ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1242 05 Agosto 2016

A edição do A Semana que chega esta sexta-feira às faz manchete com a população da Brava que está em alerta por causa dos abalos sísmicos que tem ocorrido na ilha. A forte agitação sísmica ocorrida esta semana levou as autoridades a preverem uma eventual erupção vulcânica na ilha das flores. Este fenómeno também veio relembrar um dos maiores abalos registados na ilha quando ainda não tinha sido instalado na Brava o sismógrafo para fazer a medição. Até o fecho desta edição, a avaliação sísmica na Brava mantinha-se “inalterada, continuando-se contudo a verificar eventos sísmicos cuja magnitude tendia a diminuir”. Contudo, o INMG alerta que não se pode afastar a possibilidade de haver outra injecção de magma nas próximas horas, nos próximos dias na ilha.

Destaques do jornal A Semana nº 1242

Nas páginas da Política diz que se espera «pedrada no charco» para animar a disputa eleitoral na eleição presidencial que acontece a 2 de Outubro, próximo. Estão já na estrada os três candidatos que vão disputar a Chefia do Estado de Cabo Verde. Para alguns analistas, quem parece estar numa posição mais cómoda é o actual Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que já tem assegurado o suporte político do MpD. Mas entre a elite política espera-se que os concorrentes Albertino Graça, que pode ser apoiado pelo PAICV, e Joaquim Monteiro, que é acarinhado sobretudo por cidadãos anónimos, resolvam "atirar uma pedrada no charco» e trazer alguma animação à disputa eleitoral.

Ainda na política traz uma entrevista exclusiva com Joselito Fonseca, candidato do PAICV à Câmara Municipal do Paul, nas autárquicas de 4 de Setembro que garante: “Temos uma equipa com capacidade técnica e científica para colocar Paul na linha do desenvolvimento”. Fonseca avança que um dos principais motivos para a sua candidatura é colocar o município na linha do desenvolvimento do país. O professor e ex-deputado da Nação, afirma que abraçou esta corrida com vontade de vencer para ajudar as gentes do Paul a terem mais qualidade de vida. Promete, caso vença as próximas eleições, apostar sobretudo nas áreas da habitação social, do turismo, da educação, da saúde, da juventude, da cultura, da formação profissional – sectores que elege como pontos focais para que o município possa atingir o patamar de desenvolvimento que merece. Revela ainda que se apresenta com uma equipa forte e vencedora, com conhecimento técnico e científico para levar o Paul a “bom porto” e capaz de fazer uma governação aberta primando pelo diálogo e inclusiva, de modo a que cada munícipe se sinta como parte integrante do desenvolvimento das terras do poeta Januário Leite.

Chama ainda para a primeira página o relato em primeira pessoa com Maria Ana Gomes, vítima de cancro de mama. Tem 58 anos e há cinco que enfrenta um cancro de mama, que levou à extracção do peito esquerdo. Para piorar a situação, contraiu osteoporose e diabete, neste curto espaço de tempo. Mas, quem vê Maria Ana Gomes na rua não imagina metade da sua estória. Graças à sua força espiritual e mental tem conseguido enfrentar todas as batalhas. Tratada por uma equipa médica do hospital universitário de Parma - Itália -, esta cabo-verdiana nunca permitiu que o cancro a derrubasse.

No Social o destaque vai para apanha de tartarugas na Boa Vista que está votada à uma ilegalidade sem fim à vista. O trabalho de conservação das tartarugas na ilha está seriamente comprometido pela persistente apanha de ovos e captura ilegal dos animais. Prova disso é que a Polícia Nacional apreendeu em flagrante 38 quilos de carne e 10 de ovos. Apesar do sucesso dessas operações, o comandante Herminio Veiga deixa claro que a PN não tem meios humanos e tão pouco materiais para executar esse trabalho. Como diz, falta a criminalização legal da prática, cujo projecto de lei ainda não foi aprovado.

O jornal notícia ainda que uma queixa de juristas contra juiz Afonso Delgado está “travada” no Ministério Público. Os três advogados que apresentaram uma queixa-crime contra o juiz Afonso Delgado por alegado abuso de poder e denegação de justiça começam a ficar descrentes no desenlace do processo. Segundo Amadeu Oliveira, há quatro meses que o grupo espera para ser ouvido pela Procuradoria da Comarca do Mindelo, mas as datas anunciadas são desmarcadas uma após outra, o que começa a tirar a paciência aos queixosos.

Caderno Cultural “Kriolidadi”

Abre com o CD “Vida” de Hugo Pina que chega para animar as pistas de dança neste verão. “Vida”, como o próprio diz, é um álbum direccionado para as pistas de dança africanas, predominando o Kizomba, estilo musical que tem ganhado destaque entre a comunidade PALOP, assim como em Portugal e Brasil. Este é o terceiro trabalho a solo do músico, que considera estar a dar os passos necessários para uma carreira firme e de sucesso.

Noticia ainda que os mandingas de Fonte Filipe e a modelo são-vicentina Djenice Duarte vão estampar a próxima edição da revista internacional de moda Slim, com a colecção Primavera- Verão 2016 do estilista italiano Roberto Cavalli. As fotos para este ensaio foram captadas na zona do Calhau em São Vicente, pelas lentes do fotógrafo internacional de moda Urivaldo Lopes, que é também natural da ilha do Monte Cara. E agora tê-las nesta que é uma das mais prestigiadas revistas de moda é também uma forma de levar a cultura e a beleza singular da ilha de São Vicente aos olhos do mundo. A nova edição da revista Slim sai neste mês de Agosto.

Caderno Desportivo “Lance”

Viaja até a cidade do Rio de Janeiro onde o Pugilista Davilson Morais faz estreia amanhã, sábado, nos Jogos Olímpicos. É o primeiro atleta cabo-verdiano a entrar em acção nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Morais entra no ringue no Centro Pavilhão - 6, mas até o fecho desta edição ainda não se sabia quem será o seu adversário, devido ao timing marcado para o sorteio. Natural de Santo Antão, o boxeur conquistou a qualificação para o “Rio-2016” no primeiro torneio pré-olímpico, a nível do continente africano.

Radar -página 7

Com muitas novidades para ler e ficar bem antenado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau