ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Eleitores em reflexão 19 Mar�o 2016

Os 348.095 eleitores cabo-verdianos, recenseados no país e no estrangeiro, estão em reflexão, a partir das zero deste sábado,19. É que, segundo determina o artigo 92º do Código Eleitoral, é proibida toda a campanha eleitoral, seja qual for a forma de que se revista, a partir das zero horas do dia anterior ao dia marcado paras as eleições, neste caso, 20 de Março.

Eleitores em reflexão

Como consequência, todos as informações relativas às actividades de campanha dos seis partidos concorrentes – PAICV, MpD, UCID, PTS, PP e PSD - estão suspensas, quer através dos órgãos da comunicação social, quer através de outros meios em todo o território nacional.

Este período, que vai até à abertura das urnas - 8 horas do domingo- serve para que cada um possa meditar e votar - em consciência e conforme a sua matriz ideológica - numa das listas de candidatura que achar melhor.
O que vai estar em causa é a escolha democrática de um dos partidos do arco do poder – PAICV ou MpPD - para dirigir os destinos de Cabo Verde nos próximos cino anos. Por isso, trata-se de um acto importante, que requer a responsabilidade de todos no momento da votação.

Passados 25 anos da realização das primeiras eleições democráticas de Cabo Verde, espera-se que o processo decorra de forma normal e transparente e num clima de paz, civismo e muito patriotismo. Por isso, todos os eleitores devem comparecer às urnas para exercer, de forma livre e democrática, o seu direito de voto, escolhendo os 72 Deputados da Nação e, consequentemente, o novo Governo da República.

A fazer fé nos observadores internacionais, tudo indica que o sufrágio deste domingo vai contar com uma boa afluência dos cidadãos e servir para consolidar o sistema democrático cabo-verdiano - o país posiciona-se como o segundo mais democrático de África. Vamos todos votar em consciência e contribuir assim para prestigiar ainda mais a imagem de Cabo Verde no plano internacional!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau