ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1231 20 Maio 2016

O destaque do jornal A Semana que já está nas bancas faz-se com o director nacional da Polícia Judiciária (PJ), que revela, no Caderno Destaque, que 2015 foi um ano difícil, porque «houve ameaças de pessoas ligadas ao crime organizado dirigidas a várias entidades em Cabo Verde». Patrício Varela garante que a PJ conseguiu com sucesso prevenir e evitar que vários atentados – negou especificá-los – tivessem sido concretizados. Também analisa que as greves dos efectivos da PJ resultaram da falta de consenso entre a Associação Sindical e o Ministério da Justiça, sobretudo em relação à política salarial. Varela não esconde a sua confiança nesta PJ que é hoje “uma verdadeira polícia científica, mais forte e credível” para combater a criminalidade no país.

Destaques do jornal A Semana nº 1231

Na Política, o jornal revela que o PAICV está à procura de candidatos fortes para as eleições autárquicas de Setembro, próximo, no município de Santa Catarina do Fogo. O processo deverá ficar concluído até o final deste mês, segundo Sebastião Filipe Alves, primeiro-secretário do partido naquele concelho. O médico-cirurgião Evandro Pires Monteiro, o jornalista Valdemar Pires, o vereador na Câmara de São Filipe, Arlindo Brandão, e o líder da bancada do PAICV na AM Manuel Teixeira constam de uma lista de potenciais candidatos submetidos à sondagem. O partido da estrela-negra trabalhou para convencer o médico-cirurgião Evandro Pires Monteiro para ser o cabeça-de-lista à Câmara, mas até esta ele não aceitou o desafio.

Diz que o Edil Orlando Balla está disponível para concorrer a um segundo mandato à frente da Câmara da Brava (CMB). No momento em que já submeteu o seu projecto autárquico ao crivo do MpD, Balla assegura que a sua gestão foi “muito exigente mas de ganhos significativos”, porque cumpriu a maior parte das actividades e realizações previstas no programa de desenvolvimento. Destaca a infraestruturação como o grande marco do seu mandato e promete que, se for reeleito, irá de novo renunciar aos direitos de ter residência oficial e salário. Tudo por considerar que o mais importante é servir a ilha que o viu nascer.

Anuncia o nascimento na ilha da Boa Vista do Grupo Cívico de Reflexão (GCR) que propõe a “simplificação e sustentabilidade do sistema económico, político e administrativo de Cabo Verde”. O GCR é constituído por cabo-verdianos (10%), mas sobretudo por estrangeiros (90%) residentes na ilha – um deles é o empresário Sérgio Corrá, que foi fundador das “Forças Vivas”. A novel organização «pretende provocar a opinião pública e os políticos e levá-los a pensar num modelo económico simples e socialmente sustentável de governação do país». É que, conforme Corrá, após mais de 40 anos da independência não se pode pensar em continuar a viver de apoio por parte dos outros países, quando em Cabo Verde temos um “estado gordo” com vários municípios a consumir mais do que o país pode suportar. Reformar as Forças Armadas, instituir um sistema eleitoral uninominal e dar incentivo ao Turismo são outras propostas do GCR.

Chama para a primeira página a contestação de professores do ensino secundário, que criticam o Ministério da Educação pela apressada implementação do projecto de Abordagem por Competência (APC) nas escolas, sem criar as condições básicas para tal. É que, no primeiro trimestre deste ano lectivo, a avaliação das aprendizagens dos alunos era feita por objectivos, através da aplicação de dois testes sumativos. Entretanto, neste último período, criou-se mais um instrumento de avaliação, totalizando três testes, a saber: o primeiro, que avalia os objectivos programáticos, o segundo que atesta os conhecimentos adquiridos e um terceiro, chamado de Teste de Integração Intermédia (TII) que certifica os conhecimentos e as competências intermédias.

Desvenda o caso de um santomense suspeito de envolvimento num esquema de tráfico internacional de mulheres para exploração sexual que burlou algumas pessoas na cidade do Mindelo, mesmo estando sob Termo de Identidade e Residência, determinado pelo Tribunal do Sal. As informações apuradas por este jornal apontam para esse indivíduo, que é também acusado de enganar lojas, hotéis e restaurantes na ilha do Sal, onde foi detido pela PJ e presente a um juiz, que lhe aplicou TIR, como medida de coacção. Na altura, o suspeito foi denunciado por duas jovens por ter-lhes retido os passaportes dois dias antes de viajarem “a serviço” para Angola, sem o consentimento delas. Na sequência da investigação, a PJ encontrou na posse do santomense passaportes de várias mulheres, que deveriam viajar para Luanda com a promessa de emprego, mas tudo indica que o verdadeiro objectivo era a prostituição.

Suplemento Cultural Kriolidadi

Antecipa a colecção de verão Triple Threat Spring Summer 16 do estilista mindelense Madjer Lima. Diz que o autor da marca “Exotric” apresenta a primeira parte da sua 4ª criação esta sexta-feira, 20, na ALAIM (Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo), em São Vicente. O desfile junta moda, teatro (50 pessoas), música (TMP Boys) e dança (Estilo Livre) para chamar a atenção das pessoas e mostrar talentos dentro de Cabo Verde.

Num outro registo informa que a Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) de Santo Antão apela ao Governo para de forma clara assumir qual o destino a dar à casa onde nasceu o químico Roberto Duarte Silva, em pleno centro histórico do Terreiro de Povoação. É que há muitos anos que o edifício está a cair aos pedaços, colocando em perigo quem mora ou circula nas proximidades. A edilidade defende que o espaço “merece ser valorizado e devolvido à comunidade como património cultural que é”.

Noticia ainda que a Galeria Nela Barbosa criou para as crianças dos sete aos 13 anos um espaço de aprendizagem, onde são ministradas as matérias, os conceitos e as técnicas de pintura. O espaço, concebido com o intuito de ajudar desde cedo a descobrir talentos nas artes plásticas, já se afirmou como mais uma conquista concretizada, um ano após a inauguração.

Suplemento Desportivo Lance

Traz uma entrevista com Rui Águas, ex-seleccionador nacional, que acusa o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol de arrogância e de tentar imiscuir-se nas convocatórias da Selecção. Diz Rui Águas que a eleição de Osório provocou um retrocesso no trabalho feito por Mário Semedo, desestabilizou a coesão entre os jogadores, a equipa técnica e a direcção da FCF e enfraqueceu o desempenho dos “Tubarões-Azuis. Para o técnico português, a crise instalada no seio da selecção, cuja qualificação para a CAN está neste momento em causa depois de duas derrotas consecutivas com Marrocos, tem por trás um rosto e um nome: Victor Osório.

Destaca os campeonatos regionais de andebol que estão a entrar na recta final em S. Vicente e Santiago-Sul. Segundo o jornal, o Atlético do Mindelo e o Batuque voltam a ser os protagonistas da final do regional de andebol masculino de S. Vicente, após conseguirem o apuramento para a segunda fase dos Playoffs, no passado fim-de-semana. Os “axadrezados” eliminaram o Comando da 1ª Região Militar por dois a zero, o mesmo score que os “atléticos” alcançaram sobre a equipa do liceu Ludgero Lima.

Anuncia a 3ª etapa do circuito regional de bodyboard e surf de São Vicente, agendada para este fim-de-semana na praia de São Pedro, se as condições meteorológicas forem favoráveis. As previsões de ondas não são as melhores, mas a organização está confiante. O circuito faz parte do calendário de provas que a Skibosurf tem previstas para este ano e que englobam “Opens” de bodyboard e surf e ainda a competição de bodyboard júnior masculino e no escalão sub-18 feminino.

Já sobre o campeonato nacional de futebol, diz que o Desportivo da Praia faz esta semana a sua estreia, depois de ver adiado o confronto com o representante de Santiago-Norte. No grupo A, os “militares” enfrentam o Sinagoga de Santo Antão-Norte e o técnico José “Kuku” Almeida já deixou saber que a sua formação vai dar o seu máximo para conquistar os primeiros três pontos.

Radar-página 7

Com os « fait-divers» (factos diversos com humor e curiosidade) para informar e descontrair os fãs do Radar. Boa leitura!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau