ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Empresa Vinci-Ana estuda modelo de gestão para aeroportos de Cabo Verde 31 Outubro 2017

A empresa de gestão aeroportuária Vinci/ANA-Aeroportos de Portugal vai apresentar, dentro de seis meses, ao governo de Cabo Verde, um modelo de gestão dos aeroportos do país, ao abrigo de um acordo assinado, esta segunda-feira, na cidade da Praia.

Empresa Vinci-Ana estuda modelo de gestão para aeroportos de Cabo Verde

O memorando de entendimento, assinado entre o governo de Cabo Verde e a Vinci/ANA-Aeroportos de Portugal e cujo conteúdo não foi divulgado na íntegra, prevê a elaboração no prazo de 60 dias de um estudo prévio e análise da situação no terreno e a apresentação «90 dias depois de uma proposta de modelo de gestão».

O presidente da Assembleia Geral da ANA, José Luís Arnaut, explicou que a ideia é apresentar a Cabo Verde «um modelo para fazer crescer o movimento nos aeroportos, atrair voos mais baratos, companhias ‘low-cost`, desenvolver um ‘hub` com a TACV (empresa pública de aviação cabo-verdiana) e trazer turismo».

José Luís Arnaut escusou-se a confirmar o interesse da Vinci/ANA num futuro cenário de concessão dos aeroportos cabo-verdianos, adiantando que, de momento, a disponibilidade é «contribuir e trazer o ‘know-how`» das duas empresas para Cabo Verde.

«Não sabemos sequer se vai haver concessão. Cada passo a seu tempo, não vou antecipar cenários porque não conheço a decisão política do Governo. Nem sabemos se essa opção nos pode minimamente interessar. Estamos neste momento a cooperar e a colaborar, nada mais», disse.

Reconheceu, contudo, que a Vinci/ANA olham para Cabo Verde como uma «atração e uma potencialidade».

O grupo francês Vinci, que detém a concessão da gestora aeroportuária ANA-Aeroportos de Portugal, é a quinta maior concessionária mundial de aeroportos, assegurando a gestão de 10 aeroportos em Portugal e vários outros em países como França, Japão, Camboja, Brasil, República Dominicana ou Chile. Fonte: Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau