NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Diana Andringa apresenta “Operação Angola- Fugir para Lutar” nas plataformas digitais:Cita figuras como Pedro Pires, Joaquim Chissano, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi 20 Mar�o 2018

Está disponível online o documentário, escrito e realizado por Diana Andringa, “Operação Angola-Fugir para Lutar”. A produtora Persona Non Grata Pictures decidiu fazê-lo de forma gratuita “para que todos possam conhecer esta história heroica de luta pela liberdade”.

Diana Andringa apresenta “Operação Angola- Fugir para Lutar” nas plataformas digitais:Cita figuras como Pedro Pires, Joaquim Chissano, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi

“Operação Angola – Fugir para Lutar” aborda a saída clandestina de Portugal, em Junho de 1961, de cerca de 60 estudantes das ex-colónias portuguesas (entre eles: Pedro Pires, Joaquim Chissano, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi) para escaparem à repressão policial e integrarem a luta de libertação.

“Esta fuga coletiva” – assinala a página online da UCCLA – “foi levada a cabo com o apoio do Conselho Mundial das Igrejas e a participação ativa de uma organização ecuménica radicada em França, a CIMADE, (...) e de jovens protestantes norte-americanos que, seguindo diretivas da CIMADE, conduziram os fugitivos de Lisboa, Coimbra e Porto para França (...)”.

O filme de Diana Andringa, produzido por António Ferreira e Tathiani Sacilotto, refaz esta epopeia e documenta-a com testemunhos de protagonistas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau