ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal nº 1167 19 Dezembro 2014

A Semana chega hoje às bancas com a notícia de que o Estado de Cabo Verde acaba de romper a parceria estratégica com a Portugal Telecom (PT), em vigor desde a privatização da operadora cabo-verdiana de telecomunicações, CVTelecom, em 1996. O Governo fundamenta a sua denúncia de contrato dizendo que a empresa lusa violou os acordos parassocial e estratégico ao vender, sem a prévia autorização, parte das acções que detinha na CVTelecom. A decisão já foi comunicada à Comissão Executiva e aos trabalhadores da operadora. Entretanto o Governo marcou, para Janeiro de 2015, a Assembleia-Geral da CVTelecom que deverá eleger um novo Conselho de Administração para a maior empresa de telecomunicações do país.

Destaques do Jornal nº 1167

É também manchete a 3ª edição do Miss Travesti Cabo Verde, uma iniciativa da Associação Gay Cabo-verdiana que acontece este sábado. Concorrem ao título 17 travestis, 12 de S. Vicente e cinco de outras ilhas. Vickie Cher abre a noite com uma performance transformista. A receita da bilheteira vai para um lar de idosos de São Vicente. Ainda no Social, A Semana dá conta da prisão do Secretário Judicial da Comarca do Sal , acusado de ameaçar pessoas com uma arma de fogo e provocar distúrbios no banco de urgência do Hospital de Espargos. Arlindo Marques estava alcoolizado e as pessoas temeram pelas suas vidas caso a arma disparasse, mesmo que por acidente.

A edição desta sexta-feira chama ainda para a primeira página a notícia de que a presidente da Comissão Regional de Parceiros em São Vicente abandonou o cargo e se mudou para a cidade da Praia sem informar ninguém. Fonte desta entidade ligada ao Programa Nacional de Luta contra a Pobreza acusa Marie Louise (Lili) de deixar trabalhos por concluir na comissão, obras inacabadas em diversas zonas e de não apresentar as contas de 2014 na Organização das Mulheres Cabo-verdianas, onde era delegada.

Ainda no Social, A Semana mostra a indignação de uma mãe devido à suspeita de violação levantada pela ginecologista do Hospital Baptista de Sousa que fez uma cirurgia aos órgãos sexuais da sua filha de seis anos, vítima de acidente. O jornal relata ainda o caso de cinco alunos das turmas especiais de 8º ano do Liceu Ludgero Lima em São Vicente, punidos com dois dias de suspensão após serem surpreendidos a masturbarem-se dentro de uma sala de aula.

No Lance, o município de Tarrafal de Santiago volta a organizar a prova de natação em águas abertas – o São Silvestre em natação, cuja última edição foi em 2012. Para a competição que acontece este fim-de-semana na Baía da cidade de Mangui inscreveram-se 40 nadadores das mais diversas proveniências: ilha do Maio, Praia, Tarrafal, S Vicente, Calheta, S.Domingos e 3ª Região Militar. O tiro de partida acontece às 12 horas do próximo domingo.

Paula Brito, campeão regional do Sal nos 200 e 400 metros, foi eleita a atleta feminina do ano é outro apontamento a conferir no suplemento desportivo.

Em São Vicente, até 30 de Dezembro, a localidade de Chã de Alecrim é palco de várias competições desportivas, mas disputadas apenas entre equipas e atletas locais. O programa começou com um torneio de futebolim e termina na véspera do fim do ano, com uma corrida de São Silvestre.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau