ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1235 17 Junho 2016

“Porto Novo no repicar de tambores” é título do destaque especial do A Semana que já está nas bancas. Diz a edil Rosa Rocha que a festa de São João no seu município, comemorada no próximo dia 24, é “sem sombra de dúvidas a maior festa de romaria, que não se compara a nenhuma outra a nível nacional”. Por ser já um factor de atracção turística com impacto na dinamização da economia local, a autarca diz esperar que o Governo eleve essa festa - que já é património cultural imaterial municipal - ao patamar de património nacional. O jornal fala ainda da peregrinação da imagem de São João pelas várias localidades, visita a aldeia cultural “San Jon”, que vai ser o palco principal das actividades em honra ao santo padroeiro do concelho.

Destaques do jornal A Semana nº 1235

Na Política, o A Semana faz as contas e revela que cerca de 85 candidatos vão concorrer às eleições autárquicas que acontecem a 4 de Setembro próximo, em todo o país. Para suportar o pleito, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deve desembolsar à volta de 20 mil contos, retirados dos 80 mil contos disponibilizados no Orçamento do Estado (OGE) para cobrir as três eleições: legislativas, autárquicas e a presidencial deste ano. A campanha eleitoral deverá arrancar na sexta-feira, 19 de Agosto, como manda o Código Eleitoral, no Artigo 386º sobre o “Início e Término de Campanha”: “O período de campanha inicia-se no décimo sétimo dia anterior ao dia designado para as eleições”.

Diz ainda que o PAICV está a reforçar a sua bancada no Parlamento com três deputados que deixam funções como gestores de empresas e de institutos nacionais. Manuel Inocêncio Sousa (CVTelecom), José Maria Veiga (INPS) e Nuias Silva (Caixa Económica de Cabo Verde) regressam ao Parlamento, em regime de maior exclusividade. A par desta mais-valia, a liderança de Janira Hopffer Almada já criou um governo-sombra para fiscalizar de forma eficiente o Governo de Ulisses Correia e Silva, com destaque para o cumprimento das promessas feitas aos cabo-verdianos durante as legislativas de Março deste ano.

Anuncia que começa a funcionar na capital a Global Shapers Praia Hub, uma organização internacional de jovens que parte de uma iniciativa do Fórum Económico Mundial. A instituição trabalha em prol de uma sociedade mais capacitada e motivada a pensar no bem comum das pessoas. Criada há três anos, a organização estabelece dois objectivos principais: promover a liderança nos jovens e contribuir para um mundo melhor. "O nosso objectivo é contribuir para o mundo melhor”. Assim, “através dos projectos que desenvolvemos” a expectativa é de que “estes contribuam para a nossa aprendizagem e o crescimento individual", diz o seu curador Rui Figueiredo Soares.

Conversa com João Manuel Pinheiro, o homem que preside o Racionalismo Cristão no Concelho do Porto Novo há quase 30 anos e que, desde então, vem pregando os seus ensinamentos. Pinheiro explica que os ensinamentos da doutrina chegaram ao concelho no ano de 1978 através de Sarmento António Lopes, que era funcionário público no Paul. Foi transferido e começou a realizar reuniões de “limpeza psíquica” na sua residência no Porto Novo. As pessoas afluíam cada vez mais, à medida que tomavam conhecimento das sessões. Com a assistência a aumentar, viu-se obrigado a oficializar essa prática. Passados alguns anos, foi novamente transferido, desta vez para a ilha de São Vicente. Deixou a doutrina sob o comando de Francisco Amaral, que foi obrigado a interromper os trabalhos, por motivos de “força maior”.

Caderno Económico Cifrão

Abre com a notícia de que o BCN apresentou em 2015 resultados líquidos positivos de 51.416 contos, porém em valor inferior ao do ano anterior que foi de 85.829 contos. Registaram-se, entre outros factores, o aumento do produto bancário em cerca de 32% e a redução dos gastos operacionais, designadamente com o pessoal em 3% e gerais em 12,7%. A “Emigração”, como revela o Relatório e Contas, manteve-se como o segmento de maior peso no referente a carteiras de recurso do banco, apesar de não registar crescimento em relação a 2014.

Noticia que catorze mulheres em situação de desemprego, de várias zonas de São Domingos, poderão vir a integrar a primeira cooperativa gerida por condutoras de transportes públicos ou privados em Cabo Verde. Este o objectivo principal de um projecto, implementado pela comandante da Esquadra Policial do concelho, que está a proporcionar aulas de condução com fins de obter a carteira profissional. Esta iniciativa de cariz social, com pendor empresarial, parte da subcomissária Maria de Jesus “Letícia” Jorge, umas das primeiras mulheres a integrar as fileiras da Polícia Nacional. O projecto está a ser visto como um exemplo na busca do empoderamento da mulher, mas conta ainda com poucos parceiros.

Revela que o empreendimento “Questel-Bronq Resort”, na zona litoral da Cruzinha da Garça na freguesia de São Pedro Apóstolo, concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, abre no dia 29 para receber os seus primeiros hóspedes. Trata-se de um investimento global de 50.636 contos do emigrante Elbano “Beni” Matias dos Santos, que tinha um sonho de infância de ter uma casa perto do mar, mas foi desafiado por turistas que fazem trecking na ilha de Santo Antão a oferecer-lhes um lugar de acolhimento. Nascia então o Questel-Bronq Resort.

Caderno Desportivo Lance

O Clube de Ténis do Mindelo (CTM) vai ser remodelado, num investimento que ronda os 12 mil contos, abre este caderno desportivo. A garantia é do seu presidente, Osvaldo Lopes, que no entanto acautela que as obras serão realizadas consoante as possibilidades financeiras da agremiação. A obtenção do certificado internacional dos courts será a última etapa neste processo, para que o clube possa receber torneios de nível internacional.

Revela ainda que Nuno Ferreira é, até este momento, o único candidato às eleições a presidente da Federação Cabo-Verdiana de Ténis. A dois meses do escrutínio, agendado para Agosto, este profissional na mediação de seguros decidiu assumir o desafio, que formalizou na semana passada confiante na vitória.

No futebol, aponta Varandinha como a grande surpresa desta edição do Campeonato Nacional de Futebol. O representante de Santiago-Norte conseguiu um feito histórico ao garantir a presença nas meias-finais, pela primeira vez na história do clube. Com a passagem à segunda fase, a equipa defronta esta semana o Mindelense, vencedor do troféu nos últimos três anos. O treinador do Varandinha garante que a sua equipa encara o desafio com naturalidade e promete um jogo ombro a ombro contra a equipa campeã da ilha do Monte Cara.

Radar-Página 7

Um espaço de leitura obrigatória, com muita curiosidade e humor!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau