INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Drone mata sete membros da Al-Qaeda 27 Novembro 2017

Sete presumíveis membros da organização terrorista Al-Qaeda foram mortos, na madrugada deste domingo, num ataque com drone no sul do Iémen. Os alegados extremistas iam a bordo de três veículos que seguiam da província de Chabwa (sul) com destino à de Baïda (centro), detalhou um responsável dos serviços de segurança.

Os supostos membros da rede terrorista Al-Qaida foram atingidos por um "drone provavelmente norte-americano por volta da meia-noite e foram todos mortos", disse a mesma fonte sob a condição de anonimato citada pela agência de notícias francesa AFP.

Os Estados Unidos são os únicos que operam drones (aviões não tripulados) no Iémen e visam, com regularidade, a Al-Qaida na península arábica (Aqpa), que Washington considera como o mais perigoso braço daquela rede extremista.

A Aqpa reforçou a sua influência no Iémen beneficiando do caos provocado pela guerra civil que estalou no país há mais de dois anos e que opõe rebeldes xiitas às forças pró-governamentais apoiadas pela Arábia Saudita.

O autoproclamado Estado Islâmico (EI) também aproveitou a atual instabilidade política e de segurança para perpetrar uma série de atentados no Iémen, onde mais de 8700 pessoas morreram desde o início do conflito em 2015.

No mês passado, dezenas de presumíveis membros daquele grupo extremista foram mortos em dois ataques distintos com drones na mesma província (Baïda), segundo os serviços de segurança iemenitas e o exército norte-americano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau