ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1217 12 Fevereiro 2016

A edição do jornal A Semana que chega hoje às bancas revela um caso insólito de saúde. Conta que Adélia Rodrigues fez três testes rápidos de VIH Sida em três lugares diferentes (Centro de Saúde e em duas clínicas), na Boa Vista e os três deram positivo. Inconformada, pediu mais um exame ao centro de saúde, mas não foi atendida. Durante três meses, viveu “um autêntico inferno”: teve um aborto espontâneo, tentou suicidar-se, quase matava toda a família colocando veneno na comida, tentou esfaquear o companheiro e ainda ateou fogo à própria casa. Após muita insistência, conseguiu convencer a Delegada de Saúde a pedir à Praia o exame “Elisa”, que deu negativo. Agora quer levar ao Tribunal a delegada de Saúde, Miriam Delgado, a quem acusa de irresponsável e pouco profissional. As clínicas sacodem a água do capote, afirmando que cumpriram com o protocolo.

Destaques do Jornal A Semana nº 1217

Na Política, o jornal revela que alguns militantes ventoinhas acusam o líder do MpD de desvalorizar as cores e os símbolos que estiveram na génese do partido. Criticam o facto de Ulisses Correia e Silva aparecer em actos públicos envergando camisolas de cores que nada têm a ver com o partido, como o vermelho, que tradicionalmente representa a ideologia da esquerda e o partido do Governo, o PAICV. Outro ponto de controvérsia é o hino escolhido para as próximas eleições. Segundo esses militantes, ao invés de representar o MpD, centra-se no líder.

Noticia que o PTS está aberto para uma boa coligação pós eleitoral. Ao A Semana, o líder do partido, José Augusto Fernandes “Ti Gust” traça as estratégias para levar o eleitorado cabo-verdiano a confiar nesta força política fundada, em São Vicente, por Onésimo Silveira – e que chegou a ter um deputado no parlamento no quadro da Aliança Democrática para a Mudança (ADM), formada ainda pela UCID e o extinto Partido de Convergência Democrática (PCD, que também colocou um deputado nacional por Santiago). O PTS ganhou, nos últimos anos, asas e voou para Santiago, onde vai concorrer, nas eleições gerais que se avizinham, nos dois círculos da ilha: Santiago-Sul e Santiago-Norte.

Suplemento Destaque

Esta edição traz um suplemento sobre o Impacto da Malária em África. Nele, a Secretária-executiva da ALMA destaca o papel de Cabo Verde na luta contra a doença. “Há uma criança africana a morrer de malária a cada dois minutos, e isso é inadmissível” afirma. Em entrevista concedida ao A Semana a partir de Adis Abeba, Etiópia, Joy Phumaphy sublinha que o Prémio Excelência atribuído a Cabo Verde teve em conta o «desempenho do Governo na luta contra a malária, que foi fulcral para que o país esteja agora na fase de pré-erradicação da doença».

Social retoma o processo Lancha Voadora para dizer que os condenados vão intentar uma queixa-crime contra o Conselheiro de Segurança Nacional, por causa da entrevista concedida ao Caderno Grandes questão do A Semana. Não gostaram de ver Carlos Reis ligar as suas pessoas ao assassinato da mãe da inspectora Cátia Tavares e ao atentado contra o filho do primeiro-ministro e pretendem agora “pegar” o ex-director central da PJ.

Num outro registo, revela que os estudantes cabo-verdianos devem mais de 40 mil contos a universidades em Portugal. As dívidas atingem um montante superior aos quarenta milhões CVE, acumuladas ao longo dos anos, por estudantes que frequentam essas universidades.

Caderno Cifrão

"Cabo Verde produz jogos e aplicativos de nível internacional" é a grande reportagem do económico. José Brito, co-fundador da Ihaba, a primeira incubadora privada de empresas no país, garante que a empresa está a saber tirar proveito das novas tecnologias, numa altura em que a inovação é o principal ingrediente de desenvolvimento, seja qual for o país. Este facto leva-o a fazer um balanço “francamente positivo” dos quatro anos de funcionamento da Ihaba, que apostou no talento dos jovens cabo-verdianos, que estão sempre aptos a novidades.

Diz que as obras de requalificação da orla marítima da Gamboa-Porto da Praia vão custar 200 mil contos. O vereador do Urbanismo da Câmara da Praia, Rafael Fernandes, explica que as obras, com uma extensão de 15 quilómetros, vão arrancar em de Abril e a sua conclusão está prevista para 2019. “O objectivo desta intervenção é privilegiar todo o espaço, transformando a baía da Praia voltada para o mar, e ligar esta zona da cidade aos diversos pontos da capital”.

As ilhas do Sal e da Boa Vista e Santa Catarina de Santiago vão ganhar Repartições de Finanças de Nível 1. Foi igualmente criada a Alfândega do Sal – que resulta da fusão dos actuais serviços da Delegação Aduaneira da Palmeira e da Alfândega dos Espargos - e elevada à categoria de Alfândega a Delegação Aduaneira de Sal-Rei, na Boa Vista. E ainda, o que o economista José Carlos Freire Tavares, que desempenha as funções de director do Serviço da Operações Financeiras do Estado, vai exercer o cargo de director-geral do Tesouro, em regime de acumulação.

Caderno Kriolidadi

Destaca que o Museu da Pesca, em São Nicolau, e o Museu do Mar, em São Vicente, já receberam as primeiras obras e artefactos doados pelo Museu da Baleia de New Bedford. Este é o resultado da parceria que o Ministério da Cultura, através do Instituto do Património Cultural (IIPC), e o Museu da Baleia da cidade americana, estabeleceram tendo em vista dotar o país de peças que compõem o acervo daquele museu e que espelham parte da história da pesca da baleia, uma actividade económica que contou com uma expressiva mão-de-obra cabo-verdiana.

Anuncia o regresso do Pilon, grupo musical que nos anos 80 iniciou a divulgação da cultura cabo-verdiana no Luxemburgo, em Roterdão, Holanda, num “relembra tempo”. É uma oportunidade que querem agarrar, com a mesma ideia que motivou o seu nascimento: divulgar a cultura de Cabo Verde além-fronteiras, com o mesmo estilo de há 30 anos, enraizado nas nossas tradições, mas agora com mais experiência.

Caderno Lance

Diz que a Federação Cabo-Verdiana de Futebol entregou um projecto à FIFA para o financiamento do programa de institucionalização do futsal no país. O Director Técnico da FCF, Pedro Elias “Juca”, diz que Cabo Verde tem estrutura para desenvolver a modalidade, mas um amplo trabalho tem de ser feito para garantir a sua implementação definitiva.

Revela que o presidente do Conselho Regional de Arbitragem (CRA) de Santiago-Sul está satisfeito com o desempenho dos árbitros da região, apesar das muitas críticas que se fazem ouvir nas tardes de futebol, no Estádio da Várzea. José Filipe Moreira considera que o nível dos juízes tem aumentado, mas, mesmo assim, quer um maior empenho da federação para que os árbitros fiquem melhor preparados.

Ainda: o Atlético Clube do Mindelo, tetracampeão de São Vicente e de Cabo Verde em Voleibol, quer repetir o feito do ano passado e voltar a participar na edição deste ano da Liga dos Campeões Africanos de Voleibol, que acontece no Egipto entre os meses de Março e Abril, sob a égide da Federação Internacional de Voleibol. Mas para fazer deslocar a comitiva de 18 elementos, entre jogadores e dirigentes, o clube precisa de mil contos, revela Jorge Neves, manager da equipa.

Radar-Página 7

Como sempre, não faltam curiosidades para os fãs da página mais lida do jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau