ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1219 26 Fevereiro 2016

Na edição do jornal A Semana que chega hoje às bancas a presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE) diz que as eleições legislativas de 20 de Março projectam-se num quadro de competitividade, com os partidos políticos a esgrimirem não apenas argumentos mas também acusações. E uma das mais frequentes e tradicionais é a referente à compra de votos. Mas Maria do Rosário Pereira garante que nunca houve, nem na CNE nem nos tribunais, uma única queixa formal devido a essa alegada prática fraudulenta. Defende que as alegações de compra de votos servem apenas para desqualificar a democracia cabo-verdiana, além de atentarem contra a idoneidade e a dignidade dos eleitores.

Destaques do Jornal A Semana nº 1219

Na Política, A Semana continua a esmiuçar as Plataformas Eleitorais dos partidos, para dizer que o PAICV quer mais autonomia e investimentos estrangeiros para São Vicente. Para isso, aposta na desconcentração de competências e atribuições dos serviços desconcentrados do Estado. Também quer atrair investimentos externos para as áreas do turismo, economia marítima, pesca, reparação naval, transbordo de contentores e turismo de cruzeiros, agregando assim uma maior dinâmica com resultados concretos na criação de mais postos de trabalho.

Retoma o caso juiz Ary Santos contra jurista Amadeu Oliveira para anunciar que o Tribunal do Sal adiou para 1 de Março a leitura da sentença do julgamento relativo à queixa-crime por injúria agravada. O veredicto do juiz Aldino Santos era para ser conhecido no dia 23 de Fevereiro, mas foi adiado dada a complexidade do caso.

Revela num outro registo que dois veículos ligeiros, que estavam sem amarras, colidiram dentro do navio Mar d´Canal, assustando os passageiros que faziam o trajecto São Vicente-Santo Antão no dia 16 deste mês. Esse episódio volta a despertar a atenção para a questão da segurança marítima, por causa dos navios que não cumprem com as suas obrigações. Os transeuntes unem a sua voz e apelam às autoridades competentes para pôr cobro à situação, obrigando a companhia proprietária da embarcação a cumprir rigorosamente as regras de segurança, pois que ainda está fresca na memória dos cabo-verdianos a recente tragédia do navio Vicente – num sinistro cujas causas até agora “não foram tão bem esclarecidas”.

Caderno Cifrão

Abre com a boa nova de que a Direcção-Geral do Tesouro reactivou o regime de bonificação de juros para Crédito Habitação, regime esse definido nos termos do decreto-lei nº 37/2010 de 27 de Setembro que regula as condições de acesso ao crédito no regime geral, bonificado e jovem bonificado. Esta decisão era há muito aguardado pelos bancos comerciais, que vêem nesta medida mais uma oportunidade de negócio, mas sobretudo pelos jovens que podem adquirir, construir as suas casas, pagando juros competitivos.

Anuncia que um consórcio sediado no Dubai vai construir uma unidade turística de luxo na ilha do Fogo. Avaliado em cerca de sete milhões de contos, a “Aloe Vera Resort & Spa”, inclui um hotel de 50 quartos e 100 suítes de luxo, uma vila de 50 apartamentos, 47 moradias, entre outras infra-estruturas relevantes para a histórica cidade de São Filipe.

Diz ainda que os titulares de rendimentos empresariais e profissionais - arquitecto, advogados, médicos, engenheiros, auditores e contabilistas e outros enquadrados na Contabilidade Organizada – passam a pagar menos impostos. Esta decisão resulta do novo Código de Impostos sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRPS) em vigor.

Caderno Kriolidade

Apresenta o estilista Hermes dos Reis, que tansforma fios de arame em peças de roupa. A sua mais recente criação é um conjunto de trajes carnavalescos em que a “matéria-prima” é o arame, especialmente confeccionados para uma ala do Grupo Escola de Samba Tropical. A originalidade das peças é ainda realçada por não receberem nenhum tipo de acabamento final, algo que desperta a atenção do público.

No Março Mês do Teatro, chama atenção para a estreia da peça “Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias”, na próxima sexta-feira, 04 de Março. No palco, 11 pessoas integrantes do projecto Teatro 15 dão vida às personagens de oito peças curtas, a partir do livro (com o mesmo título) do romeno Matéi Visniec. É a primeira vez que se vai encenar num país africano textos deste autor contemporâneo. João Branco diz que a intenção é provocar “um série de reflexões sobre questões actuais, nomeadamente a solidão, as fronteiras e as fobias”.

Caderno Lance

Notícia uma turbulência no Futebol do Fogo. Diz que os clubes de futebol do primeiro escalão do campeonato regional da ilha do Fogo estão a questionar a legalidade da inscrição do médio Lucas Mendes Andrade, a quem acusam de ter assinado ficha por duas equipas. Os dirigentes alegam que o jogador assinou pelo Grupo Desportivo Águias Moradal, de Castelo Branco (Portugal), e também pela Académica do Fogo, tendo já efectuado alguns jogos com as cores da Micá.

Informa que a ADESBA, mais conhecida por “Bairro”, contínua invicta no campeonato regional de Santiago-Sul. Líder da prova, a formação canarinha contabiliza em doze jogos sete vitórias, cinco empates, somando assim 26 pontos. Com esta performance, perspectiva-se ao clube um futuro risonho no que resta da prova.

Retoma o caso referente as dívidas do “Interilhas 2013” para dizer que o Tribunal de São Filipe agendou para 04 de Março o debate instrutório deste processo que opõe os credores e a Associação Regional de Futebol. São milhares de contos de ”calote” e as vítimas são empresas prestadoras de serviço na ilha do Fogo – proprietários de restaurantes, pensões e transportes –, mas também maqueiros, porteiros dos estádios, árbitros e até a Polícia Nacional.

Radar - Página 7

Com várias curiosidades e novidades para os seus fãs.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau