SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

S.Filipe acolhe fórum sobre a arboviroses 20 Julho 2017

A Direcção Nacional de Saúde promove, no âmbito do projecto BAD, uma acção de formação que começa nesta quinta-feira, 20, prolongando-se até o dia 21 de julho, em S.Filipe da ilha do Fogo, tendo como tema « Educação Sanitária e prevenção das arboviroses».

S.Filipe acolhe fórum sobre a arboviroses

Conforme o Ministério de Saúde, esta formação tem como objectivo, reforçar as capacidades técnicas dos profissionais de saúde em matéria de transmissão e prevenção dos arbovírus e na a educação sanitária, assim como reforçar a abordagem dos profissionais nas intervenções contra o ZIKA e outras doenças transmitidas por vectores.

Recorda-se que nos últimos anos em Cabo Verde registou-se duas epidemias por Flavivírus: a primeira foi em 2009 por epidemia de Dengue com mais de 21 mil casos suspeitos, e a segunda, entre finais de 2015 e meados de 2016, através da epidemia de Zika, com mais de 7.500 casos suspeitos, e 15 casos de microcefalia em bebés associadas a infecção pelo vírus Zika.

Conforme dados oficiais, em 2016-2017 foram notificados 121 casos suspeitos do vírus de Dengue. Foram ainda registados de forma sazonal casos de paludismo, particularmente nas ilhas de Santiago e Boa Vista.

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau