ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do jornal A Semana nº 1246 09 Setembro 2016

A edição do jornal A Semana investiga o lado obscuro dos negócios do futebol e revela que quinze futebolistas estão sob investigação. Cita o caso do futebolista Platiny Lopes a braços com uma investigação aberta pelo Serviço de Emigração e Fronteiras português por suspeita de falsificação de documentos, que pode culminar com a sua expulsão da Europa. O ex-jogador do Gil Vicente terá adulterado o seu registo criminal, forjando o carimbo da Conservatória dos Registos de S.Vicente, esquema entretanto descoberto durante uma peritagem ordenada pelo MP de Portugal. O processo-crime foi aberto em Maio e, conforme apurou este jornal, poderá agora despoletar o esclarecimento pelas autoridades portuguesas e cabo-verdianas de outros supostos casos de adulteração de documentos de atletas “exportados” para o “velho continente”, por agentes desportivos cabo-verdianos. O dossiê revela ainda que treinadores e dirigentes das principais associações desportivas nacionais - Santiago-Sul, São Vicente e Fogo - aplaudem a decisão das autoridades lusas, expõe a preocupação da Casa do Cidadão e anuncia que a Conservatória dos Registos já comunicou o caso “Platiny” à Procuradoria da República.

Destaques do jornal A Semana nº 1246

Primeiro Caderno

Na Política, analisa, ao fazer um rescaldo das últimas eleições autárquicas, a força do MpD e da fraqueza política do PAICV. Diz o jornal que os resultados reafirmam o partido ventoinha como a maior força política do país. Esses mesmos resultados mostram o colapso do PAICV tanto a nível municipal como nacional. Esta é a análise do cientista político Daniel Costa, que é membro e um dos proponentes fundadores do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais da UniCV. Costa acredita que o fortalecimento da liderança autárquica do MpD com o ganho de mais 18 câmaras, pode ter a ver com o “efeito contágio” das legislativas. Outro analista, Corsino Tolentino, defende que o MpD explorou a dinâmica das legislativas, “tentou matar simbolicamente a autonomia do poder local e quase regressou ao partido único” e o PAICV quase que desapareceu. Entretanto, acreditam que as responsabilidades na governação do país e nas câmaras serão maiores, porque além de partilharem a mesma cor partidária bastas vezes se prometeu mais recursos e boa governação na linha do “Djuntu Nos ê Mas Forti”.

Na Actualidade, notícia que o orçamento da Polícia Judiciária foi reforçado com um montante a rondar os 27 mil contos em relação ao ano anterior quando o “bolo” foi de 245 mil contos. Mas mesmo com este reforço, a direcção não consegue resolver as reivindicações dos funcionários, com destaque para a melhoria do nível salarial e o pagamento de retroactivos em atraso.

A boa nova vem da área económica. A firma “Fogo Coffee Spirit ” a embarcar, até ao final da próxima semana, cerca de duas toneladas de café comercial (1.850 quilos) do Fogo para o Japão. A encomenda seguirá por via aérea, estando reunidas as condições para tal. Conforme envolvidos no negócio, a procura do café do Fogo ultrapassa a oferta tanto no mercado nacional como internacional.

Na rubrica Social diz que quatro condenados na Cadeia Central da Praia e uma visitante estão sob a mira das autoridades judiciárias, depois de terem sido flagrados com padjinha dentro da cadeia de São Martinho. Foram detidos e apresentados ao Tribunal da Praia. A visitante, que foi indiciada por tráfico de estupefaciente de maior gravidade, deve apresentar-se periodicamente às autoridades judiciais enquanto os seus cúmplices esperam na prisão o julgamento de mais este crime, que vem somar-se ao de roubo pelo qual foram condenados.

Em Santo Antão, os condutores e proprietários da Ribeira Grande estão indignados com o péssimo estado em que se encontram as estradas desse concelho sem qualquer tipo de manutenção. Alegam que em certas zonas - Vale da Garça, Boca de Coruja -, as vias têm vindo a ser utilizadas para construir degraus e rampas para acessos a residências, a postos de venda de gás e a pontos de recolha de materiais de construção. Por tudo isso, os automobilistas sentem-se obrigados a exigir a quem de direito uma intervenção urgente nessas rodovias.

Suplemento Destaque

Em Destaque, traz uma grande entrevista com o candidato presidencial Albertino Graça, onde avisa que nunca será um mero animador nesta disputa presidencial. «Não serei nunca um mero animador da disputa presidencial. Sou um candidato de corpo inteiro e, como tal, apresento-me nestas eleições para valer!». Desafia que vai fazer frente ao actual Chefe de Estado Jorge Carlos Fonseca, a quem acusa, a par do imbróglio dos embaixadores políticos em que se meteu, de “gastos excessivos para o erário público” nas viagens domésticas e ao exterior, “acompanhadas por um autêntico séquito presidencial”. Garante ser portador de uma proposta de fazer política de forma mais equilibrada e madura, onde a diversidade de opiniões e sensibilidades seja uma vantagem e não um empecilho.

Caderno Desportivo “Lance”

Informa que Márcio Fernandes, campeão do mundo em lançamento de dardo, vai tentar um lugar no pódio hoje, sexta-feira, na sua estreia nos Jogos Paraolímpicos, que arrancaram esta quarta-feira, 7, e terminarão a 18 de Setembro, no Rio de Janeiro. O atleta cabo-verdiano acredita que pode superar a sua marca mundial. Por isso, as expectativas estão em alta no tocante à sua participação. Estádio Olímpico do Engenhão é onde está a decorrer a competição.

Diz num outro registo que o fracasso dos Tubarões-Azuis na qualificação para o Campeonato das Nações Africanas é a última gota na taça da decepção que dirigentes de associações de futebol espalhadas pelo país tiveram de tragar este sábado. Mais que preocupados com os rumos que a selecção tem tomado nos últimos tempos, vários deles apelam ao diálogo sincero em assembleia-geral, com o intuito de diagnosticar o que está a afectar a selecção de todos nós. Há também os que estão a pedir a cabeça do presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, Victor Osório, de quem dizem que deixou de reunir condições emocionais e profissionais para liderar o órgão máximo do futebol no país.

Revela que o jovem basquetebolista cabo-verdiano Michel Mendes está de malas prontas para Portugal, onde vai representar a equipa do Sampaense Basket. O atleta internacional está convicto de que a mudança para as terras lusas é uma porta que se abre para a realização do sonho que o acompanha desde criança: ser basquetebolista profissional. Em entrevista ao Lance, Michel conta sobre o período bom na sua carreira, lembra o infortúnio da lesão no joelho e todo o longo trajecto que percorreu para recuperar a boa condição física actual.

Radar - Página 7

A não perder, com muitas novidades e curiosidades!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau