NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Elsa Rocha é a primeira cabo-verdiana no Miss Globo 20 Novembro 2014

A modelo profissional cabo-verdiana residente nos Estados Unidos, Elsa Rocha, é a primeira representante de sempre de Cabo Verde no concurso Miss Globo. Uma oportunidade única para Cabo Verde. Elsa Rocha falou recentemente ao asemanaonline deixando a esperança de trazer a coroa da mulher mais bela do mundo para o país.

Elsa Rocha é a primeira cabo-verdiana no Miss Globo

Eis mais uma prova que a promoção do país não precisa de ser feita sempre pelas vias tradicionais. A presença desta cabo-verdiana na China é uma oportunidade para Cabo Verde ser mostrado ao mundo e num palco ele próprio emergente. Um outro detalhe que merece destaque nesta deslocação de Elsa Rocha à China é que a modelo foi seleccionada a partir dos Estados Unidos, onde exerce há 14 anos e com provas dadas, a sua profissão de modelo profissional. O processo de selecção foi feito a partir da apreciação de fotos, seguido de entrevista. Isto aconteceu porque ainda não é possível realizar o Miss Globo Cabo Verde.

Elsa vai ombrear-se de igual para igual com as mais belas dos quatro cantos do planeta, em representação tanto dos países mais ricos e pobres do mundo, onde o poderio económico-financeiro certamente não será um factor de selecção. A beleza e a “raça feminina” darão as cartas. Diga-se de passagem, que não faltam atributos às crioulas e Elsa não é excepção. Merece por conseguinte todo o apoio de Cabo Verde e dos cabo-verdianos espalhados por este mundo fora: vai representar-nos e é realmente uma oportunidade única destas pequenas ilhas do Atlântico. Promete falar em crioulo nas suas apresentações. Motivos para estarmos orgulhosos? Inúmeros.

Quem é?

Elsa Rocha é uma “menina” da Achada Santo António, Cidade da Praia, que trabalha como modelo profissional há 14 anos nos Estados Unidos. Já fez importantes apresentações com grandes nomes da moda como Ed Hardy, Harley Davidson, Maya Luz, entre outros. Já teve interessantes participações no Cinema, onde se destaca o “extra” no “Edge of Darkness” protagonizado pelo grande de Hollywood, Mel Gibson. Esta linda crioula aparece também nas televisões norte-americanas através de “spots” publicitários. Vários são igualmente os vestidos de noiva e calças que veste para fins publicitários.

O que é Miss Globo Internacional?

O Miss Globo é um concurso internacional de beleza realizado desde 1996. Elege a mulher mais bela do mundo e celebra a beleza feminina e a cultura como parte integrante do ser humano. Tem presente um forte apelo ao “empowerment” das mulheres no mundo. Tem como lema “beleza é poder”. E desenvolve um poderoso programa social visando exactamente a capacitação/empoderamento das mulheres à volta do globo. Combate a violência doméstica, agressões de carácter sexual, entre outros flagelos sociais. É destinado a mulheres na faixa etária entre os 25 e 45 anos. Acontece nos próximos três anos na China – a data para este ano é 08 de Dezembro. Sheryl Lynn Baas de Holanda detém a coroa de 2013. O prémio ascende a 2500 contos mas os benefícios são muito mais, tanto para as galardoadas como para os seus países de origem.

Miss Globo para Elsa

Para Elsa Rocha, esta é a experiência mais importante da sua carreira. Chega mesmo a falar recomeço: “É a experiência mais importante da minha vida. Ser a primeira representante de Cabo Verde neste enorme evento faz-me sentir extremamente orgulhosa. Chamo-lhe mais que uma outra fase a minha carreira, é início dela”. A modelo profissional cabo-verdiana começou tarde no mundo da moda, mas marcou a diferença pela beleza. E garante que vai assinar mais contractos em consequência da sua presença na China. Espera igualmente que o nome de Cabo Verde seja “levado mais longe” com a sua participação e ambiciona abrir as portas para as restantes beldades da nossa terra.

O processo de selecção

O "casting" foi feito a partir de fotos seguido de entrevista e parece que os organizadores não só gostaram daquilo que viram mas também do que ouviram. Com certeza, os 14 anos de uma carreira sólida construída de raiz nos Estados Unidos devem ter igualmente contado, bem como os nomes com os quais trabalha: Hype Hair e People Magazine fazem parte das revistas e publicações para as quais costuma espalhar o charme crioulo.

Projectos para Cabo Verde

Elsa Rocha diz estar orgulhosa e muito impressionada com o potencial que tem vindo a ver nas suas deslocações a Cabo Verde. Tinha até há pouco tempo ponderado abrir uma agência de modelos em Cabo Verde. Realça entretanto que, aquilo que não falta em beleza, falta em condições, como o mercado que precisa amadurecer. No entanto, vai organizar, com o auxílio da Miss Globo, a primeira edição da Miss Globo Cabo Verde que vai decorrer já em meados de 2015 (Julho provavelmente). Defende que vai ser uma enorme oportunidade para os cabo-verdianas porque vai ser escolhida a mais bela das crioulas para representar Cabo Verde.

Conselho às aspirantes a modelo

De mulher madura e experiente no ramo para jovens mulheres lindas e sedentas de uma oportunidade para se singrarem no mundo da moda, Elsa Rocha deixa um recado claro: “Cuidado”. “É preciso estar muito atento para não se cair nas armadilhas”. Ela reconhece que poderiam ter acontecido a ela própria. A solução é, segundo explica, trabalhar com uma agência, coisa que reconhece ainda ser muito difícil em Cabo Verde. “Perguntar sempre”, diz. “No mundo da moda é igualmente preciso inteligência”, realçando que “a humildade é também um importante componente”. Avisa entretanto que “é uma vida dura e exigente como é de qualquer outra carreira”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau