ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1236 24 Junho 2016

“Estou em casa e conheço muito bem o Parlamento”. É este o tom da entrevista concedida pelo presidente da Assembleia Nacional ao jornal A Semana que chega hoje às bancas. Jorge Santos diz que já tem 25 anos nas lides parlamentares e foi vice-presidente da Assembleia Nacional no reinado de Aristides Lima. Mas a sua relação com a AN vem de longa data – integrou o pelotão militar que fez a guarda de honra do Presidente da República no acto de lançamento da primeira-pedra da Casa Parlamentar e foi o deputado mais jovem a entrar no Parlamento em 1991. Por isso, afirma que, ao contrário do propalado, tem experiência mais que suficiente para ser um rigoroso “árbitro” político. Ainda nesta entrevista, esmiúça as reformas por que passa o Parlamento, avalia a cooperação com outros países, lança o olhar crítico sobre a qualificação dos deputados cabo-verdianos e analisa o ambiente das próximas eleições e a segurança no país. O presidente da AN também garante que vai fazer do Parlamento a casa que os cabo-verdianos esperam.

Destaques do jornal A Semana nº 1236

Actualidade Política revela que os partidos políticos e grupos de cidadãos estão a trabalhar a todo o vapor para cumprir o cronograma das eleições autárquicas de 4 de Setembro, já definido pela Comissão Nacional das Eleições (CNE). Conforme uma ronda feita por este jornal, são já visíveis as movimentações relativas à conclusão das listas para os diferentes órgãos autárquicos, que devem ser apresentadas aos tribunais da comarca a partir de 7 de Julho próximo.

No MpD, o vereador Alberto “Beta” Mello desistiu da sua candidatura independente à Câmara da Praia (CMP) e em troca terá o cargo de director do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), avança fonte do A Semana, que diz conhecer bem os meandros da negociação feita entre Mello e a cúpula do MpD. Este garante que, por trás deste recuo de Mello, está sobretudo a promessa do cargo e não apenas a oferecida liderança à Assembleia mais a apregoada coesão do partido, como se quer fazer crer. «Beta» nega ter ponderado avançar como independente e avisa que «não é pessoa de fazer trocas de serviço».

Do lado do PAICV a notícia é o impasse em São Filipe sobre a escolha do candidato à Câmara que o partido vai apoiar nas autárquicas de 4 de Setembro. De um lado estão os militantes que defendem a continuidade do actual presidente Luís Pires em nome da renovação e coesão do partido. Do outro, os protectores de Veiga que querem o regresso do ex-autarca. Entretanto, a Comissão Política Regional, que esteve durante esta semana debruçada no processo, optou por Eugénio Veiga. Enquanto isso, Eva Ortet, actual deputada pelo círculo eleitoral do Fogo, avança que não irá recandidatar-se à presidência da Assembleia Municipal.

Na Reportagem, a Direcção Nacional das Receitas do Estado (DNRE) esclarece que a entrega da Declaração de Rendimentos – Pessoas Singulares, exclusivamente por via electrónica, através do www.portondinosilhas.cv, traz ganhos de simplificação, celeridade e comodidade ao contribuinte. Mais: houve uma redução da taxa de apuramento de imposto no final do ano, que passou de 35 para 27,5%. Pedro Correia responde assim às dúvidas levantadas numa reportagem publicada no Cifrão, que dava conta dos problemas que os contribuintes estão a enfrentar para enviar, através deste sistema, a Declaração de Rendimentos (Modelo 112). O prazo foi alargado até finais de Junho mas, a uma semana do seu término, são poucos os que conseguiram concluir a operação com sucesso.

Também é Actualidade a mudança nas chefias centrais e intermédias da Polícia Nacional. Os intendentes Daniel de Pina e Tito Barros passam a desempenhar as funções de directores-nacionais adjuntos da Polícia Nacional. Para exercerem o cargo e coadjuvar o novo director-nacional, Emanuel Estaline, vão ser graduados a superintendentes, durante a posse dos novos titulares dos serviços centrais e intermédios da PN, que deverá acontecer ainda esta semana, na cidade da Praia.

Caderno cultural “Kriolidadi”

«Juventude em Marcha estreia “O Quotidiano” nas salas nacionais» abre este caderno. “O Quotidiano", a mais recente peça do grupo, com apenas três meses de ensaio, teve estreia antecipada nas festividades de 13 de Junho, dia do padroeiro Santo António das Pombas e do Município do Paul, em Santo Antão. A repetir a fórmula com que o grupo santantonense tem brindado o público cabo-verdiano, a nova criação traz o mesmo tempero jocoso para sustentar a crítica aos excessos consumistas e à perda de valores que minimiza a importância da família na sociedade.

Conta a história das "Irmãs Paiva", que estão a mostrar o seu talento ao mundo. Começaram com lápis preto e a cores, mas passaram para a aguarela. Foi assim que Analina e Eunice Paiva começaram a dar os primeiros passos na arte. Até que um dia o artista António Luísa lhes deu a sua oportunidade de pintar telas. O seu trabalho é hoje conhecido no país, mas também em Portugal e nos Estados Unidos da América (EUA).

Diz ainda que Susana Tavares, bailarina do Raiz di Polon, está em Toubab Diallaw, Senegal, a participar num curso de dança da coreógrafa Germaine Acogny. A coreógrafa senegalesa, que desenvolve a sua própria técnica de dança moderna africana, é conhecida como a “mãe da Dança Africana Contemporânea”, porque faz uma síntese entre a dança ocidental e as danças tradicionais da África Ocidental, do Saara à área da floresta tropical.

Caderno Desportivo “Lance”

Revela que Cabo Verde marca presença no Campeonato Africano de Atletismo que acontece até este domingo, 26, em Durban, África do Sul. Os escolhidos para representar o país nesta prova são Sandra Ribeiro Tavares (triplo-salto), Eveline Sanches, que se estreia nas competições internacionais, na prova dos 200 metros, e Jordin Andrade (nos 400 metros barreiras). A Federação Cabo-Verdiana de Atletismo está confiante de que os atletas vão conseguir “um bom resultado na competição”. A velocista internacional Lidiane Lopes ficou de fora e recebe acompanhamento técnico e físico em Cabo Verde.

Também em África, informa que a Selecção Nacional de Andebol sub-21 está a ultimar os preparativos com vista à participação no torneio do “Challenge Trophy” da Zona II. O treinador nacional, Pedro Ferreira, tem neste momento em observação um primeiro grupo de pré-seleccionados a treinar na cidade da Praia, ao qual se vão juntar atletas das restantes ilhas nas próximas semanas e de onde sairão os eleitos para esta fase da competição.

No futebol, diz que o Campeonato Nacional está prestes a terminar e duas equipas se perfilam como protagonistas – o Mindelense e o Derby. As duas formações de São Vicente, mas principalmente os “Encarnados”, partem para o segundo jogo das meias-finais em vantagem. O Mindelense construiu um resultado vantajoso no jogo contra o Varandinha, fora de casa. Já o Derby tem de vencer a Académica do Porto Novo para poder seguir em frente. Caso as duas equipas consigam o passaporte, repetem a final da época passada.

Radar-página 7

Para ler rápido, sem djobe pa lado. Tem muitas novidades para os seus fãs!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau