ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1225 08 Abril 2016

O jornal A Semana, que chega hoje às bancas, revela em reportagem que o psicopata Zé Catana foi escolhido como caso de estudo para a dissertação de mestrado do psicólogo forense Emerson Rocha. Para Rocha, traçar o perfil de um assassino em série activo e provável canibal é um caso raro na história da psicopatia, pelo que se considera um sortudo. Os resultados da investigação ainda não foram formalmente apurados, mas o psicólogo lança uma série de pistas sobre o perfil de Zé Catana e os motivos que o levaram a cometer pelo menos quatro homicídios, dois na forma tentada e dois efectivados com inusitada violência.

Destaques do jornal A Semana nº 1225

Na actualidade política é destaque a reunião da Direcção Nacional do MpD que vai acontecer no próximo sábado, 16 de Abril, duas semanas após a Comissão Nacional de Eleições ter publicado os resultados definitivos das legislativas que confirmaram o partido vencedor do pleito. Esta quinta-feira aconteceu o encontro da Comissão Política Nacional. Agora a cúpula do MpD vai analisar os resultados, o processo relativo à formação do novo governo e debruçar-se sobre o dossiê autárquico, num momento em que muitos candidatos se perfilam por todo o país.

Do lado do PAICV, as eleições autárquicas e a questão da liderança vão estar em análise no Conselho Nacional, que acontece este final de semana, na cidade da Praia. O presidente da Comissão Política Regional do PAICV no Sal, Démis Lobo Almeida, defende que a presidente Janira Hopffer Almada deve cumprir o seu mandato até ao fim e «enfrentar e ganhar os embates eleitorais que se seguem». Nesta reunião magna do partido tambarina serão debatidos ainda outros assuntos de interesse do PAICV.

Merece destaque também a denúncia do estúdio Foto Évora, sediado na cidade do Porto Novo, que está a reclamar o pagamento de 200 mil escudos por serviço prestado à Conservatória dos Registos e Notariado para efeitos de emissão gratuita de Bilhetes de Identidade (BI) em 2008. António Évora alega que já recorreu a todos os canais legais, nomeadamente ao director do Cofre de Justiça e ao director do Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal para resolver o problema, mas não obteve qualquer resposta. Também levou o caso ao conhecimento da então ministra da Justiça, mas, apesar das garantias de Marisa Morais, nunca o dinheiro foi depositado na conta da Foto Évora.

No Social, é a notícia de que o Tribunal do Tarrafal, Santiago, determinou a prisão preventiva de Silvino “Bino de Eva” Correia por tentativa de violação de uma jovem de 19 anos num lugar ermo de Mato Correia, em S. Miguel. O suspeito, detido na semana passada pela Polícia Nacional, terá cometido o acto a 6 de Março. Conforme a PN, este foi o último ataque do género cometido pelo homem de trinta anos residente em Pilão Cão, que é também suspeito de ter estuprado outras mulheres nesse concelho e na ilha do Sal.

E ainda relata o conturbado julgamento do emigrante francês acusado de matar Tete, em Caibros. Diz o jornal que os advogados Amadeu Oliveira e Rogério Reis estão em “pé de guerra” com o juiz da Comarca do Tribunal da Ribeira Grande, de Santo Antão. Em causa está o julgamento de Arlindo Santos Teixeira, conhecido por “Rasta”, um cidadão francês descendente de cabo-verdianos, acusado pelo Ministério Público de matar o jovem Autelino “Tete” Correia Andrade a facada no ano passado, na sequência de uma briga em que se envolveram na localidade de Caibros, Santo Antão. Desentendimentos entre os advogados do arguido e o juiz levaram à suspensão do julgamento na passada sexta-feira,1.

Cifrão

Dá voz a um grupo de cidadãos da localidade de São Jorge que se opõe à construção de uma ponte de betão, enquadrada no projecto da Câmara de S. Filipe para a Piscina Natural de Salinas. “Fazer uma ponte de betão armado na piscina natural mais bela de todo o arquipélago é uma aberração autêntica e de uma insignificância sem precedentes”, disse o porta-voz do grupo, Esmael Teixeira. Já David Marques, responsável da entidade executora do projecto, a ONG “Esdime”, esclarece que “ainda não existem quaisquer projectos técnicos concluídos relativamente às infraestruturas em torno das piscinas”.

Diz num outro registo que a Bolsa de Valores apresentou em 2015 um resultado Líquido positivo de 25.238.000$00, depois de ter conseguido um aumento de cerca de 75% face ao ano de 2014. O Relatório de Gestão & Contas da Bolsa diz que estes resultados demonstram a boa performance na gestão bolsista. Com isso, afirma-se, a BVC consolida-se cada vez mais como uma Instituição sustentável, produtiva e credível.

Anuncia que a Confraria do Grogue de Santo Antão (Congrog) acaba de ganhar o Estatuto de Utilidade Pública. O despacho foi publicado na II série do Boletim Oficial nº 13 de 29 de Março. Com este diploma, segundo os responsáveis, a Congrog passa a “explorar minuciosamente cada oportunidade que a distinção lhe atribui”. E ainda que os filhos do “mestre de construção naval” Marcelino Gomes, mais conhecido por “Chèline”, falecido em 2011 com 84 anos em Ponta do Sol, Santo Antão seguem à risca a profissão do pai. Apesar de alguns constrangimentos, os herdeiros pretendem criar uma empresa familiar para continuar a tradição na construção naval, tal como o patriarca lhes ensinou.

Kriolidadi

Anuncia que São Nicolau celebra na próxima sexta-feira, 15, os 85 anos da Colónia Penal de Tarrafal, com uma conferência. O investigador José J. Cabral, um dos maiores pesquisadores desta história, chama a atenção para o 80º aniversário do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago (1936) e o 85º da Colónia Penal de Tarrafal de São Nicolau (1931), que se celebram neste ano de 2016. Diz que, no caso da Cólonia Penal de São Nicolau, muito pouco se fala sobre esta época, não obstante ela ter recebido os republicanos presos da Revolta da Madeira (Portugal), comandada por Manuel F. Camões e Sílvio Pelico, auxiliados pelos Alferes Hasse Ferreira e Mouzinho Sacadura.

Diz também que a cantora cabo-verdiana Dina Medina já tem no mercado o álbum “Pegame na Mon”. A cantora, que actua no próximo dia 16 de Abril no Kriol Jazz, na cidade da Praia, já está a planear uma tournée pelas ilhas para fazer o lançamento do seu quarto disco, que a afasta cada vez mais do Zouk e do Cabolove. Para Dina, este novo trabalho é “o caminho para encontrar o meu próprio estilo musical”. O disco é marcado pela combinação entre músicas tradicionais de Cabo Verde (mornas e coladeiras), outras de inspiração africana – do Senegal, Mali – e das Antilhas, além de resquícios de pop.

Ainda de música falando revela que Loony Johnson está de volta com o seu mais recente trabalho discográfico, “Believe”. Apresenta-o como uma obra de superação, depois de um período conturbado que viveu, tanto na sua vida profissional como pessoal. O músico conta que este é um trabalho à sua maneira, por isso, resolveu baptizá-lo com uma palavra que transmitisse energias positivas: Believe. O jovem, que está nomeado, mais uma vez, para a gala do Cabo Verde Music Awards, na categoria de Melhor Produtor Musical, está em Cabo Verde a promover o CD e tem já agendado um show para amanhã, no espaço Palmacenter.

Lance

Noticia que a vaga para o Rio-2016 que o pugilista David Ribeiro procura pode estar na Ásia. O pugilista, que está a trabalhar para representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos na categoria dos 63 quilos, vai disputar um torneio de qualificação que tem lugar no continente asiático no mês de Junho que lhe pode valer o passaporte para essa competição planetária, no Brasil. Em caso de vitória no torneio, Ribeiro pode ver o seu sonho tornar-se realidade. Para David Ribeiro, vestir as cores nacionais será a realização de um “sonho" e uma "honra".

Pode-se ler ainda no caderno de desporto Lance que os médios Nuno Rocha e Odair Fortes e o defesa Kay, sancionados pela CAF, são baixas no jogo dos Tubarões Azuis frente à selecção de São Tomé e Príncipe a contar para a penúltima jornada do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN2017). A partida acontece a 3 de Junho em solo são-tomense.

E ainda que o campeonato regional de futebol da Brava pode conhecer já este fim-de-semana o seu novo vencedor. A equipa do Sporting está a um ponto de conquistar o tricampeonato. O jogo decisivo, a contar para a 13ª jornada da época 2015-16, acontece este domingo,10, no Estádio Aquiles de Oliveira com o Sporting a defrontar o Juventude.

Radar - Página 7

Neste espaço que todos os leitores adoram, estão as novas e as bocas de bares, cafés, entre outros lugares públicos. Boa leitura a todos!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau