ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal nº 1185 30 Abril 2015

A edição de A Semana adianta-se um dia devido ao feriado do 1 de Maio e vai estar nas bancas esta quinta-feira. A Ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte, está entre os três favoritos, num total de oito candidatos que vão disputar no próximo dia 28 de Maio, o cargo de presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Eis o destaque desta edição do jornal A Semana, que revela ainda que a Kity tem no caminho dois adversários muito fortes: o nigeriano Akinwumi Adesina – actual ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural daquele país – e o etíope Sufian Ahmed – ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico.

Destaques do Jornal nº 1185

A actualidade abre-se com a notícia de que a violência na Praia está a custar mais de 36 mil contos aos cofres do Hospital Agostinho Neto. As rixas, brigas, acertos de contas, kasubodi, confrontos entre gangues rivais e outros tipos de violência contra as pessoas estão a fazer disparar o número de ocorrências na maior infraestrutura de saúde do país. Entram a toda a hora a requerer cuidados de urgência, o que obriga o hospital a relegar os demais pacientes para segundo plano. Por outro lado, o que se gasta com essas ocorrências daria para resolver muitas das necessidades do hospital, não só em termos de equipamentos, mas também em exames auxiliares de diagnóstico, medicamentos e outros.

Vices de Janira Hopffer Almada confirmados como cabeças-de-lista para as legislativas nos seus círculos eleitorais marca a actualidade política. A líder do PAICV levou a proposta para a reunião do Conselho Nacional que a aprovou. Manuel Inocêncio Sousa vai liderar o PAICV para as legislativas em São Vicente, enquanto Eva Ortet, actual Ministra do Desenvolvimento Rural, ocupará o lugar número um entre os candidatos do partido da estrela-negra na ilha do Fogo. O jovem político e engenheiro informático José Maria Júnior comandará o elenco tambarina em Santiago-Norte. Previsível, e como já é tradição, a líder Janira Hopffer Almada encabeça as listas do maior círculo eleitoral do país – Santiago-Sul, avança em exclusivo ao A Semana um dirigente daquele partido.

“Nascem novos bairros de casas de lata em São Vicente” é o título da grande reportagem. Em Ribeirinha, Espia, Cruz de Papa, Vila Nova, Alto de Bomba, Alto Solarino, Chã de Alecrim e nas encostas de Jon d’Ebra novos bairros parecem brotar do chão, sem urbanização, planeamento territorial, saneamento ou infraestruturas básicas. Os moradores dizem que é a única alternativa que encontraram para ter um abrigo. A UCID e o PAICV culpam a Câmara de São Vicente que não tem uma política habitacional nem um Plano Director Municipal (PDM). O vereador de Urbanismo, Rodrigo Rendall reconhece que é “difícil resolver o problema habitacional da ilha", mas garante que a edilidade está a trabalhar para enquadrar as construções clandestinas.

A edição desta sexta-feira de A Semana chama também para a primeira página a notícia de que o Líder dos Rabelados foi condenado a 7 anos e nove meses de prisão, em cúmulo jurídico, por Violência Baseada no Género (VBG) contra a sua cônjuge e homicídio tentado contra a filha. As várias queixas contra "Tchetcho Rabelado" terão pesado no veredicto que o Tribunal do Tarrafal proferiu na sexta-feira.

Na véspera do dia do trabalhador, a notícia que não podia faltar é a marcha de protesto preparada para o 1º de Maio, que entretanto vai ficar restrita a Santiago. É que sindicalistas das outras ilhas ignoraram o apelo de adesão nacional.

Na actualidade económica, fica-se a saber que o Banco Comercial do Atlântico(BCA) cresceu 34,5% em comparação com 2013, reforça o crédito às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e distribui dividendos.

Lance informa que um português pode liderar os “Tubarões-Martelo” no Afro-Basket 2015. A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol já se reuniu com o técnico, que exige determinadas condições logísticas para assumir a selecção nacional. Com as partes ainda sem fechar acordo, o Secretário da FCBB, Meno Costa, afirma que ainda é cedo para revelar o nome do provável timoneiro dos “tubarões” do basquete.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau