ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1248 23 Setembro 2016

A edição do A Semana que chega hoje às bancas traz um ESPECIAL sobre os 25 anos de eleições Presidenciais em Cabo Verde. Diz o jornal que no próximo dia 2 de Outubro Cabo Verde escolhe um novo Presidente da República. Será o sexto sufrágio universal, livre e secreto após a abertura política resultante das reformas adoptadas em 1991. Estas reformas possibilitaram a eleição, em 1991, de António Mascarenhas Monteiro, após disputa com Aristides Pereira, o primeiro presidente de Cabo Verde independente. Seguiram-se Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca, que se recandidata a um segundo mandato. No Especial, apresentamos os candidatos, as suas propostas e depoimentos de pessoas. Revela ainda que, apesar do desgaste das legislativas e autárquicas, da decepção com “as promessas não cumpridas”, muitos eleitores vão votar. Acreditam que o voto é importante porque dá ao cidadão a possibilidade de participar nas decisões do país.

Destaques do Jornal A Semana nº 1248

Primeiro Caderno

Na Actualidade, revela que a Associação Socioprofissional da Polícia Marítima (ASPMAR) está descontente com a redução do salário dos agentes que trabalham nessa área, exigindo ao Governo a sua reposição e um retroactivo de mais de 3 mil contos devidos a 17 efectivos. É que, segundo Faustino Moreno Sanches, presidente daquela associação e vice-presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), o anterior Executivo violou “abusivamente” o Decreto-lei nº 52/2000 de 18 de Dezembro, que estabelece o salário de origem do Quadro Privativo da Marinha e Portos.

Num outro registo, diz que Aníbal Borges, actual presidente do Sindicato Nacional das Instituições Financeiras (STIF), vai disputar a liderança da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde-Central Sindical (UNTC-CS) no congresso electivo da organização, previsto para acontecer em fins de Novembro, na Praia. É expectativa, entre os sindicalistas, que o próximo conclave «vai ditar o fim do longo reinado do actual secretário-geral, Júlio Ascensão Silva», que já tem mais de 35 anos à frente da “maior central sindical do país”.

No Sócio-laboral, diz que o presidente do Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo (SICOTUR) defende o salário mínimo nacional (SMN) de 27 mil escudos para os trabalhadores dos grandes estabelecimentos do sector turístico nas ilhas da Boa Vista e do Sal. Quanto aos estabelecimentos médios e aos de pequena envergadura, Mário Correia sugere um ordenado mínimo mensal de 25 contos e de 22 contos, respectivamente. O sindicalista, que critica o “bloqueio” trazido pelo salário mínimo de 11 mil escudos, diz-se, entretanto, esperançoso de que o novo Governo venha a trabalhar para melhorar as condições de vida da classe.

Merecem ainda destaques no jornal a notícia de que os agentes da Polícia Nacional no Paul, Santo Antão, reclamam do atraso no pagamento de cerca de 200 contos por serviços prestados à Câmara (CMP) durante as festas de Santo António das Pombas deste ano. Cansados das mesmas desculpas que se repetem todos os anos, os policiais acusam aquela edilidade de estar a “brincar” com o seu ganha-pão e contestam a postura do comandante da Esquadra que nada faz para cobrar essa dívida por causa das “boas relações entre as duas instituições”.

E também a de que os taxistas, na cidade da Praia, dividem o mercado com transportes clandestinos. Uma situação que, segundo denunciam os entrevistados do A Semana, se arrasta há vários anos, é do conhecimento das principais autoridades e sem solução. Para os homens do volante que trabalham de forma legal, é de clamar aos céus esta concorrência desleal tanto mais que, dizem, estão sendo ameaçados por motoristas irregulares. Indignados, acusam as autoridades de falta de respeito, de premiar os clandestinos com a impunidade, pelo que apelam à intervenção do Governo para que a lei se cumpra, punindo os prevaricadores.

Suplemento Destaque

A Entrevista é com o candidato presidencial Jorge Carlos Fonseca, que diz, no Suplemento Destaque, “a minha postura vai ser a mesma. Sou uma Suplemento personalidade independente, suprapartidária e o meu percurso político, mesmo quando estive em partidos, foi marcado pela autonomia, até pela irreverência”. Nesta entrevista ao A Semana, Fonseca desmistifica o fantasma da hegemonia política do MpD e assegura que, caso vencer as eleições de 2 de outubro, como espera, vai policiar o Governo do MpD nos mesmos moldes que fez com o do PAICV. Aos cabo-verdianos promete ser um presidente dos equilíbrios, com respaldo na Constituição. Critica os seus concorrentes, pedindo elevação do discurso à altura de candidatos ao mais alto magistrado da Nação. Explica a questão dos embaixadores e defende que os vetos não podem ser vistos como meios para ganhar algo a nível político.

Caderno Desportivo “Lance”

Informa que o Campeonato Regional de Santiago-Sul ainda não tem data de arranque, mas algumas equipas já deram os primeiros passos a preparar a nova temporada. Boavista e Sporting, principais candidatos ao título, são as formações que mais têm investido nesta fase. Os axadrezados, com uma nova equipa técnica liderada por Humberto Bettencourt, procuram manter a estabilidade organizativa, enquanto os leões querem repor a superioridade na região.

Já na região norte, a bola começa a rolar no próximo dia 15 de Outubro, com as equipas do primeiro escalão do futebol decididas a arrebatar o título ao campeão Varandinha. O presidente do clube detentor do título regional mostra-se sereno e diz não temer a ameaça dos adversários. Daniel David Soares garante que a sua formação está pronta para enfrentar a concorrência e conquistar o segundo título consecutivo na época prestes a arrancar.

Noticia que o treinador Kula Monteiro foi escolhido pela Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol para comandar a direcção técnica da selecção nacional. O técnico da Académica do Mindelo deveria deslocar-se hoje, sexta-feira, à cidade da Praia para discutir os termos do contrato, definir as metas com a FCBB para os próximos tempos e assumir oficialmente a nova função.

Radar - Página 7

Com muitas novidades, com destaque para um caso de espírito no cemitério de S.Vicente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau