ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Economia de Cabo Verde cresceu 2.7% em 2014 25 Abril 2015

As Contas Trimestrais acumuladas provisórias apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas indicam que a economia de Cabo Verde cresceu 2.7% em 2014. Este valor, que supera todas as projecções, é considerado de robusto pelo presidente do INE, António Duarte, em comparação com 2013 - ano em que a economia cresceu apenas 1%.

Economia de Cabo Verde cresceu 2.7% em 2014

Esta é a primeira vez que se apresenta as Contas Nacionais Trimestrais. O presidente do INE explica que estas contas revelam que a economia do país cresceu em relação a 2013. Uma tendência que já se verificava nas contas definitivas de 2012, que apresentavam um aumento de 1.1%.

“A economia cresceu 1.1% em 2012. As estimativas das contas trimestrais acumuladas para 2013 apontam uma ligeira diminuição (1%). Mas em 2014 atinge 2.7%. Isso significa que houve uma forte retoma do crescimento da economia no ano passado. Vamos ver como vai evoluir em 2015, porque já em Junho próximo vamos apresentar as contas do 1º trimestre”, indica António Duarte.

Os sectores da economia que mais contribuíram para este crescimento foram os transportes, as telecomunicações e as indústrias transformadoras, com predominância dos transportes e comunicações - com um peso mais significativo no Produto Interno Bruto. Já os impostos diminuíram, apesar do seu peso nas Contas Nacionais.

“O sector das pescas cresceu 22.3%, telecomunicações 17% e construção 10.5. Já a agricultura decresceu 8.7%, a indústria transformadora baixou 8.3% e o comércio 1.3%. Entretanto, os impostos representam aproximadamente uma média de 13% do PIB”.

De acordo com o presidente do INE, as Contas Nacionais Trimestrais são provisórias, e só serão validadas com as Contas Anuais. “Contas Trimestrais são sempre provisórias. Em Maio próximo as empresas nacionais vão apresentar as suas contas referentes ao ano passado. Só depois dessa altura é que iremos recolher as contas de 2014. Só depois é que teremos os dados definitivos. Portanto, as contas serão validadas com os dados anuais, seguindo as recomendações internacionais”, pontua.

As contas trimestrais referentes a 2015 serão apresentadas em Junho.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau