Pina estão de partida para Portugal, onde devem fazer um teste de três meses na equipa do ABC de Braga. Em princípio, os andebolistas cabo-verdianos viajam neste mês de Janeiro para tentarem a sorte na liga portuguesa.

Radar-Página 7

Aqui os leitores podem ler muitas coisas interessantes!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau