ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1253 04 Novembro 2016

“Onda de assaltos preocupa salenses”. Este é o destaque desta edição do A Semana já nas bancas. Os salenses estão “assustados” com a vaga de assaltos que nos últimos meses atingiu Espargos e Santa Maria. A habitual tranquilidade da ilha está a ser abalada por assaltantes, que atacam nacionais e turistas em plena luz do dia. Há vários registos ainda de roubos em residências, dai que população e empresários pedem mais policiamento. Mas a Polícia Nacional, que tem conhecimento destes assaltos, desdramatiza, alegando que o número de casos não é alarmante. Para o comandante Maximiliano Fortes, são roubos comuns, que acontecem como em qualquer outra cidade do país.

Destaques do Jornal A Semana  nº 1253

Primeiro Caderno

Na actualidade Política, este semanário destaca “Dirigentes do PAICV contra estratégia de «fáxi-faxi»”. Segundo esses militantes, o PAICV tem de mudar de caminho se deseja ser reconhecido como um partido capaz, experimentado, idóneo e merecedor do reconhecimento e da confiança dos cabo-verdianos. Este apelo consta de um manifesto tornado público, na Praia, por um grupo de dirigentes tambarinas que se insurge contra aquilo a que chama «estratégia de ‘faxi-faxi’ e de ‘foga-djogo’», que não deixa tempo para o debate democrático no seio das estruturas. Em causa está a recente decisão do Conselho Nacional (CN) de antecipar para o início do próximo ano as directas e o congresso ordinário, que elegerão o presidente e os demais órgãos nacionais.

Jorge Nogueira revela dívidas de mais de 100 mil contos” é, na politica, outra chamada de primeira página deste número do A Semana. Segundo este edil, a Câmara Municipal de São Filipe encontra-se em situação financeira difícil por causa de uma dívida de mais de 100 mil contos deixada pela equipa de Luís Pires junto de várias entidades e corre o risco de perder credibilidade junto dos fornecedores e credores. Mesmo assim, Nogueira garante que, caso consiga recursos, vai trabalhar para honrar os compromissos que assumiu durante a campanha eleitoral.

A nível da economia, traz a seguinte novidade: “O diferencial turístico de Cabo Verde é a sua cultura”, afirma em entrevista ao A Semana Bjørne Sandstrom, director comercial (CCO) do grupo Thomas Cook, um dos mais antigos e influentes grupos do mundo em viagens de turismo e lazer, que vai inaugurar no próximo ano na ilha do Sal e que deverá gerar um milhar de postos de trabalho – 600 directos mais 400 indirectos. A vontade do grupo Thomas Cook, diz Sandstrom, associar o turismo de qualidade internacional com aquilo que torna Cabo Verde único no panorama do turismo mundial, que é a sua cultura.

No Social, A Semana revela que “Pedé” foi condenado a 20 anos de prisão. Wilson Manuel “Pedé” Freire já está a cumprir 20 anos de prisão, pena a que foi condenado pelo Tribunal da Comarca de Santa Cruz, por agressão sexual e homicídio agravado de Ludmira “Cleusa” Barros Fernandes. O crime teve lugar naquele concelho do interior de Santiago, em Julho de 2015, durante as festividades de "Nho Santiago Maior".

O jornal conta também que os 150 anos do Seminário-Liceu de S.Nicolau, os 85 da sua transformação em Campo de Concentração e os 50 da criação no mesmo espaço do Externato de São Nicolau vão ser evocados por ocasião da Conferência Episcopal, que de 7 a 13 de Novembro, reúne Bispos da Região Ocidental-Africana. Bispos de Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Mauritânia vão em conferência dar continuidade às celebrações, que arrancaram em Abril, último. Nessa cerimónia inaugural, presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, descerrou-se a Placa Evocativa dos 150 anos do Seminário-Liceu de São Nicolau, 1866-2016.

O semanário divulga ainda o caso de uma mãe que pede ajuda para cuidar da filha com microcefalia. Jéssica Varela, de 25 anos, residente no bairro de Coqueiro, na cidade da Praia, está a apelar para a boa-vontade das pessoas a fim de poder cuidar melhor da filha que nasceu com microcefalia. Aos dois anos, esta criança ainda não consegue andar sozinha, além de outras dificuldades que enfrenta, tais como uma encefalopatia hipóxica-isquémica neonatal e um atraso no desenvolvimento psicomotor.

Em Regiões, denuncia que as vias na cidade de S.Filipe estão intransitáveis. A única via de acesso ao Hospital Regional do Fogo está praticamente intransitável e em algumas artérias do centro da cidade de São Filipe a situação é também crítica. Cansados de esperar pela intervenção das autoridades municipais e governamentais, os condutores procuraram este jornal para denunciar essa situação da qual, segundo dizem, são principais lesados os taxistas que todos os dias fazem a ligação entre a cidade e o Hospital Regional, sito na zona de Cutelo de Açúcar.

Suplemento Kriolidade

Kriolidadi destaca na capa Cremilda Medina, que homenageia sua avó Bia com “Raio de Sol” , o primeiro single do seu álbum de estreia que deve chegar ao mercado em meados do primeiro semestre de 2017. Com letra de Miguel Silva, melodia de Renato Monteiro e direcção musical de Kim Alves, o tema é um tributo da jovem cantora à sua avó Bia.

O caderno cultural fala ainda da estratégia da Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas de Sete Sóis Sete Luas de usar a cultura cabo-verdiana para chamar turistas às ilhas. Em cada município cabo-verdiano que faz parte da rede, a SSLL já abriu centros culturais com oficinas artísticas destinadas a todos os interessados em ganhar competências que valorizam a cultura cabo-verdiana, que pode assim ser oferecida como um produto turístico sustentável.

Beto Duarte apresenta o seu novo disco, “Nha Alma Gemea”, num grande show este sábado no Parque 5 de Julho, cidade da Praia. Em palco para partilhar este momento vão estar vários amigos: Willy Semedo, Danilo Semedo, Zé Delgado, Petcha, Beto Dias, Poetas Music, Jairson, David Brazão, Vando Pro, Edson Dany. Fazem ainda a festa os DJs Chandinho, Djodje, Chefe, Pensador e Bonitinho e o humorista Olavo.

Suplemento desportivo Lance

Lance denuncia que a Federação Cabo-Verdiana de Andebol (FCA) continua de portas fechadas, devido à não assinatura do contrato-programa para o desbloqueio das verbas de 2016 junto do Ministério das Finanças (MF). A Direcção-Geral dos Desportos (DGD) argumenta que dado o atraso na entrega do relatório de contas sobre o ano transacto, o MF deixou de enviar o montante que caberia à entidade responsável pelo andebol. Com isso, segundo José Eduardo dos Santos, presidente da FCA, a situação é tão grave que não há recursos para pagar despesas correntes. Por isso e até que seja encontrada uma solução, José Eduardo dos Santos garante que as portas da Federação vão continuar fechadas – quando já deviam ter iniciado os trabalhos para a nova época desportiva 2016-17.

O futebol na ilha Brava vive, segundo os críticos, os seus piores dias, a tal ponto que a nova época desportiva na Ilha nem sequer tem ainda uma data definida. Na origem deste caos está o vazio directivo devido à ausência em bloco da equipa que gere a Associação Regional de Futebol da Brava (ARFB). É urgente resolver a situação e a esperança é que este sábado, 5, durante a sessão extraordinária da sua assembleia-geral, convocada pelas equipas federadas da ilha das flores, se consiga a “solução para a crise” na ARFB.

No Fogo, a Associação Regional de Futebol do Fogo vai às urnas. Os clubes de futebol da ilha do Fogo são chamados às urnas, este sábado, 5 de Novembro, para eleger os corpos sociais do próximo biénio. A eleição e a tomada de posse acontecem no mesmo dia, por estar próximo o arranque do campeonato regional de futebol no Fogo – que está agendado para 26 de Novembro. Pedro Pires, que até agora desempenhou as funções de presidente da ARFF, já manifestou a sua disponibilidade para continuar à frente da instituição. Outro dos possíveis candidatos é Francisco Tavares, professor liceal, árbitro e ex-presidente do Spartak.

O caderno desportivo afirma ainda que o Mindelense está de olhos no penta. Neste arranque de época, o Clube Sportivo Mindelense já leva a vantagem dos três troféus que conquistou: a Taça Cidade do Mindelo, a Supertaça e a Taça dos Campeões. A formação encarnada, tetracampeão nacional sob o comando de Rui Alberto Leite, vê assim aumentar a pressão da parte dos adeptos e da equipa directiva que esperam, este ano, ter o Mindelense pentacampeão.

Radar-página 7

Com muitas novidades a não perder. Boa leitura a todos!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau