ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1227 22 Abril 2016

A edição do jornal que chega hoje às bancas traz um "Especial 25º aniversário do A Semana" com testemunhos de políticos, académicos, economistas, sindicalistas, agentes da cultura e do desporto sobre o percurso do jornal, o desempenho, mas há também críticas e sugestões para a melhoria e os caminhos para este semanário continuar a liderar a imprensa escrita em Cabo Verde. Destaque para o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que afirma que quando “o A Semana noticia presume-se que é uma informação séria”. Para o Mais Alto Magistrado da Nação, o A Semana construiu um pilar de credibilidade e hoje está mais maduro, mais estável e dá mais segurança aos leitores. JCF pede mais atenção a informações sobre o Estado e a sociedade.

Destaques do jornal A Semana nº 1227

Na Política, académicos e críticos pedem equilíbrio em termos da repartição de poderes em Cabo Verde. Alertam que «não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta», com as eleições autárquicas e presidenciais que se avizinham, para evitar a concentração de poderes num único partido. É que, defendem, o MpD está no governo, gere a maioria das 22 Câmaras Municipais e apoiou o PR Jorge Carlos Fonseca na sua eleição.

Ainda na política lembra que toma posse hoje o novo Governo de Cabo Verde, apoiado pelo MpD - tem 12 titulares, incluindo o primeiro-ministro. É o executivo mais pequeno da história independente do país, e desde que foi anunciado por Ulisses Correia e Silva tem sido objecto de elogios e críticas, além de ter suscitado dúvidas de natureza diversa. O analista e investigador Corsino Tolentino defende que o primeiro-ministro deve, entre outras prioridades, estabelecer «Pactos de Regime para graduar a política cabo-verdiana».

A grande entrevista é com o presidente da Câmara do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, que quer renovar o mandato. O Edil do MpD deseja consolidar os ganhos e traça como prioridades a construção do edifício dos Paços do Concelho e do Mercado Municipal, para além da requalificação urbana em novas zonas da periferia da cidade. Admite que alguns projectos ficaram por concluir, mas culpa o Edil anterior que, diz, hipotecou a Câmara, e por isso foi preciso uma reengenharia financeira para equilibrar as contas. Espera um melhor relacionamento como o Governo e perspectiva desenvolver uma carteira de investimento em estreita articulação com o Poder Central. “É uma questão de honra para o Tarrafal que esta equipa continue a governar”, afirma.

Especial São Filipe

O A Semana que chega hoje às bancas traz um Especial São Filipe, com uma entrevista com o autarca Luís Pires, que destaca a qualidade organizativa e a autossustentabilidade como as grandes novidades das Festas do Município, que se celebram a 01 de Maio mobilizando as comunidades foguenses dentro e fora do país. Pires aproveita para fazer um balanço do trabalho desenvolvido pelo seu executivo de maioria relativa e revela que, tendo o apoio do PAICV, está disponível para recandidatar-se a mais um mandato “para continuar a trabalhar com mais amor por São Filipe”.

Apresenta ainda São Filipe, que por estes dias é a “capital política, económica e cultural do país” por causa do Dia do Município e da Bandeira. Trata-se de uma das maiores manifestações culturais de Cabo Verde, envolvendo milhares de pessoas e dezenas de artistas nacionais e internacionais. Entre os nomes que vão animar a tradicional festa no Presídio na ilha do Fogo, destacam-se: Assol Garcia, Beto Dias, Suzana Lubrano, Grace Évora, Batchart e Badoxa. Fala ainda da corrida de cavalos, que está a ganhar maior dimensão, da Taça de São Filipe e do concurso Miss Fogo.

No Social conta a história do jovem de 26 anos, Alector Pires, que ficou com uma bala alojada no pescoço, depois de alvejado por delinquentes em Achada Grande Frente, Praia, em Dezembro. Diz que o jovem está “desanimado” de tanto esperar que se faça justiça ao caso. Com o lado direito paralisado, e a depender da solidariedade da companheira e de amigos para tudo – movimentar-se, alimentar-se e para comprar medicamentos sem INPS –, Alector denuncia o descaso das autoridades que, volvidos três meses, ainda não prenderam os delinquentes.

Lance

Anuncia que a 10ª edição dos Jogos da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa será marcada pelo regresso da Guiné-Bissau à competição, após dois anos de ausência, e pela estreia de Timor-Leste na prova de atletismo, além da modalidade de futebol. Segundo o director-geral dos Desportos, Timor tem por hábito marcar presença apenas na prova de futebol, mas este ano decidiu competir em atletismo masculino e feminino, embora com apenas dois atletas. Gerson Melo explica que está ainda a fazer démarches para ver se consegue convencer a Guiné-Equatorial a participar nos jogos, pela primeira vez.

No Futebol, diz que o Grémio Sportivo Amarante, um dos clubes históricos do futebol cabo-verdiano, vai jogar na próxima época desportiva na 2ª divisão da região de S. Vicente. Com um início de época fulgurante com a conquista do torneio de abertura, a formação do Amarante veio a afundar-se em dificuldades financeiras que ditaram uma temporada “para esquecer”, segundo Armandinho Soares, coordenador desportivo e técnico da equipa principal do Amarante, que ostenta os títulos de campeão nacional 1998-99 e regionais 1960-61 e 1998-99.

Revela que a Federação Cabo-Verdiana de Karaté está a ultimar os preparativos para o Estágio Nacional, que acontece em Assomada, Santa Catarina, de 22 a 24 de Abril. Segundo o presidente da FCK, João Correia, o evento dirigido pelo mestre japonês Ken Itchiro Abe destina-se a todos os sênseis de Cabo Verde. O Lance destaca ainda que o campeonato regional Santiago-Sul está a ser disputado ao mais alto nível. Faltando três jornadas para o final da prova, seis equipas aspiram ao triunfo e ao respectivo ceptro. Sporting, Boavista, Desportivo, Bairro, Académica e Celtic estão nesta corrida, que promete ser acirrada até à última ronda.

Radar - Página 7

Nesta edição recheado de novidades, no momento em que o jornal festeja o seu 25º aniversário, as suas Bodas de Prata!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau