ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1239 15 Julho 2016

A edição do A Semana que chega hoje às bancas traz uma entrevista com o candidato do MpD à Câmara da Praia, que assumiu há meses a gestão daquela autarquia, em substituição de Ulisses Correia e Silva. Óscar Santos diz que tem experiência e conhece a cidade e os seus problemas. Sobre as críticas quanto à sua maturidade política, lembra que está há oito anos nestas lides, pelo que está confiante de que o eleitorado o vai avaliar como um homem trabalhador, focado e preocupado com os problemas da capital. Nesta entrevista, mostra como está preparado para o embate político que se avizinha e esmiuça os porquês de estar confiante na sua vitória no dia 04 de Setembro próximo.

Destaques do jornal A Semana nº 1239

É Actualidade a forte possibilidade do ex-agente da Polícia Judiciária, Alino Vieira, sentenciado a 20 anos de cadeia por estar envolvido no roubo de 189 quilos de cocaína dos cofres desta polícia na Praia, em 2008, que está numa prisão em Paris, França, ficar naquele país até cumprir toda a sua pena. Fonte bem posicionada garante que as autoridades francesas podem não estar interessadas em extraditar Alino Vieira. É que, no passado, as autoridades cabo-verdianas não colaboraram com as congéneres no processo de um cidadão que evadiu de França e refugiou em Cabo Verde. A Embaixada francesa no país, através do seu embaixador, negou fazer comentários sobre o caso por respeito para com a independência do poder judicial.

Merece destaque a revolta dos moradores do "Casa para Todos" no Maio, que continuam sem acesso à água de rede, dois anos depois de a Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH) lhes entregar as casas. Dizem que todos os meses pagam as suas contas para não serem despejados, mas ninguém responde por esta falha. O vereador de Protecção Civil e responsável do Serviço Autónomo de Água e Saneamento do Maio (SAAS) alega que o edifício está sem água devido à falta de condições para tal. José Graça passa a bola para a IFH, que promete prestar os devidos esclarecimentos numa outra oportunidade.

É manchete a ameaça do Sindicato Nacional dos Professores de paralisar o arranque do ano lectivo 2016-2017, perante a não resposta do Ministério da Educação Família e Inclusão Social no que toca a resolver os pendentes com a classe docente, em especial sobre as progressões na carreira. O Sindep acusa o Ministério da Educação de “ignorar a organização sindical”, “de mentir aos professores” e de “ofuscar a opinião pública”. Segundo secretário permanente, Jorge Cardoso, a tutela desrespeita os professores, porque, em vez de publicar a lista de transição no BO, o MEFIS resolveu divulgá-la no facebook, sem dar conhecimento nem negociar o tempo de reclamações com o sindicato.

O Social faz-se com o caso, mais um, de uma criança de 12 anos, violada por três homens, com idades compreendidas entre os 30 e 40 anos, na localidade de Chã de Mato, no concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, que está a ser ameaçada de morte. Um dos agressores ter-lhe-ia dito que a mataria se revelar às autoridades o que aconteceu.

Caderno Económico “Cifrão”

Numa altura em que o Orçamento do Estado para 2016 está a ser discutido no Parlamento, economistas ouvidos por Cifrão dizem que este é exequível e de continuidade. Afirmam que isso demonstra que o processo da sua elaboração ganhou estabilidade, a tal ponto que este OGE só se diferencia dos anteriores nas linhas orientadoras da política orçamental do Governo. “Não se trata de um trabalho de dois meses, mas sim de um processo com ciclo já definido, no quadro do sistema nacional de planeamento”, refere um dos entrevistados.

Anuncia que São Vicente vai ganhar um “show room” de papel de parede e soalhos em cortiça. A iniciativa é da Oficina Mestre Pulú, que há décadas se destaca pela inovação. A nova direcção pretende, desta forma, acompanhar a evolução no mercado de carpintaria e marcenaria e, principalmente, trabalhar para não “ser ultrapassada”. Também é novidade a inauguração de uma nave industrial com 370 metros quadrados na zona de Campinho, em São Vicente. O novo edifício vai albergar os escritórios e um espaço de exposição e venda de madeira, pavimentos, revestimentos sanitários, de entre outros materiais de construção. Mas a grande novidade é a presença, no local e em permanência, de um arquitecto para apoiar e aconselhar a clientela na escolha dos produtos.

Diz que o Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão vai organizar uma manifestação conjunta de protesto que abrange os ex-trabalhadores da fábrica de cimento, da fábrica de queijo e da organização não-governamental Bornefonden. Os despedidos pretendem exigir que os responsáveis se sentem à mesa com o sindicato para resolver os problemas deixados na ilha, desde que as três empresas cessaram actividades. É que os seus trabalhadores, que ficaram no desemprego, nunca receberam as respectivas indemnizações e estão a passar por sérias dificuldades. A manifestação vai acontecer na cidade do Porto Novo, mas a data está ainda por ser marcada.

Caderno Cultural “Kriolidadi”

Revela que “Mi ê Bô”, o mais recente CD do músico Tito Paris, deve chegar ao mercado este verão, depois de quase 12 anos sem gravar. O álbum conta com a participação especial do "rei" da morna Bana, do rapper português Boss AC e do brasileiro Zeca Baleiro. Na morna “Resposta de Segredo co’ Mar”, da autoria de B. Leza, o dueto de Bana e Tito Paris conta-se assim: o “rei”, figura importante na carreira musical de Tito Paris, disse sim ao pedido do seu “menino” que então tratou com o estúdio onde gravaram – um pouco antes de Bana falecer. Por isso, o CD é também uma homenagem ao “rei” da morna.

E apresenta Nakita Silva, uma jovem mindelense que tem na bijutaria a sua grande paixão. O interesse por esta arte, conta a jovem ao Kriolidade, surgiu-lhe cedo, aos 11 anos, inspirada por um colar que pertencia à sua avó. A originalidade e exclusividade das peças são a marca das suas criações. Sublinha que uma peça é feita no máximo quatro vezes e nunca mais do que isso. "As mulheres não gostam de peças repetitivas", afirma a jovem que comercializa os seus produtos em vários países, com destaque para a França, Itália e Estados Unidos da América.

Caderno Desportivo “Lance”

Antecipa o arranque este domingo, 17, da X edição dos jogos da CPLP 2016, na ilha do Sal. São esperados mais de 500 atletas e delegações de todos os Estados-membros Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e, claro, Cabo Verde, país anfitrião.

No rescaldo do Nacional de Futebol, o treinador Rui Alberto Leite destaca o espírito de sacrifício e a entrega dos jogadores como factores fundamentais para a vitória do Mindelense na final disputada no último fim-de-semana, em Porto Novo. A formação encarnada sagrou-se tetracampeão, depois de derrotar a Académica - na marcação de grandes penalidades - por 5-4. Trata-se de um grande feito, porquanto a equipa teve um início de prova atribulado. Das três provas em que estive em competição esta época, o Mindelense venceu duas.

Já o treinador da Académica do Porto Novo, Gunga Fonseca, diz estar insatisfeito com os resultados da sua equipa no nacional e avisa que a sua continuidade na liderança da equipa técnica vai depender da reflexão que está a fazer. Entretanto, deixa claro que não vai abandonar o futebol, até porque a sua ambição maior é integrar a equipa técnica da selecção nacional.

Radar-Página 7

Veja aqui os mais factos relevantes desta semana, com curiosidades e humor!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau