CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Erupção vulcânica: O fim da Chã 27 Novembro 2014

A lava, que já chegou à localidade de Portela, principal povoação de Chã das Caldeiras, está a ameaçar a zona de Bangaeira. É o fim da Chã.

Erupção vulcânica: O fim da Chã

A deslizar ao ritmo de 2/3 metros por hora, a lava está a 60 metros da Escola do ensino básico e a 30 metros do Hotel Pedra Brabo. Teme-se que, dada à inclinação do terreno depois da escola, a torrente aumente de velocidade pondo em risco a localidade de Bangaeira.

Neste momento, as autoridades estão a trabalhar para abrir um novo caiminho e desobstruir a entrada de Chã das Caldeiras, facilitando assim a circulação de veículos e o transporte dos bens dos moradores.

A via aberta ontem foi novamente cortada pelas lavas, tornando assim difícil o acesso de camiões que transportam pertences dos moradores de Chã. Centenas de pessoas continuam à espera da abertura de outra estrada, para carregar mobiliário e electrodomésticos.

A destacar nesta corrida contra o tempo é o djunta-mon dos proprietários de veículos da ilha, ajudando os naturais daquela localidade a recuperar os seus pertences.

Até ao momento, conta-se como perdida parte da Sede do Parque Natural do Fogo, inaugurada este ano. As estradas para Chã foram destruídas pela lava, que está a devastar hectares de terreno com milhares de plantas frutíferas. Quinze casas foram engolidas.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau