CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Erupção vulcânica:Protecção Civil ordena evacuação total de pessoas e viaturas da Chã das Caldeiras 01 Dezembro 2014

A Protecção Civil ordenou a evacuação total das últimas pessoas e veículos que se encontravam em Chã das Caldeiras. É que com o aumento da intensidade sísmica a lava segue em direcção a Sul, com fortes probabilidades de obstruir a única via que dá acesso à Chã, dificultando a passagem dos veículos. A situação é de catástrofe, desolação total e ninguém pode fazer mais nada.

Erupção vulcânica:Protecção Civil ordena evacuação total de pessoas e viaturas da Chã das Caldeiras

As viaturas e equipamentos da Polícia Nacional, Militares, Jornalistas e da própria Protecção Civil foram retirados da zona de Portela, quando eram 15 horas deste domingo.

Continuam ainda na Chã, os agentes da Protecção Civil, Polícia Nacional e os Militares e já avisaram que não vão tolerar a presença de mais ninguém, nem dos locais nem dos curiosos. Caso a situação piorar, só saem a pé do local.

A Protecção Civil em Chã das Caldeiras avançou ao asemanaonline que as lavas avançam em três frentes. Uma desliza em direcção à Portela, numa velocidade de 20 metros por hora. Já a outra corrente, que se move em direcção ao Sul, andava mais lenta em direcção à única via alternativa que dá acesso a Cova Tina, fechando a saída aos veículos e equipamentos das autoridades.

A outra frente de lava, que está a 60 metros da Escola do ensino básico e a 30 metros do Hotel Pedra Brabo, começou no final da tarde deste domingo a movimentar-se lentamente. Teme-se que, dada à inclinação do terreno depois da escola, a torrente aumente de velocidade pondo em risco a localidade de Bangaeira.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau