ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1228 29 Abril 2016

O jornal A Semana que chega hoje às bancas traz, no Suplemento Destaque, a última entrevista do primeiro-ministro, José Maria Neves, que terminou o seu mandato no dia 22 do corrente, depois de 15 anos no cargo, agora ocupado pelo presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva. JMN faz o balanço da sua governação, analisa os mais diferentes aspectos do seu trabalho como ex-PM e diz, numa revelação surpreendente, que se revê em Ulisses Correia e Silva. Quanto ao seu futuro, não podia ser mais claro: informa que vai voltar à sociedade civil e utilizar os mil e tal contos do seu subsídio de reintegração para criar um instituto que irá trabalhar em questões ligadas à governação e aos aspectos estratégicos da transformação de Cabo Verde.

Destaques do jornal A Semana nº 1228

Na actualidade Política, A Semana analisa as novas correlações de forças no MpD para concluir que, com a vitória ventoinha nas recentes eleições legislativas, está a ascender no aparelho do Estado e do partido «a tendência PCD». Altos responsáveis do partido, que apontam como exemplos relevantes a recente eleição de Jorge Santos como presidente da Assembleia Nacional e a designação de Óscar Santos como presidente substituto da Câmara Municipal da Praia, dão o alerta. Advertem que «a promoção dos ex-dissidentes do extinto PCD", por terem ajudado o MpD a neste seu regresso ao poder, « pode vir a potenciar conflitos internos com as outras duas sensibilidades – a de Carlos Veiga e a do antigo PRD – que foram praticamente excluídas da lista de deputados e do novo Governo».

O jornal revela ainda que a ex-ministra do Turismo, Leonesa Fortes, está a ser “aliciada» pelos militantes — já tem inclusive “carta-branca” do PAICV em Santo Antão — para liderar a lista do partido à Câmara da Ribeira Grande. O responsável de sector naquele concelho, Domingos Rodrigues, confirma e acrescenta que o seu partido vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ver a Leonesa Fortes na corrida à chefia do executivo local. Entretanto, caso Leonesa não responda positivamente ao convite formulado pelos tambarinas, Domingos avisa que está pronto para entrar na disputa da presidência da CMRG.

O Social noticia que os 280 quilos de cocaína apreendidos a bordo do navio pesqueiro Príncipe III, na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde, pertenceriam a um importante grupo de traficantes presos na cadeia de São Martinho. Segundo uma fonte ligada ao combate internacional de narcotráfico abordado por este jornal, há fortes indícios de que o transporte da droga foi coordenado por um conhecido narcotraficante a partir da cadeia de S. Martinho. Conforme a nossa fonte, está instalado um esquema de corrupção dentro do presídio, que tem dado margem de manobra a criminosos perigosos, ligados a redes de tráfico internacional.

Diz ainda que o Supremo Tribunal deu razão a cinco trabalhadores despedidos “sem justa causa” pelo Crioula Hotel, decorridos treze anos sobre o início do processo na Comarca do Sal. O acórdão do STJ confirma a sentença proferida pelo Tribunal do Sal em 2003, que considerou ilegal o despedimento dos funcionários e condenou o referido empreendimento turístico a reintegrar os mesmos ou então a pagar-lhes uma indemnização que rondava, na altura, quase três mil contos.

Suplemento Económico Cifrão

Abre com a notícia de que a “Vª Expomar” está agendada para Setembro e que o novel ministro da Economia tem até o próximo mês de Maio para decidir se aprova ou manda cancelar esta feira, organizada pelo Núcleo Operacional do Cluster do Mar. Este é, segundo Franklim Spencer, o prazo ideal para a organização saber se abre a inscrição dos expositores ou para informar as empresas e instituições sobre o cancelamento do evento.

Anuncia que o Grupo OJFP – Odair José Ferreira Pinto, constituído por um empresário mindelense e a esposa, adquiriu as instalações da antiga firma Trafo Electrónica, na Zona Industrial do Lazareto, para actuar no sector pesqueiro. Em paralelo, a empresa, que já é proprietária de uma unidade de produção de farinha de peixe para ração animal, vai no próximo mês, Maio, inaugurar a sua empresa de catering, a Silima, construída de raiz.

Revela que as obras do Meliã White Sands, empreendimento de grande envergadura em curso na ilha da Boa Vista, seguem a todo o vapor e deverão estar concluídas dentro de três anos. Informa ainda que Cabo Verde já conta com o 10Ton.cv, o primeiro site de leilões no país, um projecto do engenheiro informático Alcibíades Horta que propõe aos utentes diversão na hora de adquirir produtos, com descontos que podem chegar aos 99%.

Suplemento Cultural Kriolidadi

O Caderno Cultural abre com a notícia do mini-tour do rapper MC Seiva para promover o 4º album “Venen”, que tem início esta sexta-feira, 29 em São Vicente e que deverá estender ao Sal e Santo Antão. O rapper vem agradecer aos fãs o carinho que lhe dão e o acompanhamento dispensado à sua carreira. MC Seiva diz estar surpreendido com a aceitação de “Venen”, o seu 4º CD, e quer divulgar este trabalho discográfico para mostrar o significado da sua nova criatura musical que “põe os políticos na catumba de fogo”.

Ainda de música falando, o Suplemento revela que Thairo Kosta, jovem músico que tem feito furor no panorama musical cabo-verdiano, está nos CVMA. Nomeado em duas categorias - Melhor Videoclip e Melhor Música Urbana - o artista define a música como uma arma de intervenção no processo de consciencialização. E é com este propósito que Kosta utiliza a sua música para expressar sentimentos que projectam boas práticas no meio social.

O filme cabo-verdiano “Zenaida”, destaca-se, está nomeado para a categoria de prémios de longa-metragem do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin), de 04 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Realizado por Alexis Tsafas e Yannis Fotou, vai concorrer com outras 15 produções. Vencedora do prémio de melhor longa-metragem de ficção no Festival Internacional de Cinema da Praia, a película constitui a única produção africana presente na competição de "longas" no FESTin.

Suplemento Desportivo Lance

Traz noticias do futebol e do futsal. Informa, por exemplo, que árbitros de futebol de Santiago-Sul estão a ser alvo de contestação por parte de dirigentes e treinadores dos clubes que disputam o campeonato regional. Criticam as prestações dos juízes que, de acordo com os responsáveis das equipas, além de fracas têm influenciado os resultados. Diz que o “Vulcânico Futebol Club”, campeão regional do Fogo, está a afinar as estratégias para conquistar, esta época, o título nacional – o primeiro na sua longa história. O moral do plantel está “em alta”, a ponto de o técnico Hilário “Lão” do Rosário considerar que a equipa encarnada já está lançada na rampa, rumo ao ceptro.

E outro registo anuncia que a final do torneio de futsal inter-universidades será disputada, este ano, em jeito de Playoff, na ilha de S. Vicente. Esta é a grande novidade que a organização introduziu nesta sétima edição da prova, que arranca no dia 7 de Maio. A ideia, segundo Flávio Lima, presidente da Liga das Associações Académicas Universitárias de S. Vicente, é aumentar a competitividade, gerar mais emoção e possibilitar um apuramento mais justo da equipa campeã.

E ainda que a formação do FC Salamansa defronta o Mindelense, campeão regional e nacional em título, na final da Taça de S. Vicente. É a primeira vez que a equipa da aldeia piscatória alcança a fase final desta prova, um feito histórico para o clube, que está há dois anos consecutivos no principal escalão de futebol são-vicentino. O jogo da final está agendado para o dia 07 de Maio, no Estádio Adérito Sena.

Radar-Página 7

Como sempre, traz muitas novidades para seus fãs.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau