ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1200 10 Outubro 2015

O jornal A Semana regressa hoje às bancas com todos os seus cadernos recheados de novidades. Destaca por exemplo que uma auditoria à Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago detectou um buraco de 331 mil contos e dívidas de 1,1 milhão de contos. Diz ainda que o Tribunal de Contas acaba de notificar a edilidade, para que esta apresente a sua versão sobre as irregularidade e ilegalidades graves que terão sido apuradas na inspecção às contas do município no período compreendido entre 2008 e 2012. O ex-candidato do PAICV à Câmara, José Veiga, diz que essa inspecção confirma as denúncias que fez, antes e depois das últimas eleições autárquicas, sobre «os fortes indícios de gestão danosa do actual executivo camarário». Já o edil Francisco Tavares confirma que vários anos da sua governação foram fiscalizados, mas estranha o facto de José Maria Veiga ter conhecimento dos resultados de uma auditoria que ainda está em processo.

Destaques do jornal A Semana nº 1200

Ainda nesta sua rentrée editorial, o jornal traz num exclusivo ao líder do MpD - 15 anos na oposição - a ideia mais cara aos ventoinhas em 2016, o ano de todas as eleições. Falando sempre à tangente, Ulisses Correia e Silva lança para a ribalta do debate político um elemento fundamental do jogo democrático que anda um pouco esquecido por estas bandas: a alternância. Do lado do PAICV, a notícia é que o partido quer colocar 30 por cento de mulheres no Parlamento. Para isso, está a posicionar mulheres em lugares elegíveis nas listas que vão ser apresentadas em cada um dos círculos eleitorais do país nas legislativas.

O Social abre com o famoso músico Kim Alves, acusado de “sequestrar” as filhas de 9 e 7 anos. Segundo fonte familiar próxima da esposa, Esmy Andrade, o músico, desde o ano passado a viver nos Estados Unidos, regressou a Cabo Verde em Julho e convenceu a mãe das suas filhas, que detém a guarda das crianças, a autorizar que fossem de férias com ele. Mas quebrou o acordo deixando na América as meninas – que têm dupla nacionalidade – e elas estão a frequentar a escola naquele país. Também passou a dificultar o contacto telefónico entre elas e a mãe. Esmy Andrade já está nos EUA para tentar recuperar as filhas.

Cifrão faz uma incursão pelo sector da construção civil e revela que a Engeobra está prestes a fechar as portas. O que era uma desconfiança, alimentada por rumores, tornou-se uma certeza. Nem os lobbies conseguiram salvar esta empresa que já executou grandes obras para o Governo. Na sede da Engeobra, os telefones deixaram de funcionar.

Num outro registo, o suplemento económico diz que o Governo e a Oi estão em diálogo para clarificar os direitos da empresa brasileira na Cabo Verde Telecom. É com este propósito que a cidade da Praia recebeu um encontro entre a comissão de negociações criada pelo Governo (para resolver o impasse com a Portugal Telecom) e os representantes da Oi. Outra notícia dá conta que o Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas (REMPE), em vigor desde 01 de Janeiro, está a provocar perturbações no mercado. Os empresários abrangidos por este regime dizem que o Instituto Nacional de Previdência Social tem recusado receber as contribuições, alegando desconhecer o processo. Queixam-se da falta de informações sobre o REMPE quer nas repartições das Finanças, quer na Casa do Cidadão.

o Cifrão informa ainda que onze empresas europeias e asiáticas estão interessadas na concessão da actividade portuária em Cabo Verde e que mais de metade das concorrentes preenchem os requisitos técnicos para passar à segunda fase do concurso. Carlitos Fortes, PCA da Enapor, perspectiva o arranque da próxima etapa este mês e a possível conclusão do processo, com a escolha de um ou mais operadores para os quatro principais portos do país, no primeiro trimestre de 2016. Também é novidade a escolha de Eduardo Lima como Director do Porto Grande.

O Kriolidade noticia a exposição patente no Centro Cultural do Mindelo intitulada “Também Somos Histórias”, do fotógrafo Zé Pereira. São 28 imagens que retratam “a vida das nossas gentes, sempre com uma componente artística presente”. Outra manchete da secção cultural é Manuel d’Novas, um dos maiores compositores de Cabo Verde, que vai ser homenageado no Dia Nacional da Cultura, que se assinala a 18 de Outubro, numa iniciativa do Centro Cultural Português, pólo do Mindelo. E em Lisboa acontece em Novembro uma conferência internacional para discutir os 40 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O Lance anuncia que, depois de fazer história nos Jogos Africanos com as cores nacionais, ao conquistar a medalha de ouro no lançamento de dardo, o atleta paraolímpico Márcio Fernandes está a reforçar os treinos nas instalações do clube Bedford & Country AC, em Inglaterra, onde reside. O seu próximo desafio é conquistar o Mundial Paraolímpico de Atletismo, que acontecerá em Doha (Qatar), de 21 a 31 deste mês.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau