ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

ETE de Portugal ganha concurso da privatização da Cabnave 13 Dezembro 2016

O Grupo Empresa de Tráfego e Estiva (ETE) de Portugal acaba de ganhar o concurso internacional para a privatização dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) em S.Vicente. O anúncio foi feito pela própria firma no momento em que se comemora o seu 80 anos da existência.

ETE de Portugal ganha concurso da privatização da Cabnave

Tido como o maior player marítimo, portuário e fluvial português, o grupo anuncia, através de um comunicado, que qualifica-se em 1º lugar no concurso internacional para a privatização dos estaleiros navais na ilha de S. Vicente de Cabo Verde.

Com forte aposta na internacionalização, o seu GEO, Luís Nagy, avança que Cabo Verde é o outro dos mercados em que o Grupo ETE está a investir fortemente. «Recentemente qualificámo-nos em primeiro lugar no concurso público internacional para a privatização da CABNAVE, os estaleiros navais na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde».

Nagy assegura que «a próxima etapa do processo será a negociação financeira e dos termos finais do contrato de concessão da Cabanave».

Sobre esta particular, o ministro da Economia e Emprego tinha assegurado, na última sessão deste mês da Assembleia Nacional, em resposta à interpelação dos deputados, que o governo tem já um programa para realizar fortes investimentos no Cabnave a partir de 2017. José Gonçalves tinha assegurado que o estaleiro necessita de fortes investimentos para a sua modernização. Um desiderato que, segundo ele, exigirá a mobilização de um parceiro estratégico forte para a sua concretização.

Entretanto, o Grupo ETE está a comemorar os seus 80 Anos. Com olhos postos na sua internacionalização, já arrancou com uma nova operação na Colômbia, apostando também na operação fluvial com o fito de dar resposta aos desafios ambientais. Anuncia ainda que a operação no novo Cais de Castanheira do Ribatejo vai arrancar em 2017 e será um pólo dinamizador da economia do estuário do Tejo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau