ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1232 27 Maio 2016

"Carlos Fernandinho Teixeira quer quarto mandato nos Mosteiros" é o destaque da edição do jornal A Semana que chega hoje às bancas. O Edil diz que está preparado para assumir o desafio de continuar a liderar Mosteiros, mesmo que seja uma câmara partilhada, pois um democrata não deve temer tal cenário. Assegura, nesta entrevista, que cumpriu a maior parte do seu programa e que os ganhos alcançados são incontornáveis e estão à vista de todos. Todavia, mostra-se consciente dos desafios que tem pela frente, caso vencer as próximas eleições autárquicas. Aposta em «fazer dos Mosteiros um pólo nacional de dinâmica económica, em diálogo com o Governo da República e na optimização do potencial endógeno da autarquia». Por isso, apela à união da família do PAICV. “Se estivermos unidos ganharemos nos Mosteiros e em qualquer outra praça autárquica de Cabo Verde governada ou não pelo partido”, afirma o autarca.

Destaques do jornal A Semana nº 1232

Na Política, diz que os cabo-verdianos estão atentos às mudanças que o novo Governo vai introduzir nas chefias das representações diplomáticas, empresas e institutos e serviços públicos. É que, apesar do PM Ulisses Correia e Silva ter garantido repetidas vezes que pretende despartidarizar a Administração Pública, surgem sinais menos encorajadores neste sentido: os “boys” do MpD estão a pressionar o Governo para passar uma «vassourada» na máquina do Estado. Na luta pelo poder, há inclusive um ventoinha que suspendeu a sua função de dirigente do partido porque não lhe foi atribuído o cargo que pediu.

Revela que o ministro Abraão Vicente garante que o novo Conselho de Administração da Radiotelevisão Cabo-Verdiana – cujo processo de reestruturação “vai ser revogado”, voltando a empresa ao seu antigo modelo de gestão – não será integrado por dirigentes nem sequer por militantes do MpD. Adiantou que “pelo menos dois nomes já estão escolhidos para o Conselho da Administração ”, devendo a composição de toda a equipa ser aprovada na próxima reunião do Conselho de Ministros.

Num outro registo, noticia que o programa do novo Governo do MpD foi aprovado esta semana no Parlamento, marcando o início do novo ciclo político. Para o PM, este instrumento de gestão para a IX legislatura – falta ainda aprovar o Orçamento Geral do Estado para 2016 - está centrado em resolver os problemas do país e por isso vai focar nas “áreas da soberania, da economia social direccionada ao emprego, ao rendimento, à segurança interna e à inclusão social". Ulisses Correia e Silva defende que um dos pilares do Programa é trabalhar a diplomacia económica para reverter a situação difícil e preocupante em que se encontra Cabo Verde e promover o crescimento económico. Já o PAICV, através da sua líder Janira Hopffer Almada, critica que o Governo foi pouco ousado a apresentar metas de governação, que são fundamentais para garantir o direito dos cabo-verdianos e o cumprimento das promessas que o MpD fez durante a campanha.

A reportagem relata o drama de um paciente com uma lesão grave na coluna vertebral. Os familiares de Francisco de Paula Miranda, 32 anos, estão inconformados com a decisão do médico-ortopedista do Hospital Baptista de Sousa, Paulo Freire, que decidiu, unilateralmente, "suspender a evacuação do paciente para o exterior, numa altura em que a documentação estava toda despachada". Contam que por causa de uma queda, Miranda sofreu uma lesão grave na coluna vertebral que lhe dificulta os movimentos e o obriga a usar fraldas. Preocupados com essa situação, as esperanças, de que o seu familiar doente iria recuperar, estavam todas depositadas nessa transferência para o exterior onde ele teria um tratamento mais especializado.

Caderno Económico Cifrão

Traz a boa nova de que a companhia aérea privada Binter Canárias já tem todas as autorizações para começar a realizar voos domésticos em Cabo Verde. Esta informação foi avançada ao Cifrão por uma fonte da AAC-Agência da Aeronáutica Civil. A Binter Canárias recusa-se, por ora, a prestar declarações por “não dispor ainda de todos os dados”. Noticia que a Africatur vai avançar, dentro em breve, com a construção da “Marina da Gamboa”. Trata-se de um projecto antigo que, depois de alguma readaptação, foi homologado pelo então ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território. A mudança (no projecto) está relacionada com o número de embarcações que a infraestrutura vai receber: em vez dos 300 previstos serão 150 barcos.

Anuncia ainda que o porto da Calheta de São Miguel, Santiago, vai a partir de Setembro próximo estar de cara nova. As obras de requalificação incidem sobre a reposição de areia na zona balnear, bem como, a instalação de uma praça digital, a construção de espaços verdes e de restauração e até à montagem de módulos para negócios. Esta renovação infraestrutural – que inclui ainda a criação da casa do pescador, do acesso pedonal, do arrastador e do parque infantil – vai, segundo o Edil, Herménio Fernandes, recuperar esse marco patrimonial e retomar a dinâmica comercial de outros tempos, tornando a cidade mais atractiva para o turismo e investimentos.

Numa outra peça, revela que a localidade de Rabo Curto, localizada no interior do vale de Ribeira da Torre, a 12 quilómetros da cidade da Ribeira Grande, beneficiou de mais um projecto, desta vez no ramo da suinicultura. Orçado em 1.512 contos, vai contribuir para dinamizar as bases da economia local e combater a pobreza. Meia dúzia de famílias carenciadas, na sua maioria chefiadas por mulheres, já foram contempladas e acreditam que a iniciativa vai num futuro próximo ajudá-las na solução de muitas dificuldades diárias, em particular, na educação dos filhos.

Caderno Cultural Kriolidadi

Diz que a modelo cabo-verdiana Ângela “Angie” Spínola está a mobilizar os amigos residentes e fora de Cabo Verde para votarem em massa na sua candidatura ao concurso Miss Fashion TV, ciente de que a eleição irá catapultar a sua imagem e a do arquipélago nos grandes mercados da moda e do turismo. Classificada na primeira posição no início desta semana, Angie está a um passo de conseguir o cobiçado prémio. Por isso, tem feito um intenso apelo ao voto através do Facebook e, pelos vistos, os cabo-verdianos estão a responder em força a essa campanha.

Anuncia que o artista plástico Fernando “Nóia” Morais está a preparar uma nova exposição de quadros ainda para este ano. Será uma antologia temática das suas criações para o carnaval do Mindelo, que vai desde os trajes às maquetes cenográficas dos carros alegóricos, tudo em formato de miniaturas. A ideia é surpreender o público com uma colecção de peças que espelham a diversidade das suas criações. Na sua última exposição, em 2012, mostrou 11 obras ligadas ao tema “Cabo Verde na Lusofonia”.

E ainda que Cindy Baptista apresenta a África ao mundo, resgatando as tradições orais através do projecto “Kwamagugu Yami”. A cabo-verdiana, que além de contadora de histórias é educadora e artista plástica, pretende resgatar contos africanos, dando-lhes voz e fundindo-os com as tradições locais. O projecto vai marcar presença na Feira Internacional de Negócios e Cultura Africana, organizada pela Cape Verde Global Business, que acontece entre os dias 27 e 29 deste mês no Porto, Portugal.

Caderno Desportivo Lance

Faz manchete com uma polémica no futebol na ilha do Maio. Diz o jornal que o vereador da Câmara Municipal do Maio para a área do desporto, Fernando Jorge Garcia, é, em simultâneo, treinador do “Académico 83”, equipa que este ano revalidou o título de campeão regional da ilha. Vários dirigentes desportivos e pessoas envolvidas no futebol na ilha do Porto Inglês entendem que os dois cargos são de todo incompatíveis. É que, por mais que o vereador tente ser idóneo, sempre haverá suspeitas de que, por ser também treinador, pode privilegiar a sua equipa. Mas Garcia defende-se: diz que, durante os cinco anos que já leva nessas duas funções, nunca discriminou e sempre tratou todas as equipas de igual forma. Avança ainda que a CM do Maio não tem atribuído subsídio aos clubes por falta de verbas. Por outro lado, desafia os seus críticos a fundamentar, através da lei, o seu impedimento em exercer os cargos.

Diz num outro registo que os melhores basquetebolistas da "Liga das Escolas Secundárias" de S. Vicente vão poder aperfeiçoar a sua técnica num campo de treino, sob a direcção do ex-internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas. Esta oportunidade de aperfeiçoamento técnico vai ter lugar no período das próximas férias escolares e avulta como mais um prémio à entrega individual dos jogadores. O encontro, segundo o antigo profissional do FC Porto, acontece durante uma semana no pavilhão dos Salesianos ou no polidesportivo de Monte Sossego, com um plano de treino intensivo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau